ISEL Engenharia Informática

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Boa noite, gostaria de saber as vossas opiniões acerca desta licenciatura no politécnico de Lisboa. Acham que o politécnico tem "prestígio" no mercado de trabalho?
Obrigado.

Boa tarde, pretendo ingressar este ano em Engenharia Informática no ISEL pela segunda fase de exames nacionais. A minha média final de ingresso é de 14.0 valores, notei pelo site da DGES que o último colocado em Engenharia Informática e Computadores no ano passado teve 13.6 valores, já em anos anteriores este valor era muito mais alto, em 14.5.
Não sei a razão do valor descer tanto em 1 ano, notei que no curso de Engenharia Informática e Multimédia do ISEL a média do último colocado também desceu imenso (13.5 agora).
A minha pergunta é, para os entendidos, se acham que tenho boas hipóteses de entrar ou não num destes cursos com a minha média, e também relacionado, se acham que as médias vão voltar a subir significativamente este ano. Obrigado desde já

• Like
Reactions: carolinaasx
Boa tarde, pretendo ingressar este ano em Engenharia Informática no ISEL pela segunda fase de exames nacionais. A minha média final de ingresso é de 14.0 valores, notei pelo site da DGES que o último colocado em Engenharia Informática e Computadores no ano passado teve 13.6 valores, já em anos anteriores este valor era muito mais alto, em 14.5.
Não sei a razão do valor descer tanto em 1 ano, notei que no curso de Engenharia Informática e Multimédia do ISEL a média do último colocado também desceu imenso (13.5 agora).
A minha pergunta é, para os entendidos, se acham que tenho boas hipóteses de entrar ou não num destes cursos com a minha média, e também relacionado, se acham que as médias vão voltar a subir significativamente este ano. Obrigado desde já
A primeira fase é uma incógnita. A segunda fase então, é uma incógnita ainda maior. Vai depender dos alunos que mudem de curso ou das vagas que sobram. Provavelmente as médias irão subir, mas nada é certo.

• Like
Reactions: carolinaasx
As médias poderão subir, principalmente devido à subida da média do exame de matemática, mas acho que não será uma subida drástica. Nada melhor do que arriscar, boa sorte!

• Like
Reactions: David1154
Olá @Tiago Taquelim Ferreira

Pelo que vi o ISEL não tem cursos em pós-laboral.

Tem sim, sempre teve. Esse é um dos temas que o separa das restantes faculdades.

Respondendo ao OP:

1 - 14 não é uma média brilhante para entrar em Engenharia nesta fase, pois a procura de técnicos em Portugal, em especial em Engenharia Informárica e afins tem sido tremenda. As notas do Isel têm subido em particual porque o curso foi reconhecido pela ordem há cerca de 3 ou 4 anos, e embora o estigma da proveniencia politécnico/bacharelato ainda existir, hoje em dia o curso está em linha com as directrizes internacionais dos cursos de engenharia pos-bolonha. No limite, tentar melhorar a nota de matemática pode ajudar a ter mais probabilidades... e se não der este ano, é voltar a tentar no outro.

2 - A nota de entrada no isel é única para o curso, independentemente do regime em que o aluno se inscrevr. Aliás o processo, de candidatura, é independente do processo de inscrição, que por sua vez não limita o regime (tanto ao nível do horário, como ao nível do número de cadeiras, por exemplo se tiver no regime com metade das disciplinas por semestre).
Da mesma forma, o programa, grau de dificuldade, conteúdo, prazos para entrega de trabalhos, tempo para exames e fichas, é em tudo igual em qualquer regime. O racional é, não só é permitido beneficiar alunos por que estão a estudar à noite (porque aí a faculdade ficava inundada nesses regimes) como também do ponto de vista científico e no mercado de trabalho iria haver uma descredibilização dos alunos que estudam à noite e da instituição relativamente ao Rigor.

A ideia é, no dia em que acabar o seu curso, e for a uma entrevista de trabalho, acha justo perguntarem-lhe se estudou de dia ou de noite?

3 - Uma ressalva. O regime noturno, é chamado de regime pos laboral por alguma razão e é normalmente reservado aos alunos que conseguem comprovar que são trabalhadores estudantes.

Finalizo com desejando um bom futuro de estudo a um potencial colega Iseliano!
MC

Olá,
este ano eu vou candidatar-me ao curso da Engenharia Informática e de Computadores no ISEL.
Será que alguem aqui já participou ou vai participar também no curso e do que eu devia esperar (especialmente professores ahaha)?

Boa noite, ao fazer a matricula tive que escolher uma turma e nao encontrava horarios em lado nenhum então escolhi uma ao calhas, tive azar e calhou me uma em que tenho aula a noite onde saio as 23 e uma aula ao sabado, gostava de saber se é possivel mudar de turma para ter um horario melhor

Olá a todos!
Eu estou agora no 11° ano mas com toda a pressão de escolher exames, escolher a área que queremos e escolher os cursos eu tive de pesquisar bastante sobre o assunto.
Mesmo assim, ainda fiquei com dúvidas sobre o curso do ISEL de engenharia de informática e de Computadores.
Poderiam ajudar me em algumas questões como... Esta licenciatura, é mais prática ou teoria? Quais são as principais coisas que aprenderam neste curso? (caso estejam a frequentar ou já frequentaram) Recomendam para alguém que pretende ser engenheira de software, programar principalmente sites, aplicações, coisas desse estilo...?

(Ou então, se poderem, falem do curso em geral para saber se é o que pensava ou não.)

Obrigada!

Mesmo assim, ainda fiquei com dúvidas sobre o curso do ISEL de engenharia de informática e de Computadores.
Poderiam ajudar me em algumas questões como... Esta licenciatura, é mais prática ou teoria? Quais são as principais coisas que aprenderam neste curso? (caso estejam a frequentar ou já frequentaram) Recomendam para alguém que pretende ser engenheira de software, programar principalmente sites, aplicações, coisas desse estilo...?

Sou o Nome do Membro de um ano atrás com uma nova conta, e deixa-me relatar a minha experiência.
Sim, o curso do ISEL é muito mais prático do que os cursos das outras faculdades, todas as disciplinas que não são matemáticas vais ter trabalhos para entregar, ou seja, 4 cadeiras e 3 trabalhos por entregar durante o semestre... tens 12 trabalhos para entregar e talvez com um relatório incluido. Mas não stresses, se estudares passas a tudo.
No fim do curso estou confiante que vais estar pronta para desenvolver o que tu queres, sites, aplicações e ainda mais.

Mais uma nota, antes de entrares no curso de Engenharia Informática, esforça pela tua vida que desenvolvas a o método de pensar que é preciso para perceberes o que vais aprender. Estuda lógica digital, booleana, e tenta programar, por exemplo um joguinho de cócó, mas tenta. Vi muitos colegas que entraram em engenharia informática só porque jogavam jogos de computador e viram que não é assim tão simples e acabarem por ser filtrados.
Posso dizer-te o que aprendes no primeiro ano
-eletrónica, logica digital (booleano e aritmética de computadores) e programação em kotlin.
-trabalho de laboratório que desenvolves um sistema muito complexo (isto é uma cadeira só de pratica, não te ensinam teorica, precisas de ter as cadeiras do semestre passado para fazeres alguma coisa de jeito aqui), algoritmos e estruturas de dados e arquitetura de computadores

Professores... Alguns são bacanos, aliás, aliás diria que a média são bacanos, e realmente não me senti tratado como uma galinha que é processada pela máquina académica. Vais apanhar alguns professores mais oldschool (como paraíso e patriarca e palex e ja ouvi historia de terror do professor hernani) que são duros, mas eles tão sempre disponiveis, até por email. O único professor que podia dizer que foi mau foi o professor João Martins de Eletrónica no 1º semestre

Eu estou a gostar muito do curso, e planeio acabar com uma boa média. Fico feliz com a minha escolha, em vez de ter ido para a FCUL ou ISCTE, já vi os trabalhos e aulas que são dados lá e dá para ver que se vais estudar engenharia escolhe uma faculdade de engenharia (tecnico ou depois isel)

Os serviços académicos são porcaria tho.
Outra vez, estuda kotlin e logica booleana/digital
have fun!

Última edição:
Boa noite, ao fazer a matricula tive que escolher uma turma e nao encontrava horarios em lado nenhum então escolhi uma ao calhas, tive azar e calhou me uma em que tenho aula a noite onde saio as 23 e uma aula ao sabado, gostava de saber se é possivel mudar de turma para ter um horario melhor
Olá boa tarde, entrei este ano em informática e multimedia e aconteceu me exatamente o mesmo. Sempre conseguiste resolver??

Olá boa tarde, entrei este ano em informática e multimedia e aconteceu me exatamente o mesmo. Sempre conseguiste resolver??
Olá, entrei neste ano em engenharia informática e de computadores, e escolhi a turma de pos-laboral em vez de diurno, sempre conseguiste resolver o problema? Se sim, como?