Engenharia Informática - que faculdade escolher?

Matrícula
4 Março 2020
Olá estou agora no meu 12º ano em ciências e tecnologias e gostaria que me recomendassem faculdades relacionadas com o curso de Engenharia Informática e as suas vantagens(excluindo a feup).

Obrigado

Gonçalo Santos Silva

Politécnicos Advocate
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Olá estou agora no meu 12º ano em ciências e tecnologias e gostaria que me recomendassem faculdades relacionadas com o curso de Engenharia Informática e as suas vantagens(excluindo a feup).

Obrigado
Excluindo a FEUP e mantendo no Porto, para Engenharia Informática, tens o ISEP e a ESTG (ambas faculdades do IPP), do ESTG não conheço muito. Do ISEP gosto do que vi das instalações (e a cantina serve comida melhor comparada à minha ESS 😂 embora também encha mais), quanto a professores, contactei muito pouco (em 2 visitas de estudo no 12º meu e em 1 no semestre passado) mas pareceram decentes. Lamento não poder ajudar muito mais 😅

• Like
Reactions: Andre soares12

bmpalves

Membro
Matrícula
4 Março 2020

Obrigado
Na minha opinião escolhe a que for mais perto da tua residência. assim os custos serão menores. Depois seja qual for a universidade ou politécnico aplica te a serio no curso. Se no final fores bom e souberes o que o mercado trabalho pretende de ti não terás problemas a arranjar emprego.

Tens é de trabalhar à seria durante o curso e aprender o mais possível.

António Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP

Obrigado
Boa noite!
Estou neste momento no primeiro ano do curso de Engenharia Informática no ISEP e aqui vai o meu feedback.
Antes de mais estou a adorar o curso, recomendo-te porque é um curso muito completo.
Apesar do estigma que existe à volta dos politécnicos, o curso é igualmente bom na FEUP e no ISEP.
O curso funciona assim: tens 5 cadeiras por semestre (para já é o que tenho), 4 delas cadeiras de matérias específicas, programação, matemáticas e 1 delas que te acompanha todos os semestres em que aprendes a trabalhar em grupo, soft skills, como fazer todas as coisas que estão associadas à universidade e futuro mercado de trabalho e nas últimas 3/4 semanas de cada semestre tens apenas essa cadeira, onde passa a ser um projeto multidisciplinar, onde relacionas todos os conteúdos (por exemplo, programar utilizando noções matemáticas que abordaste noutras cadeiras).
Semanalmente funciona assim: tens 50 minutos de aula teórica de cada cadeira (das 4, a 5ª cadeira apenas tem uma aula de 100 minutos semanal), preferencialmente no início da semana, onde são lecionados os conteúdos teóricos da cadeira, depois tens 50 minutos de aula teórico-prática, que consiste no professor pegar em alguns exercícios e desconstruí-los, explicando passo a passo, sempre pronto para tirar dúvidas. Depois tens 200 minutos de componente prática, onde estás dividido por turma (15 pessoas +/-) onde tens exercícios propostos e resolves, e sempre que tiveres dúvidas o professor esclarece. Nas aulas das matemáticas varia apenas no facto de não haver aulas teórico-práticas, apenas práticas (embora a designação interna seja TP).
Caso tenhas curiosidade, até ao momento abordei os seguintes assuntos:
- Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Programação em JAVA (tanto orientada a objetos como não)
- Base de IP's, hexadecimal, binário, etc
- Base de Linux
- Engenharia de Software
- Análise Matemática
- Matemática Computacional
- Matemática Discreta
(caso tenhas curiosidade em algo específico diz-me)

Na minha opinião o ISEP investe muito mais na componente prática, que na verdade é aquilo que o mercado de trabalho de pede neste momento, o chamado "Saber Fazer". A diferença para a FEUP é que a FEUP tem nome mas neste momento, com a demanda de Engenheiros Informáticos, isso já não interessa tanto.

Noutras componentes que não as letivas (que também é importante referir), o ISEP integra-te da melhor forma na vida universitária. Garanto-te que terás sempre colegas de curso mais velhos dispostos a ajudarem-te e se quiseres saber mais sobre isso diz-me.
Outra coisa... Aquela visão de "ah, na universidade os professores não querem saber de ti, és mais um numa sala e se tiveres mal desenrascas-te" no ISEP isso pouco acontece. Nas teóricas ainda acredito porque são 50/60 alunos numa sala, mas se tiveres uma dúvida os professores prontamente te responderão. A relação aluno-professor é fantástica, sempre dispostos a ajudar.

Qualquer outra dúvida diz-me! :)

Michel Omena

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2021
Boa noite!
Estou neste momento no primeiro ano do curso de Engenharia Informática no ISEP e aqui vai o meu feedback.
Antes de mais estou a adorar o curso, recomendo-te porque é um curso muito completo.
Apesar do estigma que existe à volta dos politécnicos, o curso é igualmente bom na FEUP e no ISEP.
O curso funciona assim: tens 5 cadeiras por semestre (para já é o que tenho), 4 delas cadeiras de matérias específicas, programação, matemáticas e 1 delas que te acompanha todos os semestres em que aprendes a trabalhar em grupo, soft skills, como fazer todas as coisas que estão associadas à universidade e futuro mercado de trabalho e nas últimas 3/4 semanas de cada semestre tens apenas essa cadeira, onde passa a ser um projeto multidisciplinar, onde relacionas todos os conteúdos (por exemplo, programar utilizando noções matemáticas que abordaste noutras cadeiras).
Semanalmente funciona assim: tens 50 minutos de aula teórica de cada cadeira (das 4, a 5ª cadeira apenas tem uma aula de 100 minutos semanal), preferencialmente no início da semana, onde são lecionados os conteúdos teóricos da cadeira, depois tens 50 minutos de aula teórico-prática, que consiste no professor pegar em alguns exercícios e desconstruí-los, explicando passo a passo, sempre pronto para tirar dúvidas. Depois tens 200 minutos de componente prática, onde estás dividido por turma (15 pessoas +/-) onde tens exercícios propostos e resolves, e sempre que tiveres dúvidas o professor esclarece. Nas aulas das matemáticas varia apenas no facto de não haver aulas teórico-práticas, apenas práticas (embora a designação interna seja TP).
Caso tenhas curiosidade, até ao momento abordei os seguintes assuntos:
- Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Programação em JAVA (tanto orientada a objetos como não)
- Base de IP's, hexadecimal, binário, etc
- Base de Linux
- Engenharia de Software
- Análise Matemática
- Matemática Computacional
- Matemática Discreta
(caso tenhas curiosidade em algo específico diz-me)

Na minha opinião o ISEP investe muito mais na componente prática, que na verdade é aquilo que o mercado de trabalho de pede neste momento, o chamado "Saber Fazer". A diferença para a FEUP é que a FEUP tem nome mas neste momento, com a demanda de Engenheiros Informáticos, isso já não interessa tanto.

Noutras componentes que não as letivas (que também é importante referir), o ISEP integra-te da melhor forma na vida universitária. Garanto-te que terás sempre colegas de curso mais velhos dispostos a ajudarem-te e se quiseres saber mais sobre isso diz-me.
Outra coisa... Aquela visão de "ah, na universidade os professores não querem saber de ti, és mais um numa sala e se tiveres mal desenrascas-te" no ISEP isso pouco acontece. Nas teóricas ainda acredito porque são 50/60 alunos numa sala, mas se tiveres uma dúvida os professores prontamente te responderão. A relação aluno-professor é fantástica, sempre dispostos a ajudar.

Qualquer outra dúvida diz-me! :)
---------------------------------------

Olá António Barbosa,

Sou aluno de engenharia eletrotécnica e de computadores do ISEP entrei em 20/21 porém gostaria de mudar para engenharia informática achas que seria uma boa mudança tendo visto que o mercado para engenharia hardware não tem tanta procura como para software e que a maioria que termina eletrotécnica e de computadores acaba por programar ?

Cumprimentos colega;

Michel Omena

António Barbosa

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Boas!
O mercado para engenharia orientada para software está bastante bom e garantidamente tens emprego. Não conheço a realidade do Hardware, mas acredito que esteja pior.
É verdade que em eletrotécnica acabas por programar, mas Informática não é só "programar" mas sim fazer software. Em Informática aprendes a como programar mas principalmente que padrões deves usar, como deves abordar determinados problemas, bem com interligação com vários sistemas.
Mas sim, Informática é uma ótima aposta!
Cumprimentos

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boas!
O mercado para engenharia orientada para software está bastante bom e garantidamente tens emprego. Não conheço a realidade do Hardware, mas acredito que esteja pior.
É verdade que em eletrotécnica acabas por programar, mas Informática não é só "programar" mas sim fazer software. Em Informática aprendes a como programar mas principalmente que padrões deves usar, como deves abordar determinados problemas, bem com interligação com vários sistemas.
Mas sim, Informática é uma ótima aposta!
Cumprimentos
Só para acrescenter que em muitos dos ramos da informática não é nem programar nem fazer software. Existem imensos engenheiros informáticos que não programam nem trabalham diretamente no desenvolvimento de software como é o caso de muitas carreiras em áreas de investigação (e.g., algoritmos), área da segurança (e.g., security analyst, risk assessment/management-related careers), sistemas empresariais (e.g., modelação e arquitetura de processos de negócio, gestão de projetos) e muitas outras. No fundo Engenharia Informática tem a ver com tudo o que está relacionado com dados em forma digital (ou não, actually), estejam guardados em discos, RAM ou em formas mais "absurdas" como DNA. Desenvolvimento de software é algo muito niche para as áreas de Engenharia de Software, em maior parte dos trabalhos (e.g., data scientist) faz-se uso de ferramentas (software) para transformar, gerir, proteger dados e informação digital, não necessariamente trabalhar no desenvolvimento de software.

Dito isto, sim, a área de desenvolvimento de software é das áreas com maior procura no mercado mas há muito mais a dizer sobre Eng. Informática. 🤗

Boa sorte @Michel Omena!

Última edição:
  • Fabulous
Reactions: floater3