Engenharia Informática - Politécnico de Viseu

LucasGomes

Membro Caloiro
Matrícula
10 Novembro 2019
Alguem que ja fez engenharia informatica no politécnico de Viseu ou fez alguma dessas cadeiras pode me falar um pouco sobre a dificuldade ?

1.º Ano - 1º Semestre
Horas de Contacto​
Unidade CurricularTTPPLOECTS
Álgebra1339--4.5
Algoritmos e Programação19,52652-8
Análise Matemática19,539--5.5
Sistemas Digitais19,5-52-6
Tecnologia dos Computadores

Estou com um pouco de medo por que nunca vi nada sobre a matéria de Analise matemática antes, como Integral e Derivadas, funções trigonométricas inversas, Funções reais de variável real e etc ...

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Olá Lucas,

Não fiz engenharia informática no politécnico de Viseu mas frequentei o Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro e, exceptuando Tecnologia dos Computadores, as cadeiras são as mesmas.

A cadeira mais difícil dessas todas será com certeza Análise Matemática. A diferença entre Análise Matemática e Cálculo é que em Análise Matemática não só tens que saber os teoremas mas também tens que os saber provar subindo a dificuldade da cadeira para o nível seguinte.

De 0 a 10, eu daria as seguintes dificuldades a estas cadeiras:
Análise Matemática - 10 (por ser cognitivamente muito desafiante)
Algoritmos e Programação - 8 (cognitivamente é ligeiramente mais difícil que Sistemas Digitais, mas exige menos estudo contínuo)
Sistemas Digitais - 8 (é uma cadeira muito simples, mas que exige um esforço contínuo de estudo e trabalho)
Álgebra - 6 (esta cadeira é super fácil e interessante)
Tecnologia dos Computadores - 5 (esta cadeira é uma generalização de tudo o que vais aprender no curso e serve para ficares com um mapa mental de toda a indústria da ciência da computação)

Se entrares no curso, investe a maioria do teu tempo em Análise Matemática. Vais desenvolver a tua cognição IMENSO.

Espero que ajude ;)

• Like
Reactions: LucasGomes

LucasGomes

Membro Caloiro
Matrícula
10 Novembro 2019
Obrigado pela resposta @André Casal , irei entrar na universidade agora no ano de 2020, até la tem alguma dica do que posso ir estudando por conta própria para não chegar tão despreparado para essas cadeiras ? principalmente a de Analise matemática.

André Casal

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Sim, seria bom escolheres um livro que esteja na bibliografia da cadeira e começar a lê-lo. Entrares já com noções básicas de domínio, contradomínio, função invertível e alguns teoremas fundamentais iria ajudar-te imenso.

Se não tiveres acesso à bibliografia envia-me uma mensagem privada que eu arranjo-te um livro de Cálculo que gostei imenso.

• Like
Reactions: LucasGomes

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Obrigado pela resposta @André Casal , irei entrar na universidade agora no ano de 2020, até la tem alguma dica do que posso ir estudando por conta própria para não chegar tão despreparado para essas cadeiras ? principalmente a de Analise matemática.
Verifica a área de apontamentos no meu perfil, tenho lá algumas coisas.

• Haha
Reactions: MpMarcovichPt