FCTUNL Engenharia informática - Nova

D

Deleted member 27718

Guest
Depende, varia de curso para curso, mas sim há praxes ao longo do ano, em alguns mais que em outros. Quanto a Informática, há algumas, não somos o curso com mais mas também penso que haja cursos com menos.
Ok obrigada pelo esclarecimento. :D

claudiop

Membro Caloiro
Matrícula
17 Janeiro 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - UNL
Boas. Consegui ser transferido para informática na FCT.
Agora com as equivalências postas tenho o meu percurso restante um pouco... estranho.
Vou ter um pouco de 1º ano para fazer, um pouco de 2º, um pouco de 3º, e mais não sei.

Não conheço nada nem ninguém e acho que vou arder se tiver o azar de calhar em grupos com marmelos que não tenham trabalho como prioridade.
É que acho que nem no 1º ano me safo conhecendo a malta da praxe, porque vou ter que fazer horário antes de ver algum deles. Vou ter de caçar especificamente pelos que foram colocados nos turnos em que me inscrevi e tentar a sorte.

Sim, estou a ser pessimista, mas por onde andei este pessimismo com os grupos era ser realista.

Forma mais rápida de conhecer pessoas de info (se possível sem recorrer a Facebook)? Vou parecer um turista ali no 3º ano sem pescar nada do ambiente :eek:

Senhores veteranos. Queiram iluminar-me um pouco o caminho com as vossas sábias sugestões! Sou um mau caloiro e procuro o caminho da salvação. (PS: Como são os vossos "cultos" na praxe? É surpresa?)

Já agora AM II é assim tão bixo de sete cabeças como me deram a entender, ou foi só alguém revoltado com aquilo? O que me chegou aos ouvidos é que seria a cadeira mais difícil (em condições normais, não apanhando profs. parvos), visto concentrar partes de AM III e IV

Última edição:

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Boas. Consegui ser transferido para informática na FCT.
Agora com as equivalências postas tenho o meu percurso restante um pouco... estranho.
Vou ter um pouco de 1º ano para fazer, um pouco de 2º, um pouco de 3º, e mais não sei.

Não conheço nada nem ninguém e acho que vou arder se tiver o azar de calhar em grupos com marmelos que não tenham trabalho como prioridade.
É que acho que nem no 1º ano me safo conhecendo a malta da praxe, porque vou ter que fazer horário antes de ver algum deles. Vou ter de caçar especificamente pelos que foram colocados nos turnos em que me inscrevi e tentar a sorte.

Sim, estou a ser pessimista, mas por onde andei este pessimismo com os grupos era ser realista.

Forma mais rápida de conhecer pessoas de info (se possível sem recorrer a Facebook)? Vou parecer um turista ali no 3º ano sem pescar nada do ambiente :eek:

Senhores veteranos. Queiram iluminar-me um pouco o caminho com as vossas sábias sugestões! Sou um mau caloiro e procuro o caminho da salvação. (PS: Como são os vossos "cultos" na praxe? É surpresa?)

Já agora AM II é assim tão bixo de sete cabeças como me deram a entender, ou foi só alguém revoltado com aquilo? O que me chegou aos ouvidos é que seria a cadeira mais difícil (em condições normais, não apanhando profs. parvos), visto concentrar partes de AM III e IV
Epa quanto aos grupos, quando não se conhece as pessoas é normal apanhar gajos que estão ali para serem carregados por alguém, mas eu já não levo isso a peito, porque muitos alunos têm percursos académicos diferentes (isto é, uns deixam a cadeira X por fazer, outros deixam a Y, etc...) por isso as vezes o facto de um gajo que calha contigo no grupo não fazer muito não quer dizer que se esteja a cagar, às vezes está com +2 cadeiras em cima para tentar despachar e o tempo e a cabeça não dão para tudo, é chato mas é o que me fui apercebendo ao longo dos anos. E digo-te, fazer trabalhos sozinho (ou "mal acompanhado") não é assim tão mau, claro que dá mais trabalho mas tens a certeza que percebeste aquilo duma ponta à outra. E olha que também devido ao facto de as vezes fazer trabalhos com pessoas random trouxe vantagens, para além de conhecer pessoal trabalhador deu para fazer amizades que podem servir para o resto do curso. Mas pronto respondendo à tua 1ª questão, acho que a melhor maneira de conheceres a malta é tentando ir ao máximo número de praxes possível e em festas (vamos ter a semana do caloiro, 4 dias tenta aproveitar xD), ou até nas aulas. Mas isso vem com o tempo, relaxa que se tratares de ti e souberes as coisas por ti, acabas por fazer isto na descontra.
Quanto às praxes, não sei qual é a tua experiência em praxes (pelo que percebi e visto que tens equivalências deves ter estado noutra faculdade algures), são praxes soft, muito mais para o convívio que outra coisa. E como em cada ano entram mais ou menos 200 caloiros, é muito à base de fazer equipas pa fazer alguma merda, e acabas por conhecer melhor o pessoal assim. Nada de mais, não envolve muito aquele conceito de pseudo-humilhação em que tens que tar sempre de boca fechada a olhar para o chão, o que até acaba por motivar mais a voltar lá.
Espero ter ajudado, abraço!

• Like
Reactions: claudiop

Ivan

Membro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
Boas!

Alguém que ande na FCT pode-me dizer qual a hora mais cedo que tiveram aulas de manhã? Isto é, a hora da primeira aula de manhã.

É só para eu ter uma ideia, visto que já iria gastar uma hora em transportes públicos :p

Matrícula
10 Dezembro 2016
Curso
Bioquímica
Instituição
FCT NOVA
Boas!

Alguém que ande na FCT pode-me dizer qual a hora mais cedo que tiveram aulas de manhã? Isto é, a hora da primeira aula de manhã.

É só para eu ter uma ideia, visto que já iria gastar uma hora em transportes públicos :p
8h da matina. E só com muita sorte é que não vais apanhar pelo menos um dia que comece às 8. Mas não te preocupes, há pessoal que se levanta às 5h:30 para lá estar às 8h :p

D

Deleted member 27718

Guest
8h da matina. E só com muita sorte é que não vais apanhar pelo menos um dia que comece às 8. Mas não te preocupes, há pessoal que se levanta às 5h:30 para lá estar às 8h :p
O quê? A sério :eek::D Quero muito ir para a NOVA estudar, como é o ambiente?

joao432

Membro
Matrícula
8 Junho 2017
Boa noite.
Alguém me pode dizer se é possível ingressar num mestrado em Engenharia Informática na NOVA, tendo feito a licenciatura noutra universidade?
Obrigado.

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Boa noite.
Alguém me pode dizer se é possível ingressar num mestrado em Engenharia Informática na NOVA, tendo feito a licenciatura noutra universidade?
Obrigado.
Penso que não te possas candidatar ao curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática, mas há mais mestrados dentro da área, é uma questão de veres. De qualquer maneira não tenho a certeza, se fosse a ti ou ligava ou mandava mail para a secretaria ou assim.

• Like
Reactions: joao432

joao432

Membro
Matrícula
8 Junho 2017
Penso que não te possas candidatar ao curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática, mas há mais mestrados dentro da área, é uma questão de veres. De qualquer maneira não tenho a certeza, se fosse a ti ou ligava ou mandava mail para a secretaria ou assim.

Bem, neste momento não é algo que me preocupe muito, pois só vou entrar na universidade este ano, era mais curiosidade. xD Mas muito obrigado pela resposta na mesma. Ainda tenho tempo para pensar e para me informar sobre isso, depois logo se vê. :)

Já agora, vi que estás em Eng. Informática na NOVA, podes-me dizer qual a tua opinião sobre o curso? É a minha segunda opção, mas quase de certeza que entro na primeira.

• Like
Reactions: Joao511

Joao511

Membro
Matrícula
29 Março 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
FCT - NOVA
Epa o curso é porreiro, tem bons docentes a quem podes recorrer frequentemente e o ambiente em si entre estudantes é bom. Agora tem os seus lados maus, mas pelo que sei isso há em todo o lado. O curso é fazível, tens por norma menos cadeiras que o resto dos cursos devido à exigência em termos de projectos, o que é bom, mas há uma certa desorganização da comissão pedagógica do curso a fazer o calendário de avaliações. Claro que por um lado temos que ter em mente que é um curso que recebe todos os anos 200+ alunos, e que nem sempre é fácil agradar a todos, principalmente quando uns têm para trás a cadeira X e outros a cadeira Y, acaba sempre por haver descontentamentos no que toca às datas de avaliações escolhidas, isso para mim é o maior defeito do curso. Mas isso habituas-te com o tempo e começas a saber gerir melhor o teu semestre, por exemplo cheguei à conclusão que às vezes mais vale deixar logo uma cadeira para exame quando tens tipo 1 dia para estudar, ou 2 testes no mesmo dia também costumo sacrificar logo uma, dependendo daquilo que penso que sei claro. Isto dos 2 (ou mais) testes no mesmo dia é raro acontecer, e a comissão tenta por tudo evitar que aconteça, mas há sempre casos em que é impossível e alguém acaba por calhar com 2, às vezes 3 testes no mesmo dia. Podes ter testes ao Sábado, o que pode ser considerado um lado menos bom por ser chato. Tirando isso penso que vale a pena, o curso é bom, é dado por gente que realmente percebe daquilo e que tem gosto em explicar a quem se mostre interessado, e o campus em si é extremamente relaxante comparando com os que há por Lisboa. Quando entrei em 2013 fui colocado na FCUL em 1ª fase e só em 2ª fase é que entrei aqui, e não me arrependo de o ter feito.

Quanto à avaliação, é contínua, ou seja testes + projectos/trabalhos semana sim semana sim, e no final tens a possibilidade de fazer 1 exame se chumbares na avaliação contínua (testes ao longo do semestre) ou se quiseres fazer melhoria. Atenção que é só 1 exame ao contrário do que se passa em outras faculdades, mais que isso só em casos específicos que não vale a pena estar a explicar aqui.

magsicc

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2021
Curso
Tradução
Instituição
FLUL
Olá! Estava a consultar o site da FCT e fiquei com dúvidas se o curso de Engenharia Informática com mestrado integrado tinha sido encerrado, visto que era o curso que queria seguir para ensino superior, há alguma informação sobre se o curso vai reabrir (ou se está mesmo fechado :p), sendo que só me vou candidatar em 2022/2023?

1619366971388.png

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Olá! Estava a consultar o site da FCT e fiquei com dúvidas se o curso de Engenharia Informática com mestrado integrado tinha sido encerrado, visto que era o curso que queria seguir para ensino superior, há alguma informação sobre se o curso vai reabrir (ou se está mesmo fechado :p), sendo que só me vou candidatar em 2022/2023?

Ver anexo 18782
Agr é só licenciatura de 3 anos, os MIs em engenharia fecharam (e ainda bem)

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Nunca mais se despacham a publicar os novos planos de estudo na FCT...