Engenharia Informática vs Mecânica vs Aeroespacial

AlbertoFonseca

Membro Caloiro
Matrícula
30 Março 2023
Boas malta! Venho desde já tentar reunir o pessoal de várias áreas para me tirar uma dúvida q me tá a tirar o sono hahaha. Epa é assim eu estou a pensar em que curso irei concorrer e estou indeciso entre 3 sendo eles engenharia informática e computação na FEUP, engenharia mecânica na FEUP e engenharia Aeroespacial no Minho. A minha dúvida era qual será o melhor em termos de salários, saídas, oq fazem nos cursos em geral, se o pessoal gosta ou n deles. Resumindo estava à procura de opiniões dps de já ter visto algumas opiniões antigas espalhas pelo site e continuar sem um rumo fixo. O mal disto tudo é que eu gosto de mecânica e informática, gostando ainda de " fazer as coisas pelas minhas próprias mãos " criando projetos que ajudem a resolver problemas.

Qualquer ajuda ou contacto q conheçam vai ajudar. Eu quero conhecer as experiências de cada um para ver oq será melhor escolher.

Boas malta! Venho desde já tentar reunir o pessoal de várias áreas para me tirar uma dúvida q me tá a tirar o sono hahaha. Epa é assim eu estou a pensar em que curso irei concorrer e estou indeciso entre 3 sendo eles engenharia informática e computação na FEUP, engenharia mecânica na FEUP e engenharia Aeroespacial no Minho. A minha dúvida era qual será o melhor em termos de salários, saídas, oq fazem nos cursos em geral, se o pessoal gosta ou n deles. Resumindo estava à procura de opiniões dps de já ter visto algumas opiniões antigas espalhas pelo site e continuar sem um rumo fixo. O mal disto tudo é que eu gosto de mecânica e informática, gostando ainda de " fazer as coisas pelas minhas próprias mãos " criando projetos que ajudem a resolver problemas.

Qualquer ajuda ou contacto q conheçam vai ajudar. Eu quero conhecer as experiências de cada um para ver oq será melhor escolher.
Boas! Sou estudante de engenharia aeroespacial em Lisboa e vou te dar o meu ponto de vista em relação à tua situação. Qualquer um dos três cursos vai te dar bons salários se gostares do que fazes e se te esforçares minimamente, tens de tentar perceber é se queres ter mais cadeiras relacionadas a informática ou física. Ou seja, em todas as engenharias (praticamente) vais ter um pouco dos dois mas no caso de aero e mecânica vais ter muitas mais cadeiras de física do que de programação, o contrário aplica-se para informática. Em termos de saídas, tens de ter em conta vários fatores mas se quiseres simplesmente por número de postos de trabalho, acredito que informática tenha mais no momento. A diferença entre mecânica e aero é pouca (em termos de cadeiras), sendo mecânica mais abrangente. Posto isto, eu continuava a escolher mil vezes o curso que escolhi, acho que o pessoal no geral sente-se da mesma forma, afinal estas coisas que voam são super interessantes, o curso está bem estruturado e tens imensos núcleos para por a teoria em prática (nas faculdades que referiste não há tantos). Se quiseres fazer coisas com as mãos, só com caneta e cadernos, ou então entras num núcleo (talvez haja mais na feup). Ah e não te enganes com gosto de mecânica = física de secundário e gosto de informática = programação de 12°, no entanto claro que isso ajuda na escolha. Espero ter ajudado qualquer coisa.

Boas! Sou estudante de engenharia aeroespacial em Lisboa e vou te dar o meu ponto de vista em relação à tua situação. Qualquer um dos três cursos vai te dar bons salários se gostares do que fazes e se te esforçares minimamente, tens de tentar perceber é se queres ter mais cadeiras relacionadas a informática ou física. Ou seja, em todas as engenharias (praticamente) vais ter um pouco dos dois mas no caso de aero e mecânica vais ter muitas mais cadeiras de física do que de programação, o contrário aplica-se para informática. Em termos de saídas, tens de ter em conta vários fatores mas se quiseres simplesmente por número de postos de trabalho, acredito que informática tenha mais no momento. A diferença entre mecânica e aero é pouca (em termos de cadeiras), sendo mecânica mais abrangente. Posto isto, eu continuava a escolher mil vezes o curso que escolhi, acho que o pessoal no geral sente-se da mesma forma, afinal estas coisas que voam são super interessantes, o curso está bem estruturado e tens imensos núcleos para por a teoria em prática (nas faculdades que referiste não há tantos). Se quiseres fazer coisas com as mãos, só com caneta e cadernos, ou então entras num núcleo (talvez haja mais na feup). Ah e não te enganes com gosto de mecânica = física de secundário e gosto de informática = programação de 12°, no entanto claro que isso ajuda na escolha. Espero ter ajudado qualquer coisa.
Obrigado pela resposta mas se n for muito incomodo ainda tenho mais umas perguntas. Eu já sei um pouco de programação e sei o quão chato e frustrante pode ser mas pelo que tenho visto maior parte dos que saem de aeroespacial acabam também por programar. Isto é mito ou verdade ? Outra coisa em termos de estrangeiro consigo arranjar bons empregos com estes cursos tipo tenho equivalência? E prática acabo por ter alguma ou só em projetos de núcleos? Acho que por agr são essas as minhas duvidas.

Boas, Sou estudante de eng. aeroespacial em aveiro, não sei se venho tarde à conversa mas antes de me candidatar acabei por ter muito as dúvidas que tens, gostando muito de mecânica mas também de informática, mas gostando também de ter uma experiência mais "prática" e por as mãos na massa em vez de ficar só a teclar num computador.

Mecânica acaba por ser muito focado em, pasma-se, mecânica; ou seja, a parte da física ligada a tudo o que seja mecânica dos sólidos, fluidos, termodinâmica, transferência de calor, etc. enquanto aeroespacial mistura um bocado de mecânica com engenharia de materiais e principalmente com eletrónica e computadores

às vezes pensa-se que engenharia informática e engenharia eletrotécnica e computadores são muito parecidas, mas não confundas, em engenharia informática basicamente o que dás é um cheirinho só de arquitetura de computadores e de resto dás programação programação e mais programação, em várias linguagens e com vários objetivos mas no final de tudo: programação
Na parte de eng. aeroespacial focada na eletrónica, dás programação (normalmente em c/c++, uma linguagem mais virada para a programação de baixo nível, usada na programação de microcontroladores/arduíno; nada de python e essas linguagens de mais alto nível que normalmente são abordadas nos primeiros anos de eng. informatica) e depois aventuras-te um bocado pela análise de circuitos, montagem de circuitos em vida real, controlo, microcontroladores, etc.

Portanto, se o teu gosto é mesmo programação e nada mais, informática é a melhor opção, mas não esperes mexer em muito mais coisas do que programar num computador

Se gostas de mecânica, mas também tens interesse em alguma programação (e sublinho, principalmente em c/c++/assembly eventualmente) e mexer com coisas tipo circuitos, placa branca, microcontroladores, ou seja, relacionado a computadores mas mexer nos componentes mais básicos, aeroespacial é um bom curso para ti. Também existe engenahria em automação industrial, que aí sim é mesmo metade mecânica e metade eletrónica, mas essa licenciatura só tens em aveiro penso eu. Em aero, continuas a dar todos os conceitos principais de mecânica, mas eventualmente se quiseres podes prosseguir por um rumo mais virado à eletrónica

Saídas tens sempre mais em informática. Em aeroespacial especificamente, o mercado tem evoluido muito em Portugal, mas também tens capacidade para empregos na área da engenharia mecânica. No fundo, em termos de empregos a programar, informática dá-te acesso direto mas como é uma área muito concorrida, qualquer curso de engenharia que tenhas consegues arranjar um emprego desses, podes é ter mais dificuldades no início

Boas, Sou estudante de eng. aeroespacial em aveiro, não sei se venho tarde à conversa mas antes de me candidatar acabei por ter muito as dúvidas que tens, gostando muito de mecânica mas também de informática, mas gostando também de ter uma experiência mais "prática" e por as mãos na massa em vez de ficar só a teclar num computador.

Mecânica acaba por ser muito focado em, pasma-se, mecânica; ou seja, a parte da física ligada a tudo o que seja mecânica dos sólidos, fluidos, termodinâmica, transferência de calor, etc. enquanto aeroespacial mistura um bocado de mecânica com engenharia de materiais e principalmente com eletrónica e computadores

às vezes pensa-se que engenharia informática e engenharia eletrotécnica e computadores são muito parecidas, mas não confundas, em engenharia informática basicamente o que dás é um cheirinho só de arquitetura de computadores e de resto dás programação programação e mais programação, em várias linguagens e com vários objetivos mas no final de tudo: programação
Na parte de eng. aeroespacial focada na eletrónica, dás programação (normalmente em c/c++, uma linguagem mais virada para a programação de baixo nível, usada na programação de microcontroladores/arduíno; nada de python e essas linguagens de mais alto nível que normalmente são abordadas nos primeiros anos de eng. informatica) e depois aventuras-te um bocado pela análise de circuitos, montagem de circuitos em vida real, controlo, microcontroladores, etc.

Portanto, se o teu gosto é mesmo programação e nada mais, informática é a melhor opção, mas não esperes mexer em muito mais coisas do que programar num computador

Se gostas de mecânica, mas também tens interesse em alguma programação (e sublinho, principalmente em c/c++/assembly eventualmente) e mexer com coisas tipo circuitos, placa branca, microcontroladores, ou seja, relacionado a computadores mas mexer nos componentes mais básicos, aeroespacial é um bom curso para ti. Também existe engenahria em automação industrial, que aí sim é mesmo metade mecânica e metade eletrónica, mas essa licenciatura só tens em aveiro penso eu. Em aero, continuas a dar todos os conceitos principais de mecânica, mas eventualmente se quiseres podes prosseguir por um rumo mais virado à eletrónica

Saídas tens sempre mais em informática. Em aeroespacial especificamente, o mercado tem evoluido muito em Portugal, mas também tens capacidade para empregos na área da engenharia mecânica. No fundo, em termos de empregos a programar, informática dá-te acesso direto mas como é uma área muito concorrida, qualquer curso de engenharia que tenhas consegues arranjar um emprego desses, podes é ter mais dificuldades no início
Boas, claro que n chegaste atrasado hahah, mas ainda tenho algumas dúvidas. Sabes os salários que se sai do curso e principalmente as saídas para o estrangeiro (n penso em ficar em Portugal para ganhar pouco mais q o salário mínimo) ? E já agr caso eu vá por exemplo para eng. mecânica oq é preciso para pedir transferência ao fim de 1 ano para eng. aeroespacial? Muitas das pessoas q já falei de eng. aeroespacial dizem q acabam tb por programar como emprego confirmas ou há mais q se lhe diga e q se faça no curso? E o curso é muito difícil? E prática tem alguma ou só com os núcleos dos estudantes/projetos e competições dos mesmos? Acho q para agr é tudo mas se te lembrares de algo pertinente acrescenta.

Eu não sei especificar salários porque ainda demoro algum tempo a acabar o curso e não conheço ninguém que se tenha formado em aeroespacial, mas diria que em termos de salários podes esperar ganhar bem, se trabalhares na área de mecânica/eletrónica/informática, na área de aeroespacial especificamente como a oferta é reduzida e são principalmente empresas pequenas em localidades mais distantes, diria que o salário expectável deve ser mais pequeno, mas não deves escolher o curso só por causa do salário

Como mencionei na resposta acima, a programação que dás em aero é focada especialmente na área da eletrónica, pelo que dás bases de c++, talvez um pouco de assembly mas a não ser que depois no futuro sigas uma área mais focada na eletrónica não vais saber mais de programação do que quem faça um curso online introdutório de c++ em 2 semanas. Provavelmente sim há muitos engenheiros mecânicos e aeroespaciais que trabalham a programar, mas isso não é por causa do que aprendes no curso mas sim porque é uma área com muita procura e muitas empresas aceitam quase só quem esteja disposto a aprender a programar (eu conheço pessoas que tiraram cursos de linguas na universidade, e estão a trabalhar a programar). Engenharia aeroespacial, pelo menos a nível de licenciatura, não te ensina a ser programador. Aprendes o básico de c++ mas não mais do que isso.

O curso é difícil sim, não se pode dizer que seja fácil, pois tens cadeiras como termodinâmica, mecânica de fluidos, transferência de calor, sistemas e controlo, que são tópicos avançados e que dão imensas dores de cabeça a qualquer estudante. No entanto, aeroespacial engana muito pela média, é um curso com média alta sim mas não é por isso que é mais difícil do que engenharia mecânica/eletrónica

Em comparação com informática, lá está não conhecendo tão bem o curso, posso dizer que em informática não das nem metade de física/mecânica/eletrónica do que dás em aero/MEC. Informática é mesmo focado só na programação e desenvolvimento, mas não é por isso que é mais fácil, pelo contrário, acaba por apresentar os seus próprios desafios e muita gente acaba por achar linguagens de programação conceitos bastante abstratos.

Em relação à prática, sei falar apenas de Aveiro
Tens alguma prática no curso sim, desde experiências laboratoriais de mecânica clássica, eletromagnetismo, engenharia e testes em materiais, e tens cadeiras de eletrónica onde mexes com circuitos e possivelmente microcontroladores (aka Arduino, esp32, stm32 etc.)
Também não sei como é no Minho mas tanto em Aveiro como FEUP como técnico etc tens vários projetos extracurriculares , todas as que mencionei têm equipas de fórmula student (fazer um carro de fórmula 1), e outros projetos como drones autónomos, motas, etc. Dependendo da dimensão do projeto em que te queiras envolver e da tua participação, diria que nestes projetos podes até ter mais prática do que nas aulas

Em relação a mudança de curso, depende muito da universidade mas regra geral em licenciatura as vagas deixadas para mudança de par instituição/curso são muito próximas de 0 e a melhor chance que tens de mudar de mecânica para aero depois do 1 ano é concorrer novamente através do concurso nacional de acesso (lembrando que os exames que tens, são válidos por 5 anos a contar do ano em que os fizeste). De mecânica para aero és capaz de ter equivalências a algumas cadeiras mas por outro lado mecânica não tem cadeiras de eletrónica e materiais que hás de ter no 1 ano, então conta sempre com algum trabalho extra se forss mudar de curso

Aero é um curso muito versátil. Se souberes a 100% que a tua paixão é engenharia mecânica ou engenharia informática, inscreve te num desses cursos. Aero é, mais uma vez, basicamente uma licenciatura em engenharia mecânica com uns cheirinhos de eletrónica e uns cheirinhos de materiais
Se já souberes de antemão que queres trabalhar com eng. Mecânica ou informatica no futuro, vai para um desses cursos. Se ainda não souberes a 100% , ou se sentires que gostarias de trabalhar tanto na área da mecânica como na área da eletrónica, aero é um bom curso para ti pois consegues formar bases nos dois lados e com algum esforço depois poder seguir alguma área em específico ou ser no geral um engenheiro polivalente.

• Like
Reactions: shootingstar14