E eu disse que o técnico não tinha prestígio? What? Eu só disse que essas pessoas tiraram o curso no pré 25/4, onde 90 por cento das faculdades nem existiam, e eu não tenho nada contra vocês, mas têm de perceber que é técnico vs todas das outras facs/institutos de engenharia do país...Eu percebo, não te preocupes mas tu tens de perceber que não tens razão... O Técnico mantém o prestígio (ou no mínimo a ideia de, se formos por aí) não porque está a aproveitar a boleia de coisas que aconteceram antes do 25 de Abril mas porque têm investido imenso em redes sociais, divulgação das conquistas da universidade e dos seus alumni, parcerias na ordem das 6 figuras com várias empresas conhecidas (e por si só, prestigiosas), registo de patentes, dezenas de eventos por ano ligados à inovação e ao contacto direto dos alunos com as empresas. Isto para não falar do trabalho incrível da Área de Transferência de Tecnologia que tem dado um apoio enorme aos alunos através dos núcleos de estudantes, contactos e organizações diretas com empresas e puxado imenso para a criação de uma cultura baseada na inovação e no empreendedorismo.
A IST Spin-Off Community | Área de Transferência de Tecnologia do IST • TT tem 56 empresas criadas por alunos ou desenvolvidas no contexto do Técnico, muitas delas com escritórios nos US e em vários pontos da Europa e com investimentos de milhões e milhões de euros. Estares a dizer que diz-se que o Técnico tem "prestígio" porque tinha uma fachada bonita antes do 25 de Abril e que agora estamos a viver o reminescente desse falso prestígio, é completamente errado. O Técnico tem muitas falhas (e também podia passar um dia inteiro a numerá-las) mas o que disseste não faz sentido nenhum. O Técnico continua a ser uma instituição fundamental e extremamente relevante no que toca ao ensino de Engenharia em Portugal e vai continuar a sê-lo durante muito tempo.
Não estou a dizer isto para lamber as botas do Técnico e mantenho aquilo que disse no meu post anterior, diferentes alunos têm diferentes personalidades e vão dar-se melhor em outras faculdades que não o Técnico. Há imensas instituições muito boas e com imenso prestígio (tanto a nível de investigação como de mercado de trabalho) mas, sem dúvida, que o Técnico também está entre elas (e as pessoas continuam a ter o direito de dizer que X tem mais prestígio porque Y na sua opinião, seja o Técnico ou não).
Deixo-te aqui algumas das notícias mais relevantes do último mês da faculdade da fachada bonitinha:
Protocolo de Colaboração IST/CERN – Chamada de candidaturas
Chamada de candidaturas em curso: até 25 de abril 2021.tecnico.ulisboa.ptProfessor Vítor Cardoso conquista bolsa de 5,3 milhões de euros da Villum Fonden
Através desta bolsa atribuída pela fundação dinamarquesa, o docente do Técnico é desafiado a criar e liderar um grupo de investigação na área de gravitação no Instituto Niels Bohr.tecnico.ulisboa.ptTécnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes
Os resultados do projeto BIOCO2 poderão ser relevantes para empresas com preocupações e/ou interesses na área da emissão de CO2, biomassa, energia renovável, biocarbono, adsorventes e de combustíveis alternativos.tecnico.ulisboa.ptTrês projetos com participação do IPFN conquistam bolsas EUROfusion
Entre os 16 os projetos vencedores da mais recente edição do programa “Enabling Research” estão 2 projetos liderados pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, e um outro em que o Laboratório Associado do Técnico participa.tecnico.ulisboa.ptStartup criada por alumni do Técnico integra famoso programa de aceleração da Techstars
A detech.ai faz parte da lista restrita de 10 empresas selecionadas para integrar o Techstars NYC este ano.tecnico.ulisboa.ptDiogo Mónica entre as 100 pessoas mais influentes do mundo da criptografia
O antigo aluno do Técnico ocupa a 53.ª posição na lista elaborada pelo Modern Consensus.tecnico.ulisboa.pt
E agora andam a aparecer muitas boas facs (falo da UP, UM, UA, FCT-UNL, ISEP-IPP e isso), mas é aquela resistência percebes?
E o técnico é uma faculdade que está vendida às tecnologias (e tu és de EI, sabes bem disso), achas que alguém quer saber lá de engenharia civil, arquitetura e engenharia geológica?
Última edição: