Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Que curso escolhiam?

• Engenharia Informática

Votes: 1 33.3%
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Votes: 2 66.7%

• Total voters
    3
  • Poll closed .
Matrícula
6 Junho 2020
Boas, surgiu-me esta dúvida, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores?
Qual acham que tem melhores saídas?

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020
São dois cursos com muita saída profissional. Engenharia electrónica tens a área de manutenção, empresas que trabalham na área de material para a área electrónica, a área da distribuição de energia e também na parte da construção a parte eléctrica das empreitadas. Engenharia informática é mais direccionada para o desenvolvimento de software e trabalhar em apoio informático. Faz o seguinte vai a um site de empregos e analisa os pedidos de engenharia informática e de engenharia electrónica assim ficas com uma ideia do que é esperado de cada uma das licenciaturas e quais os empregos que existem.

Depois é veres qual a área que mais te identificas.

Bons estudos.

• Like
Reactions: Souz

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Tendo estado em ambos os cursos, são completamente diferentes tanto em teoria como em prática. Acho que naturalmente vais inclinar-te para um ou para outro dependendo da tua perceção do que é cada curso.

Por um lado, electrotécnica é um curso extremamente rico em física (eletromagnetismo principalmente) e em hardware (eletrónica, arquitetura de computadores, etc). É um curso muito teórico quando comparado a, por exemplo, eng. informática e, diria eu, muito mais difícil. No entanto, se gostas de eletrónica, física e da componente "física" daquilo que vês à tua volta relacionado com energia, acho que é um bom curso para ti.

Pelo outro, informática foca-se completamente no aspeto "virtual" do hardware nomeadamente das camadas que contactam diretamente (ou o mais próximo possível) com o hardware até altos níveis de abstração de programação. Informática é um curso, pelo menos no Técnico, de resolução de problemas e completar desafios. No final do curso sabes de aspeto geral como tudo funciona em relação a computadores e a redes, passando por arquitetura de computadores (básico), programação, modelação de sistemas, sistemas distribuídos, interfaces, como funciona a internet, etc. Algumas das perguntas que deves saber responder no final do curso são:
  • O que acontece quando escrevo https:// uniarea .com na barra de endereços?
  • Como é que o processador que é algo físico consegue processar operações complexas e interpretar código? Como é que passamos de algo descritivo como: print('Hello World') para 0's e 1's?
  • O que é um sistema distribuído? Como é que os servidores/bases de dados vão abaixo e ficam indisponíveis? Se uma base de dados da Google queimar perco os meus dados? (Spoiler: não!)
  • Como é que as aplicações são desenvolvidas? Quais são os standards? O que é bom código? Qual é a diferença?
Ambos são cursos com excelente saídas profissionais mas as áreas são diferentes normalmente. Há uns anos (não sei agora) no Técnico podias fazer a licenciatura em Eletrotécnica e pedir transferência automática para o mestrado em Informática por isso é algo que podes sempre fazer. No entanto, acho que o Eletrotécnica é um curso que só se faz se houver mesmo prazer na área, de outra forma é ainda mais pesado e exigente.

joao soares

Membro Caloiro
Matrícula
24 Setembro 2015
Concordo com o que foi dito anteriormente. Eu estou a acabar Eng. informática e se quiseres fugir às fisicas vais para informática mas se estiveres indeciso recomendo Eletro porque em Eletro vais ter algumas cadeiras de programação que não te vão dar as competências de um eng. informático mas que te permitem arranjar um emprego na área e depois com o tempo vais adquirindo as outras competências mas não é fácil. O contrário já nao acontece, em informatica pouco aprendes da parte de eletro.

• Like
Reactions: bmpalves

Judá

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
Ipleiria- ESTG
Quero te dizer são dois cursos com muita saída. Mas Engenharia Eletrotécnica e de Computadores abrange muito mais áreas, mesmo se vais para a área de energia e automação quer vás para a área de eletrónica e telecomunições.

Simão Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2019
Olá a todos!
Tenho uma questão!
Relativamente a engenharia eletrotécnica e computadores. Neste curso o que aprendemos de programação é algo que nos permita num futuro a criação de apps e de produtos digitais desde o zero?

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Olá a todos!
Tenho uma questão!
Relativamente a engenharia eletrotécnica e computadores. Neste curso o que aprendemos de programação é algo que nos permita num futuro a criação de apps e de produtos digitais desde o zero?
Pelo que eu conheço dos cursos apenas com os conhecimentos lá leccionados não é possível. Terás sempre de estudar por fora para te direccionares mais para essas áreas. Na minha opinião seja qual o curso que se fizer o principal objectivo deve ser desenvolver a capacidade de auto aprendizagem. Quem conseguir desenvolver esta capacidade hoje em dia com a quantidade de informação que existe disponível consegue fazer o que quiser.

Bons estudos.

Ps: Dá uma vista de olhos no meu canal na minha assinatura. Espero dentro de algum tempo abordar a criação de apps.Para já encontras lá muitas dicas para te ajudar no teu percurso académico. Espero que te possa ser útil.

Simão Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2019
Pelo que eu conheço dos cursos apenas com os conhecimentos lá leccionados não é possível. Terás sempre de estudar por fora para te direccionares mais para essas áreas. Na minha opinião seja qual o curso que se fizer o principal objectivo deve ser desenvolver a capacidade de auto aprendizagem. Quem conseguir desenvolver esta capacidade hoje em dia com a quantidade de informação que existe disponível consegue fazer o que quiser.

Bons estudos.

Ps: Dá uma vista de olhos no meu canal na minha assinatura. Espero dentro de algum tempo abordar a criação de apps.Para já encontras lá muitas dicas para te ajudar no teu percurso académico. Espero que te possa ser útil.
Obrigado pela resposta!
Pela tua opinião qual destes dois cursos estaria mais focado na programação?

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020
Obrigado pela resposta!
Sem dúvida engenharia informática. No entanto a titulo pessoal tenho o curso de engenharia electrónica e computadores mas trabalho com programação. Sai da Universidade com alguns conhecimentos de C, C++, C# e SQL. O restante tive de aprender por mim.

Bons estudos.

Judá

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Instituição
Ipleiria- ESTG
Obrigado pela resposta!
Certamente que é a engenharia informática
Mas com a programação na área engenharia eletrotécnica dá para fazeres muitas coisas como por exemplo desenvolvimento de softwares para a engenharia, área da robótica e automação, entre outras.

A engenharia informática da quase todas as bases (digo quase todas porque de resto ou vais aprendendo sozinho ou através das empresas que dão formações, basta pedires e certamente que eles dão) para ires para a área que desejas, visto que muitas das aplicações são feitas a partir de mais que uma linguagem de programação. Em engenharia eletrotécnica podes dar apenas C, C++ e Pyton (caso decidas também fazer mestrado) enquanto que dás HTML, C#, SQL, java, JavaScript, Ruby se necessário, entre outras.

Tens de perceber que as licenciaturas em Engenharias te dão as bases suficientes para fazeres a carreira que desejas ter. De resto vais desenvolvendo no trabalho ou sozinho.

Qualquer das maneiras estás muito bem servido em qualquer uma delas, já que ambas têm uma infinidade de ramos para seguires.

Boa Sorte na escolha!!!

Última edição:

Simão Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2019
Sem dúvida engenharia informática. No entanto a titulo pessoal tenho o curso de engenharia electrónica e computadores mas trabalho com programação. Sai da Universidade com alguns conhecimentos de C, C++, C# e SQL. O restante tive de aprender por mim.

Bons estudos.
Fiquei mais esclarecido
Muito obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Certamente que é a engenharia informática
Mas com a programação na área engenharia eletrotécnica dá para fazeres muitas coisas como por exemplo desenvolvimento de softwares para a engenharia, área da robótica e automação, entre outras.

A engenharia informática da quase todas as bases (digo quase todas porque de resto ou vais aprendendo sozinho ou através das empresas que dão formações, basta pedires e certamente que eles dão) para ires para a área que desejas, visto que muitas das aplicações são feitas a partir de mais que uma linguagem de programação. Em engenharia eletrotécnica podes dar apenas C, C++ e Pyton (caso decidas também fazer mestrado) enquanto que dás HTML, C#, SQL, java, JavaScript, Ruby se necessário, entre outras.

Tens de perceber que as licenciaturas em Engenharias te dão as bases suficientes para fazeres a carreira que desejas ter. De resto vais desenvolvendo no trabalho ou sozinho.

Qualquer das maneiras estás muito bem servido em qualquer uma delas, já que ambas têm uma infinidade de ramos para seguires.

Boa Sorte na escolha!!!
Muito obrigado pelo teu testemunho. De certa forma tranquilouzou-me visto que vou optar por um destes dois cursos e sei que são cursos que exigem um computador bastante potente qual seria a tua recomendação em termos de características mínimas?

Última edição:

Judá

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Instituição
Ipleiria- ESTG
Fiquei mais esclarecido
Muito obrigado!
Mensagem fundida automaticamente:

Muito obrigado pelo teu testemunho. De certa forma tranquilouzou-me visto que vou optar por um destes dois cursos e sei que são cursos que exigem um computador bastante potente qual seria a tua recomendação em termos de características mínimas?
Não é preciso que seja um pc gamming, (apesar de ser suficientemente muito bom), mas se escolheres um portálil com um uma boa quantia de SSD e HDD(ao mesmo tempo) com pelo menos 8GB de RAM é o mínimo para suportar os softwares que te dão na universidade.

Ps:Arranja um pc que possa durar até mesmo quando estiveres a trabalhar (ou seja um pc com um design profissional);

• Like
Reactions: Simão Pinto
Matrícula
6 Junho 2020
Boas noites, qual destas áreas daria mais oportunidade de negócio e emprego,estou indeciso entre um CTESP em Redes e Segurança Informática ou Sistemas Eletrónicos e Computadores? Poderiam-me ajudar?

ast

Membro
Matrícula
20 Junho 2016
Boas, surgiu-me esta dúvida, Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores?
Qual acham que tem melhores saídas?
Sem dúvida que Engenharia Eletrotécnica e de Computadore tem um maior número de saídas e tens competências para desempenhar funções muito distintas, entrando no curso, até te perdes com o número de saídas possíveis....enquanto que engenharia informática as saídas andam mais à volta do mesmo tipo de funções.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Sem dúvida que Engenharia Eletrotécnica e de Computadore tem um maior número de saídas e tens competências para desempenhar funções muito distintas, entrando no curso, até te perdes com o número de saídas possíveis....enquanto que engenharia informática as saídas andam mais à volta do mesmo tipo de funções.
Ter mais saidas nao significa que tenhas emprego.
A maioria do pessoal que sai de electro vai trabalhar com software ao lado dos de informática, so a minoria segue engenharia electro pura

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
enquanto que engenharia informática as saídas andam mais à volta do mesmo tipo de funções.
Isto é uma vista extremamente fechada de informática. Um informático pode estar a desenhar sistemas de controlo para centrais nucleares ou programar satélites e rovers em agências espaciais como pode estar na equipa de desenvolvimento de Candy Crush. Informáticos podem desenhar processos de negócio, arquitetar sistemas, planear infrastruturas, criar jogos, fazer arte, ... sem entrar pelos ramos mais conhecidos tipo IA, data science, bioinformática e robótica que só por si são extremamente diversos. I mean, o mestrado no Técnico tem, se não estou em erro, 18 especializações diferentes. Podia passar horas a falar sobre diferentes áreas e como cada uma tem trabalhos específicos com funções que requerem não só formação específica como também tempo de aprendizagem.

Bem, como se diz, informática está em todo lado, não há nenhum setor público ou privado que não precise de engenheiros informáticos para uma míriade de coisas. É por isto que como o @Fábio Morais disse, maior parte do pessoal em eletro acaba por trabalhar em áreas mais ligadas a informática, há uma procura completamente absurda por engenheiros (e não só) dispostos a trabalhar em informática.

Edit: Este comentário serve só para fazer debunk do mito de que o trabalho de um Eng. Informático é programar para uma consultora, que é basicamente o estereótipo propagado em Portugal, mesmo em cursos como Eng. Informática e Eletro.

• Like
Reactions: Joana Antunes

Yoda246

Membro
Matrícula
5 Maio 2019
É possível que um engenheiro eletrotécnico e de computadores acabe por trabalhar fora da sua área, por exemplo, a dar aulas de Física e quimica A e Matemática A?

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
É possível que um engenheiro eletrotécnico e de computadores acabe por trabalhar fora da sua área, por exemplo, a dar aulas de Física e quimica A e Matemática A?
Tudo é possivel, cada pessoa escolhe o seu futuro e ninguem vai para o mesmo caminho.
A forma de trabalhares nisso é ires sendo monitor de fisicas e matematicas do 1º ano do curso, assim vais ganhando experiencia