Engenharia Informática vs. Ciências da computação

Rui Veiga

Membro Dux
Matrícula
28 Abril 2018
Curso
Engenharia física
Disseram aqui que Ciencias da Computaçao esta mais ligada ao Hardware, o que nao me interessa assim tanto contudo ja disseram que nao era nada
Tinha a ideia que cc era mais teórico e relacionado com software do que engenharia informática, por isso é que escolhi cc em vez de engenharia informática na minha candidatura. Mas também gostava que alguém me esclarecesse neste aspecto já agora.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Disseram aqui que Ciencias da Computaçao esta mais ligada ao Hardware, o que nao me interessa assim tanto contudo ja disseram que nao era nada disso.
Gostava que me esclarecessem um bocado através do vosso conhecimento, caso tenham colegas em ambos dos cursos ou assim, e que me falassem um pouco de ambas as universidades se possivel.
Obrigado :relaxed:
Tinha a ideia que cc era mais teórico e relacionado com software do que engenharia informática, por isso é que escolhi cc em vez de engenharia informática na minha candidatura. Mas também gostava que alguém me esclarecesse neste aspecto já agora.

Isso não é verdade.
Só pelo nome do curso podem identificar que estarão a estudar ciências e não engenharia, o que logo à partida dá um indicativo sólido de que terá menos hardware. Ciências da Computação lidam com computadores numa perspetiva mais matemática e científica, no sentido de estudo da computabilidade e complexidade, teoria dos números (e muito provavelmente grafos) e, obviamente, programação. Engenharia Informática deve, à partida, focar-se no aspeto mais prático da ciência da computação com algumas componentes de hardware como Arquitetura de Computadores e Organização de Computadores (no IST). No entanto, ambos os cursos são boas escolhas e têm objetivos um bocadinho diferentes.

De novo, este comentário é especificamente para a UMinho em muitas faculdades Eng. Informática é mais próxima de CC do que EI no Minho (ex. Técnico).

Abraço

LordMG

Membro Caloiro
Matrícula
16 Abril 2023
Bocado tarde, mas quem quiser tirar mestrado/especializar em IA ou robótica, escolhe EI ou CC? Agradecia também se alguém esclarecesse qual era a melhor/garantia mais oportunidades entre a UMinho, FCUP, FEUP.
Post automatically merged:

Bocado tarde, mas quem quiser tirar mestrado/especializar em IA ou robótica, escolhe EI ou CC? Agradecia também se alguém esclarecesse qual era a melhor/garantia mais oportunidades entre a UMinho, FCUP, FEUP.
Pelos vistos, há um curso denominado de "Inteligência Artificial e Ciência de Dados" na FCUP. Se der para fazer mestrado ainda melhor.

Última edição:

servdi

Membro Caloiro
Matrícula
19 Maio 2023
com o tempo, um novo banco on-line será necessário quando todos mudarem para o digital e todas as profissões, desde o desenvolvimento até a segurança cibernética, forem necessárias lá