Engenharia informática | Qual universidade devo escolher?

SirRomoss

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2021
Boas. Preciso de ajuda em decidir quais devem ser as minhas 6 escolhas.

Como é que você colocaria estas 6 universidades pela ordem de preferência para o curso Engenharia informática/Engenharia informática e de Computadores?

- ISEL
- ISCTE
- FCUL
- Técnico Alameda
- FCT
- Técnico Taguspark

Obrigado!

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Jogos digitais e Multimédia

Como é que você colocaria estas 6 universidades pela ordem de preferência para o curso Engenharia informática/Engenharia informática e de Computadores?

- ISEL
- ISCTE
- FCUL
- Técnico Alameda
- FCT
- Técnico Taguspark

Obrigado!
eu não te consigo responder mas também estou interessada neste curso, mas estou um pouco indecisa pois a média é baixa em muito deles e fico em dúvidas se pelo facto da média ser menor traduz uma menor qualidade de ensino, se alguém souber eu gostaria de ler a sua opinião.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
eu não te consigo responder mas também estou interessada neste curso, mas estou um pouco indecisa pois a média é baixa em muito deles e fico em dúvidas se pelo facto da média ser menor traduz uma menor qualidade de ensino, se alguém souber eu gostaria de ler a sua opinião.
Não se traduz na qualidade de ensino dos cursos. Tenham em consideração que são todos cursos em Lisboa, então é normal que nem todos tenham uma média assim tão alta, uma vez que os alunos tendem a escolher a instituição também tendo em conta as possibilidades de entrarem em determinadas instituições. Pessoas com médias mais baixas, por exemplo, sabem que não vão entrar no IST. A nota do último colocado nunca reflecte a qualidade de um curso, apenas nos diz sobretudo quão concorridas são as instituições (quanto mais altas as notas, mais concorridos são, por norma).

Agora, claro que há especificidades de cada instituição e há protocolos e parcerias com empresas que gostam de recrutar alunos de determinadas instituições, mas isso não significa que vos vai faltar emprego se forem para outra instituição.

- ISEL
- ISCTE
- FCUL
- Técnico Alameda
- FCT
- Técnico Taguspark

Obrigado!
Sou apenas uma leiga que conhece algumas pessoas da área, algumas que estudaram em alguma dessas instituições. Porém, acho que ordenarem as opções por ti é bastante injusto, porque reflecte opiniões biased das pessoas. Tenta ver quais são as tuas preferências, por plano de estudo, possibilidades de vires fazer mestrado, etc.

• Fabulous
Reactions: Ana Sim

Porungda

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
13 Dezembro 2020
Curso
Solicitadoria
Instituição
IPCA
Olá.

Como são cursos de Lisboa, pouco ou nada sei sobre eles. Posso dizer que na UMinho está (ou estava) um dos cursos mais cobiçados pelas empresas.

Acho que EI em qualquer lado estará em alta, no entanto, o melhor seria comparar os planos de estudos e ir para o que for mais "em conta" contigo.

Ignorem as médias serem mais baixas ou não, não quer dizer nada sobre a dificuldade ou prestígio do curso. Acho que o melhor indicador, além dos testemunhos de alunos/ex-alunos, seria verificar o documento de acreditação de cada curso, mais concretamente, o ponto final.

Exemplo do documento do ISCTE: Acreditação ISCTE - EI

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Olá.

Como são cursos de Lisboa, pouco ou nada sei sobre eles. Posso dizer que na UMinho está (ou estava) um dos cursos mais cobiçados pelas empresas.

Acho que EI em qualquer lado estará em alta, no entanto, o melhor seria comparar os planos de estudos e ir para o que for mais "em conta" contigo.

Ignorem as médias serem mais baixas ou não, não quer dizer nada sobre a dificuldade ou prestígio do curso. Acho que o melhor indicador, além dos testemunhos de alunos/ex-alunos, seria verificar o documento de acreditação de cada curso, mais concretamente, o ponto final.

Exemplo do documento do ISCTE: Acreditação ISCTE - EI
Obrigada pela resposta, eu vi uma certa acreditação de um curso que eu quero mas o último ponto não é tão elaborado como o que enviaste e reparei que nada fala sobre haver douturamento ou não. Eu penso em me doutorar mas não penso em mudar a minha 1ª opção só por não o ter, porém já me recomendaram a escolher universidades com ele integrado. A minha questão é se dá para ingressar em outra instituição ou assim é mais díficil ou mesmo impossível.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Obrigada pela resposta, eu vi uma certa acreditação de um curso que eu quero mas o último ponto não é tão elaborado como o que enviaste e reparei que nada fala sobre haver douturamento ou não. Eu penso em me doutorar mas não penso em mudar a minha 1ª opção só por não o ter, porém já me recomendaram a escolher universidades com ele integrado. A minha questão é se dá para ingressar em outra instituição ou assim é mais díficil ou mesmo impossível.
Não existem doutoramentos integrados em licenciaturas ou mestrados. Existem é instituições que oferecem cursos na área dos 3 ciclos de estudos. Não há doutoramemtos em politécnicos. Isso não impede um aluno com mestrado noutra instituição (politécnico ou não) de ingressar num doutoramento de outra instituição.

Quanto aos relatórios, nem todos são tão detalhados porque são feitos por pessoas diferentes e os procedimentos são diferentes.

Ana Sim

Membro Veterano
Matrícula
19 Maio 2022
Curso
Não existem doutoramentos integrados em licenciaturas ou mestrados. Existem é instituições que oferecem cursos na área dos 3 ciclos de estudos. Não há doutoramemtos em politécnicos. Isso não impede um aluno com mestrado noutra instituição (politécnico ou não) de ingressar num doutoramento de outra instituição.

Quanto aos relatórios, nem todos são tão detalhados porque são feitos por pessoas diferentes e os procedimentos são diferentes.
oh peço desculpa... eu queria dizer mestrado e não doutoramento... im stupid;-; mas mesmo assim, não há mestrados em licenciatuas tiradas em politécnicos, correto?
Post automatically merged:

oh peço desculpa... eu queria dizer mestrado e não doutoramento... im stupid;-; mas mesmo assim, não há mestrados em licenciatuas tiradas em politécnicos, correto?
a minha 1ª opção seria ter uma licenciatura num politécnico porém poderia obter um mestrado já numa universidade em que há?

Última edição:

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
oh peço desculpa... eu queria dizer mestrado e não doutoramento... im stupid;-; mas memso assim, não há mestrados em licenciatuas tiradas em politécnicos, correto?
Post automatically merged:

a minha 1ª opção seria ter uma licenciatura num politécnico porém poderia obter um mestrado já numa universidade em que há?
Os mestrados integrados foram extintos salvo em áreas em que é exigido o mestrado. Não existiam mestrados integrados em politécnicos, certo, mas não faz grande diferença pois é possível um licenciado do politécnico entrar em mestrado noutra instituição. A candidatura depende de vários factores, mas por norma é a avaliação da média da licenciatura e carta de motivação/entrevista.

Sim, podes fazer isso.

• Fabulous
Reactions: Ana Sim

Rui C

Membro Veterano
Matrícula
4 Setembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
FCT UNL

- ISEL
- ISCTE
- FCUL
- Técnico Alameda
- FCT
- Técnico Taguspark

Obrigado!
Olá,
Como já disseram em cima todas essas instituições têm um ensino bom relativamente a EI. É melhor seres tu a avaliar relativamente a distância, médias, planos curriculares, etc. Se tiveres alguma dúvida sobre a FCT ou o IST podes perguntar.

• Like
Reactions: Ariana_

SirRomoss

Membro Caloiro
Matrícula
1 Agosto 2021
Olá,
Como já disseram em cima todas essas instituições têm um ensino bom relativamente a EI. É melhor seres tu a avaliar relativamente a distância, médias, planos curriculares, etc. Se tiveres alguma dúvida sobre a FCT ou o IST podes perguntar.
Olá, já tenho uma ideia geral sobre quais serão as minhas escolhas. Por exemplo, o Tecnico Alameda estará no topo e a FCT e o Taguspark estarão mais a baixo na lista pois são muito longe de mim. Mas há algumas universidades em meio que são iguais para mim neste momento, como a FCUL e o ISCTE, por isso quis ouvir a preferência de outras pessoas que me teria guiado um pouco.

Mas concordo com tudo o que foi dito acima.

• Like
Reactions: Rui C