Engenharia Informática na Universidade de Aveiro ou no ISEP?

Atlas27

Membro Caloiro
Matrícula
26 Fevereiro 2022
Olá muito bom dia.
Encontro-me prestes a fazer a candidatura ao ensino superior e estou na dúvida em qual universidade colocar na primeira opção.
O curso que eu quero é de Engenharia Informática e ao longo das semanas têm me falado bem da Universidade de Aveiro mas também do ISEP. Se me alguém me conseguisse elucidar nas diferenças entre estes dois e qual a sua recomendação ficaria agradecido.

Olá! Eu acabei este ano a Licenciatura em Engenharia Informática no ISEP, então só te posso falar da minha faculdade.

O ensino no ISEP é muito prático (ao contrário de Aveiro, que tens um ensino mais focado na componente teórica). Todos os semestres tens uma cadeira chamada LAPR (Laboratório/Projeto), que consiste em, basicamente, realizar um projeto durante os 3 meses que envolve todas as cadeiras desse semestre, como se fosse uma simulação do mercado de trabalho no mundo real. Depois, vais sendo avaliado ao longo do tempo, pelos teus professores e por um professor de LAPR, que serve de teu cliente (como se fosse o teu cliente na empresa onde trabalhas).

É um curso puxado (não é dos mais fáceis, mas também não é dos mais difíceis) e se realmente gostares de Engenharia Informática, ficas muito bem servido! A avaliação da maioria das cadeiras consiste em testes/trabalhos e exame final obrigatório, o que é um bocado trabalhoso, mas se fores acompanhando desde o 1º dia, safaste bem (eu fiz tudo sem deixar nenhuma cadeira para trás, mas se deixares, também não é o fim do mundo).

Não sei o teu nível de conhecimento em programação, mas caso não tenhas conhecimentos nenhuns ou muito poucos (como eu tinha quando entrei), consegues-te adaptar facilmente, porque o 1º semestre é mesmo muito introdutório e eles deixam todos os alunos ao mesmo nível, começamos mesmo pelos básicos dos básicos. Mas recomendo-te a analisar o plano de estudos (se precisares de ajuda com alguma cadeira, pergunta).

Os professores em geral são muito simpáticos e a entreajuda entre alunos é muito boa! Por exemplo, eu criei um servidor de Discord para o nosso curso (além dos grupos do Whatsapp divididos por ano) e toda a gente tenta ajudar como pode. Eu criei resumos para quase todas as cadeiras que valem a pena e temos sempre disponibilizados as resoluções dos trabalhos/exames dos anos anteriores.

Acho que ficas bem servido em ambas, mas o que te deves focar mais é se preferes um ensino mais teórico ou mais prático. No meu caso, estava indecisa entre o ISEP e a FEUP e escolhi o ISEP por ser mais prático e não me arrependo minimamente. Acho que neste curso o facto de ser mais prático e trabalhares como se estivesses no mercado de trabalho ajuda.

Se tiveres alguma dúvida, podes perguntar à vontade :) (e se um dia quiseres fazer uma visita ao ISEP, eu sou embaixadora do ISEP, então posso receber-te e ajudar-te com o que precisares).

Última edição:
  • Like
Reactions: Atlas27 and davis

Muito obrigado pela resposta rápida, completa e interessante.

Em relação às cadeiras talvez as minhas dúvidas são:
- Dirias que a cadeira de Física Aplicada é substancialmente puxada ou só puxada :).
- O que é que englobam cadeiras de Gestão e Comportamento Organizacional?
- E por fim, ao ver o plano de estudos, verifiquei que Java em bastante utilizado, que outra/as linguagem/ns é que utilizas com mais frequência?
Obrigado.

Muito obrigado pela resposta rápida, completa e interessante.

Em relação às cadeiras talvez as minhas dúvidas são:
- Dirias que a cadeira de Física Aplicada é substancialmente puxada ou só puxada :).
- O que é que englobam cadeiras de Gestão e Comportamento Organizacional?
- E por fim, ao ver o plano de estudos, verifiquei que Java em bastante utilizado, que outra/as linguagem/ns é que utilizas com mais frequência?
Obrigado.
Olá!
  • FSIAP é das cadeiras que mais dá problemas (imensa gente tem de ir a recurso/época especial, mas isto acontece mais por falta de bases de muitas pessoas), mas não acho que seja muito difícil. Tens muita coisa de FQA de 10º e 11º, apenas aprofundas mais algumas coisas (obviamente tens 1 ou outra coisa nova, mas dá para safar bem. Eu diria que só é puxada).
  • GESTA e CORGA são cadeiras basicamente que te levam a pensar sobre o mercado de trabalho (em geral, sobre a forma como tu irias trabalhar em equipa, sobre as vantagens de uma empresa, como é que ela se organiza, etc). São cadeiras muito simples e ajudam a subir a média (apesar de teres de fazer alguns relatórios). Servem mais para debater mesmo do mundo de trabalho (por exemplo, trabalho remoto/híbrido, utilização de IA para certas tarefas). São mesmo cadeiras mais de debate e conhecimentos gerais (além de teres testes).
  • Java é a principal, mas também tens bastante Python (começou a ser implementado mais o ano passad, apesar de já ser usado nas cadeiras de IA e está a funcionar muito bem) e C/C#. Também tens coisas mais pontuais como Assembly. Em frontend, usamos imenso Typescript, Javascript, HTML e CSS. Nas cadeiras de IA, também utilizas Prolog (apesar de não ser uma linguagem de programação propriamente dita, é importante).

Última edição:
  • Like
Reactions: davis and Atlas27