Engenharia Informática ou Astrofísica?

Andureh

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2020
Boas, sou estudante do 12º ano da área de ciências e tecnologia e sou completamente fascinado por física de partículas e astrofísica. Também sou bastante interessado nas áreas de Inteligência Artificial e cibersegurança ou até mesmo ciência de dados (engenharia informática). Se fosse escolher só pelo meu gosto, provavelmente escolheria a área da física (astrofísica e afins) mas o meu maior problema é a empregabilidade (sem contar com a parte prática como a física experimental, prefiro muito mais teórica). Penso que engenharia informática era um curso que eu ia gostar e teria uma oferta de emprego muito maior e poderia até estudar nas áreas de I.A. e afins.
Já estive a pesquisar sobre as universidades e, se fosse para a área de física, iria para a FCUL mas se fosse para a área de informática não me consigo decidir. FCT ou FCUL? Mestrado integrado ou mestrado na FCUL onde posso escolher a área de especialização?
Resumindo: Engenheria informática ou astrofísica? Se for engenharia informática, onde devo estudar?
Estou realmente muito indeciso e tenho de me decidir até ao final deste ano letivo e gostaria de ouvir algumas opiniões externas.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá e bem-vindo ao fórum!

São dois cursos muito diferentes mas acho que a melhor opção, dado tudo o que disseste seria Engenharia Física. O downside é que não vais ter muita astrofísica (se alguma). Acho que no Técnico tens algumas cadeiras de astrofísica no mestrado se quiseres mas na FCT, pelo que vi muito rapidamente, não tens nenhuma. Recomendo-te este curso porque podes estudar coisas que gostas tipo física de partículas e também programação.