Engenharia Informática ou Ciência de Computadores?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

FranciscoBrito1

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2019
Engenharia informática ou ciência de computadores?
Estou farto de procurar em vários sítios na net e não encontro nenhuma diferença prática entre os dois cursos, eu adoro programação e pelo que tive a ver cc é a opção mais acertada, gostaria se saber a vossa opinião sobre o assunto e se devo seguir engenharia informática ou cc, e caso siga um ou outro curso para que faculdade é que devo ir. Obrigado

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Olá Francisco.

A opção acertada depende dos teus critérios de decisão. Quais são os critérios que estás a aplicar para decidir entre os cursos?

Engenharia informática é um sub-set da ciência da computação (que é mais abrangente). Se adoras programação, eu sugeria engenharia informática. Em ciência da computação estudas muitos tópicos que não têm nada a ver com programação: mecânica quântica, física do estado sólido, semicondutores e sistemas digitais. Enquanto que em engenharia informática começas logo no tema a seguir a sistemas digitais: arquitectura de computadores. Depois sistemas operativos, programação orientada a objectos e finalmente, aplicações de mais alto nível.

• Like
Reactions: FranciscoBrito1

FranciscoBrito1

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2019
Olá Francisco.

A opção acertada depende dos teus critérios de decisão. Quais são os critérios que estás a aplicar para decidir entre os cursos?

Engenharia informática é um sub-set da ciência da computação (que é mais abrangente). Se adoras programação, eu sugeria engenharia informática. Em ciência da computação estudas muitos tópicos que não têm nada a ver com programação: mecânica quântica, física do estado sólido, semicondutores e sistemas digitais. Enquanto que em engenharia informática começas logo no tema a seguir a sistemas digitais: arquitectura de computadores. Depois sistemas operativos, programação orientada a objectos e finalmente, aplicações de mais alto nível.
Olá André, obrigado pela resposta.
Pelo que eu estive a ver pensava que a ciência da computação abrangia mais a programação e apontava mais para um trabalho de engenharia de software e engenharia informatica era uma pouco mais abrangente e abrangia a robótica e eletrônica.

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Não, pelo contrário. Ciência da computação é o ramo da ciência que estuda computação, incluíndo robótica, inteligência artificial, electrónica, etc. Engenharia de software ou engenharia informática refere-se apenas à parte do ramo que trata software (e hardware apenas muito superficialmente). Em caso de dúvida lê o plano curricular do curso que estás a considerar para teres a certeza que apenas tem as cadeiras que pretender aprender.

FranciscoBrito1

Membro Caloiro
Matrícula
10 Dezembro 2019
Ok muito obrigado pela ajuda👍. Eu não consigo encontrar o curso de ciência da computação sem ser na Universidade do Porto, sabe se aqui em Lisboa ela tem outro nome?

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
A minha pesquisa foi superficial. Com certeza existem muitas mais universidades a explorar. De nada :)

catarinaaa1864

Membro Caloiro
Matrícula
30 Junho 2020
Olá Francisco.

Olá André!
Sei que já se passou algum tempo mas espero que me consigas responder.
A minha primeira opção seria EI mas como as médias este ano podem aumentar, não sei se conseguirei entrar, então disseram-me que se entrasse em Ciências de computadores, poderia depois pedir transferência para Engenharia informática, é verdade?
Pelo que percebi da tua resposta, os cursos abrangem coisas completamente diferentes por isso estou um bocado confusa.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Hey @catarinaaa1864,

Os programas de Eng. Informática e CC, pelo que vi, são idênticos. Não encontrei grandes diferenças entre os cursos a não ser o facto de poderes escolher algumas das tuas cadeiras em CC enquanto em Eng. Informática durante a licenciatura não tens optativas (nas universidades que conheço).

Os cursos não abrangem coisas completamente diferentes, muito pelo contrário. A única vantagem de CC é que podes escolher o teu percurso se queres algo mais Eng. Informática ou mais teórico tipo matemática e investigação em informática (embora seja algo que imensa gente faça em Eng. Informática também). Pessoalmente recomendo-te a escolha de Eng. Informática só porque é um "curso" consolidado tanto nas universidades como em empresas mas acho que a diferença é mínima.

• Like
Reactions: catarinaaa1864

asdasdasdasdsad

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2020
Olá, queria esclarecer algumas dúvidas sobre EI em comparação com CC.
Ciência de Computadores e Ciências da Computação são iguais?
Formando me em Ciência de Computadores, consigo desempenhar as mesmas funções de um engenheiro informático e programar tão bem como o mesmo?
Qual curso se aprofunda mais em hardware?

jsantos02

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2018
Boa noite,
Estou interessado no curso de Ciências de Computadores da FCUP e em Engenharia Informática no ISEP. Alguém que esteja dentro do assunto pode-me esclarecer as diferenças entre os cursos e nas opções de mestrado destes? Estou particularmente confuso quanto a se é possível fazer por exemplo LCC e mestrado em EI.
Muito obrigado desde já.

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Boa noite,
Estou interessado no curso de Ciências de Computadores da FCUP e em Engenharia Informática no ISEP. Alguém que esteja dentro do assunto pode-me esclarecer as diferenças entre os cursos e nas opções de mestrado destes? Estou particularmente confuso quanto a se é possível fazer por exemplo LCC e mestrado em EI.
Muito obrigado desde já.
Posso te falar de CC, a diferenças entre os cursos é uma questão de veres os programas dos mesmos ( por exemplo CC tens opcionais e possibilidade de tirares minor noutras areas tipo matematica ou fisica , enquanto ISEP tens projetos no final de todos os anos).
Um ponto que pode-te fazer fugir de CC é a matemática , CC (é uma área da matemática aplicada) .

A nivel de mestrados a resposta é podes tirar tudo que esteja ligado a informatica ( tanto com EI pelo ISEP como com CC pela FCUP).

Sim se tirares CC podes tirar mestrado em EI. Apesar de se seguires CC provavelmente nao vais querer seguir EI :)

Rui Rocha

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2015
Boa tarde,
Também estou indeciso entre EI tanto na FEUP como ISEP e CC na fcup. O programa parece-me bom em todos, mas CC até me parece mais atrativo porque tem menos física, algumas cadeiras opcionais e tem muitos grupos académicos que me agradaram. No entanto não sei se será muito teórico comparado com EI na feup, ou se me deixará em desvantagem comparado com engenheiros informáticos, até porque de acordo com o infocursos, as médias de saída costumam ser consideravelmente mais baixas.
Que acham?

Última edição:

motorto

Membro
Matrícula
17 Julho 2018
Curso
Ciência de Computadores
Instituição
FCUP
Boa tarde,
Também estou indeciso entre EI tanto na FEUP como ISEP e CC na fcup. O programa parece-me bom em todos, mas CC até me parece mais atrativo porque tem menos física, algumas cadeiras opcionais e tem muitos grupos académicos que me agradaram. No entanto não sei se será muito teórico comparado com EI na feup, ou se me deixará em desvantagem comparado com engenheiros informáticos, até porque de acordo com o infocursos, as médias de saída costumam ser consideravelmente mais baixas.
Que acham?
Se é mais teorico do que na FEUP a resposta é positiva, o facto é que é um curso em que aprofundas mais se isso te deixa em desvantagem a resposta é negativa.
As médias final no curso claro que vão sair mais baixas se é um curso em que tens mais teoria , mais matematica (mais complicado para a grande maioria das pessoas) e isso aliado a uma nota de entrada inferior , penso que justifica a razão. Se te deixa em desvantagem relativamente a EI , penso que a resposta é não sais do curso de CC com um maior conhecimento ( algorítmica , eficiência , complexidade temporal , são tudo coisas que são referidos por alto em EI se tal for referido) .

Edit: afinal é na mesma thread , não sei se já leste o comentário do André Casal

• Like
Reactions: Wraak and Rui Rocha

ast

Membro
Matrícula
20 Junho 2016
Olá André, obrigado pela resposta.
Pelo que eu estive a ver pensava que a ciência da computação abrangia mais a programação e apontava mais para um trabalho de engenharia de software e engenharia informatica era uma pouco mais abrangente e abrangia a robótica e eletrônica.
Se estiveres à procura de algo mais relacionado com robótica e eletrónica sugeria ponderares ires para o curso de Engenharia Eletrotécnica, existe especialização precisamente nessa área.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Ciência de Computadores na FCUP ou Engenharia Informática na FCTUC Tecnologias 15
C Engenharia Informática e Multimédia ou Engenharia Informática e de Computadores? (ISEL) Tecnologias 0
D ULusíada Matéria de Engenharia Informática do 1º ano Universidade Lusíada 0
G Engenharia Informática - Linux - Dual-Boot Ou Virtual Machine Tecnologias 2
Artur Putyato Engenharia Informática vs Engenharia de Software Tecnologias 7
S Ano Zero em engenharia informática Ensino Superior 3
Rodrigoofig Engenharia informática em Aveiro Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 2
J FEUP Candidatos Engenharia Informática e Computação FEUP 2020/2021 Universidade do Porto 1
gmcgs ISCTE Caloiros Engenharia informática ISCTE 2020/2021 ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa 0
S Melhores politécnicos para Engenharia Informática? Tecnologias 0
millenafs27 UMinho Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação vs. Engenharia Informática Universidade do Minho 2
G UMinho Matemática (e Computação) vs Engenharia Informática Universidade do Minho 3
F Engenharia Informática: FCT vs FCUL Tecnologias 0
Gonçalo_Almeida_911 Engenharia informática - Caderno ou tablet Tecnologias 6
J Transferência para Engenharia Informática no IST Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
A Engenharia Informática: FEUP ou ISEP Tecnologias 16
C Engenharia Informática - Universidade/Politécnico Tecnologias 1
L Engenharia Informática: ISEP ou Minho Tecnologias 0
A Licenciatura em Engenharia Informática ISEP vs UC vs UM Tecnologias 4
J Engenharia Informática e Computação vs Engenharia Computacional vs Engenharia Informática Tecnologias 9
gmcgs Engenharia informática - ISCTE vs FCUL Tecnologias 13
K UAb Engenharia Informática Universidade Aberta 0
M Engenharia Eletrónica e Telecomunicações vs Engenharia de Computadores e Telemática vs Engenharia Informática Tecnologias 1
C Engenharia Informática ISCTE e Engenharia Informática e de Computadores ISEL (ambos em pós laboral) Tecnologias 2
M Engenharia Informática (e computação): FEUP (reconhecimento) vs UA (propinas pagas) Tecnologias 5
gui1612 Engenharia Eletrotécnica vs Engenharia Informática Tecnologias 1
M Engenharia Informática vs Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações Tecnologias 1
I Caloiros Engenharia Informática 2020/2021 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 83
R Engenharia Informática ou Informática e Tecnologias multimédia Tecnologias 5
R Engenharia informática ou Informática e Tecnologias Multimédia Tecnologias 0
C Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 19
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Mestrado é mais fácil do que licenciatura? Engenharia informática ISEL Ensino Superior 0
_Margaridaaaa_ ISEC ISEC > Engenharia Informática > Curso Europeu Instituto Politécnico de Coimbra 7
A Engenharia Informática: UM ou FEUP? Tecnologias 2
idbp Engenharia Informática - Cinema Ensino Superior 2
G Engenharia Informática tem muita Matemática A? Tecnologias 8
C Médias de Colocados em Mestrados de Engenharia Informática Tecnologias 0
J Engenharia Informática no Técnico e na UBI Tecnologias 0
Z Serei prejudicado por não ter FQ em Engenharia Informática? Tecnologias 5
A Engenharia Informática - que faculdade escolher? Tecnologias 3
J Mestrado em Engenharia Informática Tecnologias 1
A Engenharia Informática (sem bases a FQ) Tecnologias 1
M Engenharia Informática tem matemática A? Tecnologias 10
Pedro Melk É possível pedir transferência de um curso de licenciatura em Informática para licenciatura em Engenharia Informática, em universidades diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R ULHT Engenharia informática na lusófona Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias 0
tobabas Engenharia Informática IST vs ISCTE Tecnologias 1
J UBI Engenharia Informática - Turnos dos horários Universidade da Beira Interior 0
P UMinho Visitar UMinho - Engenharia Informática Universidade do Minho 0
S Engenharia de Sistemas Informáticos no IPCA vs. Engenharia Informática no ESTG Tecnologias 0