Engenharia Informática ou Astrofísica?

Andureh

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2020
Boas, sou estudante do 12º ano da área de ciências e tecnologia e sou completamente fascinado por física de partículas e astrofísica. Também sou bastante interessado nas áreas de Inteligência Artificial e cibersegurança ou até mesmo ciência de dados (engenharia informática). Se fosse escolher só pelo meu gosto, provavelmente escolheria a área da física (astrofísica e afins) mas o meu maior problema é a empregabilidade (sem contar com a parte prática como a física experimental, prefiro muito mais teórica). Penso que engenharia informática era um curso que eu ia gostar e teria uma oferta de emprego muito maior e poderia até estudar nas áreas de I.A. e afins.
Já estive a pesquisar sobre as universidades e, se fosse para a área de física, iria para a FCUL mas se fosse para a área de informática não me consigo decidir. FCT ou FCUL? Mestrado integrado ou mestrado na FCUL onde posso escolher a área de especialização?
Resumindo: Engenheria informática ou astrofísica? Se for engenharia informática, onde devo estudar?
Estou realmente muito indeciso e tenho de me decidir até ao final deste ano letivo e gostaria de ouvir algumas opiniões externas.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá e bem-vindo ao fórum!

São dois cursos muito diferentes mas acho que a melhor opção, dado tudo o que disseste seria Engenharia Física. O downside é que não vais ter muita astrofísica (se alguma). Acho que no Técnico tens algumas cadeiras de astrofísica no mestrado se quiseres mas na FCT, pelo que vi muito rapidamente, não tens nenhuma. Recomendo-te este curso porque podes estudar coisas que gostas tipo física de partículas e também programação.

A tua formação na área da programação vai garantir que consegues emprego na área de Eng. Informática se quiseres mas também de seguires algo relacionado com física (física computacional, simulações, etc). Para além disto, tens pontos de interseção muito interessantes entre física, inteligência artificial e ciência de dados.

Dito isto, nada te impede de trabalhares na área de informática com uma licenciatura e/ou mestrado em Física. Até argumento que qualquer pessoa de cursos STEM consegue facilmente um curso nesta área (provavelmente menos bem pago ao início do que um Eng. Informático mas com perspetivas de crescer rápido na carreira e especializar-te em áreas dentro da informática com experiência hands-on).

Em relação às universidades, para Física não te consigo ajudar muito mas recomendo-te a ver MEFT no Técnico que agora com a reestruturação (IST - [Sumário] Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas 2021/2022 - Instituto Superior Técnico) podes fazer o Mestrado em Eng. Física e Tecnológica com minor em áreas como Inteligência Artificial ou outras de Informática. Podes também fazer a licenciatura em qualquer universidade e depois tirar o mestrado no Técnico se gostares do facto de poderes ter mais flexibilidade (ou noutra universidade obviamente).

Para Eng. Informática pessoalmente sou fã do curso do Técnico pela flexibilidade que dá (no mestrado) mas acho que o curso da FCT também é muito bom.

Se tiveres alguma dúvida estás à vontade.

Boa sorte!

• Like
Reactions: davis

Andureh

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2020
Olá e bem-vindo ao fórum!

São dois cursos muito diferentes mas acho que a melhor opção, dado tudo o que disseste seria Engenharia Física. O downside é que não vais ter muita astrofísica (se alguma). Acho que no Técnico tens algumas cadeiras de astrofísica no mestrado se quiseres mas na FCT, pelo que vi muito rapidamente, não tens nenhuma. Recomendo-te este curso porque podes estudar coisas que gostas tipo física de partículas e também programação.

A tua formação na área da programação vai garantir que consegues emprego na área de Eng. Informática se quiseres mas também de seguires algo relacionado com física (física computacional, simulações, etc). Para além disto, tens pontos de interseção muito interessantes entre física, inteligência artificial e ciência de dados.

Dito isto, nada te impede de trabalhares na área de informática com uma licenciatura e/ou mestrado em Física. Até argumento que qualquer pessoa de cursos STEM consegue facilmente um curso nesta área (provavelmente menos bem pago ao início do que um Eng. Informático mas com perspetivas de crescer rápido na carreira e especializar-te em áreas dentro da informática com experiência hands-on).

Em relação às universidades, para Física não te consigo ajudar muito mas recomendo-te a ver MEFT no Técnico que agora com a reestruturação (IST - [Sumário] Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas 2021/2022 - Instituto Superior Técnico) podes fazer o Mestrado em Eng. Física e Tecnológica com minor em áreas como Inteligência Artificial ou outras de Informática. Podes também fazer a licenciatura em qualquer universidade e depois tirar o mestrado no Técnico se gostares do facto de poderes ter mais flexibilidade (ou noutra universidade obviamente).

Para Eng. Informática pessoalmente sou fã do curso do Técnico pela flexibilidade que dá (no mestrado) mas acho que o curso da FCT também é muito bom.

Se tiveres alguma dúvida estás à vontade.

Boa sorte!
Temo que não tenha média suficiente para entrar em engenharia física no IST mas consigo entrar na FCUL. Mesmo não sendo o instituto superior técnico, parece-me ainda ser uma boa opção. Depois mais tarde posso fazer o mestrado no IST e acho que terei umas bases sólidas para entrar no mercado.
Vou pesquisar mais afundo e obrigado pela ajuda :)