Engenharia Informática tem matemática A?

Mars212

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2019
Estou num ctesp para depois ingressar em eng informática porém estou com medo da matemática. O meu ctesp (redes e sistemas informáticos) tem matemática porém é fácil. Eu já vi como é a matemática A, assisti a uma aula uma vez, e estou com MUITO medo de ter de saber esse tipo de matemática. Sempre me disseram que sou muito inteligente inclusive na matemática, mas matemática A não quero jamais!!!!!!!!! Alguém que tenha andado em ciências e depois tenha ido para eng. Informática?

P.s: estou num politécnico

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Estou num ctesp para depois ingressar em eng informática porém estou com medo da matemática. O meu ctesp (redes e sistemas informáticos) tem matemática porém é fácil. Eu já vi como é a matemática A, assisti a uma aula uma vez, e estou com MUITO medo de ter de saber esse tipo de matemática. Sempre me disseram que sou muito inteligente inclusive na matemática, mas matemática A não quero jamais!!!!!!!!! Alguém que tenha andado em ciências e depois tenha ido para eng. Informática?

P.s: estou num politécnico
Olá,

Engenharia Informática, como o nome sugere, é uma engenharia e por standards europeus/internacionais tem, obviamente, ECTS dedicados a matemática. A matemática em Engenharia Informática normalmente consiste em análises/cálculos (duas ou três cadeiras que são "continuação" de Matemática A), álgebra linear e matemática discreta. A matemática é crucial para Eng. Informática porque tudo o que é criado num sentido engenheiro da coisa parte de bases matemáticas.

Matemática A não é nenhum bicho de sete cabeças, a partir do momento em que percebes as bases, é só construir a partir daí e fazer exercícios.

• Like
Reactions: David1154

Mars212

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2019
Olá,

Engenharia Informática, como o nome sugere, é uma engenharia e por standards europeus/internacionais tem, obviamente, ECTS dedicados a matemática. A matemática em Engenharia Informática normalmente consiste em análises/cálculos (duas ou três cadeiras que são "continuação" de Matemática A), álgebra linear e matemática discreta. A matemática é crucial para Eng. Informática porque tudo o que é criado num sentido engenheiro da coisa parte de bases matemáticas.

Matemática A não é nenhum bicho de sete cabeças, a partir do momento em que percebes as bases, é só construir a partir daí e fazer exercícios.

E dá-se a continuação de tooda a matéria de matemática A?! Estás a dizer que tenho de saber 9 livros de secundário?!
Conheço pessoal da minha antiga escola que não conseguiu tirar matemática A e desistiu, é uma escola difícil mas acho que é sim um bicho de sete cabeças...

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
mas acho que é sim um bicho de sete cabeças
A minha relação com a matemática foi em decadência devido a ter desmotivado e por consequência apliquei-me menos e mesmo assim passei com uma nota razoável. Visto isto não, não é um bicho de sete cabeças. Com a orientação certa e dedicação qualquer pessoa consegue fazer Matemática A.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
E dá-se a continuação de tooda a matéria de matemática A?! Estás a dizer que tenho de saber 9 livros de secundário?!
Conheço pessoal da minha antiga escola que não conseguiu tirar matemática A e desistiu, é uma escola difícil mas acho que é sim um bicho de sete cabeças...
Posso estar errado mas tens de ter exame de Matemática para todos os cursos de Eng. Informática do país. Se o curso que te candidaturas só pedir Matemática e não Matemática A então podes esperar simplesmente a continuação da matéria do exame de entrada.

Também conheço pessoas que estavam num curso profissional e tiraram Matemática A para entrar na universidade em Informática, há casos e casos.

Mars212

Membro Caloiro
Matrícula
17 Novembro 2019
Posso estar errado mas tens de ter exame de Matemática para todos os cursos de Eng. Informática do país. Se o curso que te candidaturas só pedir Matemática e não Matemática A então podes esperar simplesmente a continuação da matéria do exame de entrada.

Também conheço pessoas que estavam num curso profissional e tiraram Matemática A para entrar na universidade em Informática, há casos e casos.
Um ctesp é um curso técnico superior profissional exatamente para entrares no curso sem exame nacional. Sim nas universidades precisas de exame nacional na mesma, ouvi dizer que todas as engenharias são cheias de matemática, mas num politécnico basta fazeres um exame de acesso relacionado ao curso que tiraste ou até só matemática B e entras. Inclusive há disciplinas que fazes no curso que já ficam feitas para a licenciatura. Por isso é que estou preocupada com a matemática A , disseram me que nos politécnicos a matemática não era nada doutro mundo ao contrário das universidades...
Eu venho de humanidades, ou seja neste momento o meu conhecimento de matemática é quase nulo

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
disseram me que nos politécnicos a matemática não era nada doutro mundo ao contrário das universidades...
Eu não conheço a área mas creio que engenharias são engenharias e matemática vai ser sempre matemática independentemente se é lecionada num politécnico ou numa universidade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Eu não conheço a área mas creio que engenharias são engenharias e matemática vai ser sempre matemática independentemente se é lecionada num politécnico ou numa universidade.
Os conteúdos, a profundidade e a exigência com que dás a matemática pode variar de instituição para instituição (e varia).

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Gritante e nem é pouco. Cheguei a ter amigos que passaram a vida a tirar 10-13 em mat A no secundário( e esforçavam-se muito para isso) na mesma turma comigo, e depois chegam à faculdade e sacam 18s a cálculo, depois noutras faculdades tirares um 10 em certas cadeiras de mat é uma dádiva de Deus, se é que me entendes.