- Matrícula
- 14 Abril 2015
- Mensagens
- 1,763
Depende daquilo que queres. Se pretenderes seguir a via académica e/ou de investigação, mestrado será o primeiro passo, e o doutoramento provavelmente seguir-se-á. Se não for isto que queres, acho que o mestrado serve de rampa para o mercado de trabalho, mas também conheço muitas pessoas que não tiraram mestrado e todas elas arranjaram emprego em 6 meses ou menos.Boa noite a todos! Não sei se este é o sitio mais adequado mas preciso da vossa opinião. Acham que vale a pena tirar mestrado em engenharia informática? Se sim, acham que tirar mestrado integrado trás vantagens?
Obrigado
Se for só mesmo porque sim, acho que não vale a pena. Estou agora em mestrado (não integrado) e isto continua a poder ser um 4º ano de licenciatura, não se aprende nada de extraordinário. A diferença é que tens de ler papers (são artigos científicos da área de informática) e fazer reviews. Há quem até goste mais ou menos e vá aprendendo alguma coisa. Para mim é só mesmo extremamente penoso e pessoalmente não aprendo muito a lê-los. O rácio daquilo que se aprende para o trabalho (muito dele burocrático, como relatórios desnecessários) que se tem continua a ser muito baixo. Há cadeiras que são puramente teóricas/académicas e não têm utilidade prática nenhuma (algumas até poderiam ter, mas fica-se sempre pela teoria e não há uma componente a que se possa chamar verdadeiramente prática).
No fim de contas, a maioria acaba por seguir para mestrado por pressão dos professores e porque supostamente te ajuda a progredir na carreira, mas fora este último aspeto e o facto de o 5º ano servir de rampa de lançamento, o mestrado não tem nada de especial.
Última edição: