Engenharia Informática ou Engenharia Eletrotécnica?

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Eu estou no 12° e estou bastante indeciso entre Engenharia Eletrotécnica e de computadores e Engenharia Informática, mesmo após ver os planos curriculares em diversas universidades e as saídas profissionais.
Eu adoro programar, mexer em programas e alterá-los, enfim tudo relacionado com o software.
Por outro lado, também gosto muito de componentes eletrónicos de gadgets, bem como a parte de distribuição de corrente elétrica e a física envolvida nestes processos.
Já vi por algures aqui no uniarea que eletro é mais abrangente em termos de áreas profissionais, mas que informática deve ser a melhor engenharia em termos de empregabilidade.
O que fariam no meu lugar?

ACA

Membro Veterano
Matrícula
3 Dezembro 2019
Olá :)
Eu estou neste momento no 1º ano de Engenharia Informática (pelo que ainda não sei muito, mas já tenho uma pequena ideia do que é o curso) e o meu irmão já terminou a licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (no ramo da automação). Para mim, são as melhores engenharias haha 😂 Também andei um pouco indecisa inicialmente. Acabei por escolher Informática porque pessoalmente não só interesso-me mais por software como acho que tenho mais vocação para Informática que Eletrotécnica e de Computadores.
No entanto, o teu caso não parece ser bem idêntico ao meu, porque dá a entender que realmente gostas de ambas as vertentes de igual modo - software (Informática) e hardware (Eletro).

Acho ambas as engenharias incríveis e ambas têm muito boa empregabilidade e a ideia que eu tenho é que com Eletro consegues no fim facilmente trabalhar na área da Informática, se assim o desejares. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é realmente abrangente e pelo menos na FEUP (que foi onde o meu irmão andou, por isso só sei mesmo acerca dessa faculdade) consegues enveredar por um destes três ramos: Telecomunicações, Energia e Automação, se não estou em erro. Não sei como é nas outras faculdades, mas é uma questão de ver e provavelmente será algo similar.

Dito isto, tendo em conta o que escreveste, eu apostaria em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Daquilo que o meu irmão me disse, é mais fácil uma pessoa de Eletro passar dessa área para Informática que o contrário.
Mas Informática é uma excelente escolha também (I mean, eu estou em Informática e estou a adorar 😆) e, no final, só tu saberás o que é melhor para ti :)

Espero que ajude :D

• Fabulous
Reactions: fsantos02

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá :)
Eu estou neste momento no 1º ano de Engenharia Informática (pelo que ainda não sei muito, mas já tenho uma pequena ideia do que é o curso) e o meu irmão já terminou a licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (no ramo da automação). Para mim, são as melhores engenharias haha 😂 Também andei um pouco indecisa inicialmente. Acabei por escolher Informática porque pessoalmente não só interesso-me mais por software como acho que tenho mais vocação para Informática que Eletrotécnica e de Computadores.
No entanto, o teu caso não parece ser bem idêntico ao meu, porque dá a entender que realmente gostas de ambas as vertentes de igual modo - software (Informática) e hardware (Eletro).

Acho ambas as engenharias incríveis e ambas têm muito boa empregabilidade e a ideia que eu tenho é que com Eletro consegues no fim facilmente trabalhar na área da Informática, se assim o desejares. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é realmente abrangente e pelo menos na FEUP (que foi onde o meu irmão andou, por isso só sei mesmo acerca dessa faculdade) consegues enveredar por um destes três ramos: Telecomunicações, Energia e Automação, se não estou em erro. Não sei como é nas outras faculdades, mas é uma questão de ver e provavelmente será algo similar.

Dito isto, tendo em conta o que escreveste, eu apostaria em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Daquilo que o meu irmão me disse, é mais fácil uma pessoa de Eletro passar dessa área para Informática que o contrário.
Mas Informática é uma excelente escolha também (I mean, eu estou em Informática e estou a adorar 😆) e, no final, só tu saberás o que é melhor para ti :)

Espero que ajude :D
Muito obrigado pelo teu testemunho! Foi muito útil! Feliz 2021!

• Fabulous
Reactions: ACA

ACA

Membro Veterano
Matrícula
3 Dezembro 2019
Muito obrigado pelo teu testemunho! Foi muito útil! Feliz 2021!
Já agora, se pesquisares "Engenharia Informática vs Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Uniarea" no Google ou simplesmente se andares a pesquisar mesmo por aqui, encontras vários tópicos a abordar mesmo a distinção desses 2 cursos.
Por exemplo, na altura que andava indecisa, deparei-me com este: Link
Mas existem mais!! Quanto mais te informares e pesquisares acerca de um curso e de outro, provavelmente mais fácil será para ti de saberes qual o mais adequado a ti.
Seja qual for a escolha, estarás bem servido em qualquer uma das engenharias.
Feliz Ano Novo! :)

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
A minha resposta da diferença entre os dois cursos continua válida (no tópico que a @ACA linkou) mas queria adicionar o facto de que muita gente acredita que Eletrotécnica dá acesso a Informática e que acaba por não perder nada. Quando entrei em Eletrotécnica esta era a minha ideia e podia tirar proveito do melhor dos 2 mundos para além de poder sempre tirar o mestrado em Informática.

Para mim, talvez tenha uma ideologia demasiado purista no que toca a isto, Informática é completamente diferente de Eletrotécnica no sentido em que o ensino das componentes digitais e de programação são abordadas de forma diferente. Na minha experiência, Eletrotécnica tem uma perspetiva muito mais utilitária de programação enquanto em Informática queres perceber o comportamento não só das linguagens que estudas mas também em como esse comportamento se traduz nas aplicações. Acho que a maior diferença entre um Eng. Informático e um Eletrotécnico é que um Eng. Informático vai usar as linguagens que mais se adequam para resolver um problema enquanto um Eng. Eletrotécnico vai usar aquilo que sabe para resolvê-lo. Algo que um professor meu disse-me durante a licenciatura é que os professores não estão interessados em ensinar X ou Y linguagem mas sim ensinar os princípios dos diferentes tipos de linguagens para que qualquer aluno, e futuro profissional, possa pegar em qualquer problema, descobrir a linguagem melhor para o resolver (mesmo que nunca tenha ouvido falar dela) e programar algo que seja a melhor solução possível.

Por exemplo, em Informática tens imensas cadeiras (no Técnico) em que os professores não explicam como funciona a linguagem, simplesmente esperam que os alunos tenham bases para aprenderem sozinhos e aplicarem a teoria. Alguns exemplos destas cadeiras são Bases de Dados, Computação Gráfica e IPM (mas existem mais).

Acho que isto dá uma ideia do porquê de Informática não ser um curso "para aprender a programar" que é a ideia de muitas pessoas (inclusive de Eng. Informáticos...). Programar é meramente a aplicação da teoria num contexto facilmente verificável. Não consegues fazer computação gráfica sem ter bases sólidas de álgebra linear e da aplicação da álgebra aos conceitos de CG (perspetivas, luz, ângulos, sombras, etc) mas consegues investigar e desenvolver a área de computação gráfica sem nunca programar. Da mesma forma que saber fazer CPR (ou quaisquer outras técnicas médicas) não torna alguém num profissional de saúde, programar não torna alguém num Eng. Informático.

Pronto, são os meus 2 cêntimos sobre algo que não está nem sequer muito relacionado com o tópico mas achei que fosse necessário 😅

Dito isto, lá está, como disse a @ACA, com Eletrotécnica consegues trabalhar facilmente na área de Informática (provavelmente não em posições de investigação tipo machine learning e AI) e é algo que é natural de ganhares experiência e aprenderes porque empregos em Informática exigem imensa investigação e estudo (andar umas horinhas por dia de trabalho a procurar como fazer X ou Y no Google) e acabas por ganhar imenso conhecimento sobre o funcionamento da área e da linguagem em que te especializas.

Como disse noutro tópico, voltando mais à tua pergunta, acho que a decisão está naquilo que estás disposto a aprofundar nos teus estudos universitários. Em Informática vais ter só 2 cadeiras de física enquanto quase todas as cadeiras de eletro são relacionadas com física. Se veres os programas e achares que é algo que estás entusiasmado para aprender, acho que deves ir para Eletrotécnica. Eu acabei por mudar para Informática porque apercebi-me demasiado tarde que embora goste imenso de física, não é algo que esteja disposto a dedicar 5 anos a aprender e que prefiro muito mais a proposta de Informática.

Boa sorte! :)

• Like
Reactions: ACA

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
A parte de electro na feup posso dizer que tem imenso controlo 🤮🤮, o que é muito raro haver alguem a gostar daquilo.
A ideia de montar uns circuitos e programar é apenas uma pequena parte que com os anos nos vamos apercebendo que podiamos estar em informática.

• Like
Reactions: Wraak