Engenharia Informática

   
Boas pessoal,
Sei que não sou o primeiro nem o último a pedir as vossas opiniões....vou tentar ser o menos chato possível ;)
É o seguinte, tenciono entrar para o ensino superior na área de Engenharia Informática na qual já tenho experiência, e as universidades que irei colocar no concurso nacional irão ser a UCoimbra, UAveiro, UMinho e a Nova de Lisboa. Para a UCoimbra a minha nota de candidatura é de 143 valores; para a Uminho, UAveiro e a Nova de Lisboa a minha nota de candidatura é de 146 valores.

Sei que as notas dos últimos colocados nestas universidades em 2014 variaram exatamente entre 127.5 e 138 valores, sendo que a UCoimbra é a que tem a média de entrada mais baixa e na qual a minha média é de 143.

Neste momento precisava bastante mesmo, das vossas opiniões acerca dos seguintes assuntos:
- Será que a minha nota de candidatura 143/146 é suficiente, de forma a que posso estar "confortável" com ela? Ou recomendam-me aumentá-la na 2ª fase de exame?
- Embora que esteja quase decidido a nível das universidades que vou escolher, agradecia sempre um "input" das vossas opiniões sobre estas instituições :)
 
Eu quero seguir engenharia informática no entanto assola-me a dúvida FEUP ou ISEP... A minha nota de candidatura é cerca de 18,1 na FEUP e 18,8 no ISEP pelo que nesse campo estou seguro. A dúvida recai mesmo sobre o curso em si: eu procuro algo que me prepare bem, mas que seja prático, mais dinâmico e já que a licenciatura na FEUP parece muito mais teórica, estava a planear uma licenciatura no ISEP e eventualmente pedir equivalência e tentar um mestrado na FEUP. Tive oportunidade de visitar o ISEP na iniciativa dias abertos e achei bastante interessante principalmente pelas contínuas e inúmeras parcerias em projetos inovadores e portugueses que envolvem várias engenharias em simultâneo. Infelizmente não consegui visitar a FEUP. Alguém mais experiente o que acha? Ando a pensar nisto há mais de meio ano e continuo sem saber bem o que escolher
 
Buuu mas se perguntares a um colega teu da ISEP também ia dizer isso. não podemos ir por aí. acho que tens é de equacionar o que pretendes para o futuro e qual o que tá dá mais jeito pois pelo que sei a isep também tem grandes parcerias. em qualquer dos sítios irias estar bem servido.
 
Eu fui ao dia aberto da UPorto e sinceramente a FEUP não me pareceu estar envolvida em projetos tão interessantes como a UMinho, por exemplo.

Mas se tens de escolher entre ISEP e FEUP, pela reputação, FEUP é a opção a seguir ;)
 
Sim, mas não esquecer que FEUP é universidade o outro politécnico. Tenho colegas em ambos o sítios e olha que o da FEUP ainda nem está a acabar o curso e já tem empresas atrás dele, para não falar de concursos de programar tanta cena
 
Fui hoje ver as notas da primeira fase de exames nacionais e conclui o ano com uma média interna de 15,1 e com o exame de matemática (prova de ingresso) com 11.7.

Como tal, pensei que a FCTUC seria uma boa instituição para a licenciatura em Engenharia Informática.

Gostava de saber mais sobre a reputação dessa universidade nesse ramo e se alguém que estuda/estudou lá tem algum testemunho para dar.

Também estou com medo que este ano as médias de ingresso subam. O ano passado estavam em 127,5 e a minha média de acesso é de 134...

Boas Joana, A minha nota do exame também foi essa e a minha média do 12º é um pocuo mais alta mas não muito. Ainda estou na duvida entre Eng informatica ou eletrotecnica aqui em Coimbra. Mas lembra te que normalmente a prova de ingresso pode ser Matematico ou Matematica + Fisica, se calhar ajuda te , não sei :)
 
Estou na FCUL e disponível para os esclarecimentos que quiseres :p
O ISCTE, apesar de estar bastante perto de nós, não conheço de todo, infelizmente, nem nunca ouvi falar sobre informática lá. Em geral, o curso na FCUL é bastante trabalhoso, principalmente a partir do 2º ano.

No 1º ano tens bastantes cadeiras de matemática, Cálculo é sempre o pesadelo de toda a gente :D. A FCUL tem muito a tradição dos exames, por isso, tens exame a quase tudo. Há duas épocas de exame, podes fazer o exame em qualquer uma delas ou em ambas. Mesmo que faças por testes, a data do último teste é sempre no mesmo dia à mesma hora que a do 1º exame. A maioria dos professores deixam que optes por fazer o exame se os testes durante o semestre não correram bem.
No entanto, o mais difícil é mesmo aguentares durante o semestre, porque no 2º e 3º anos há bastantes trabalhos de grupo. Nesses anos o mais difícil é mesmo aguentares o ritmo, principalmente se fores de ir às aulas teóricas todas e/ou se não tiveres bons grupos de trabalho. No entanto, não te preocupes, porque, salvo duas ou três cadeiras, os exames não são nada de especial e são mais fáceis do que os exames nacionais. No 1º ano deves é preocupar-te em acompanhares bem as cadeiras de informática, porque a dificuldade do 1º semestre (com Introdução à Programação) para o 2º semestre aumenta... algo exponencialmente, mas as bases para a maior parte do que vem depois estão aí.

Tens vários sítios para comer, há 4 edifícios para aulas e todos têm algum bar. Para além disso, tens o refeitório do C7, a cantina velha e o bar grande do C5. Tens alguns lugares de estacionamento (não pagos) ao pé. A faculdade fica entre as estações de metro da Cidade Universitária e a do Campo Grande e também há autocarros ao pé. Na junta de freguesia do Campo Grande, que está praticamente anexada ao C8, até há uma creche, para pais que andem a estudar :p.

No que toca a colegas, há bastante entreajuda, principalmente no 1º ano. Nos seguintes, por causa dos trabalhos de grupo, continua a haver, mas já não há tanto. Não digo que o ambiente seja de cortar à faca, nada disso :p, mas as pessoas fazem grupos, depois acabam por não se entender, enfim... acaba por ser um pouco mais competitivo também, mas, em geral, mantêm-se boas relações entre as pessoas e como há muita gente é fácil encontrares pessoas com quem te dês bem. :)
 
Última edição:
  • Like
Reactions: rachel and Armdco
Agradeço as opiniões dadas em relação à minha dúvida até agora. Alguém em Engenharia Informática na FEUP que queira dar o seu contributo e opinião em relação ao curso (algo detalhada mas também não necessariamente um testamento)? :D Era o que procurava e ainda não consegui encontrar
 
Olá Diogo!
No Técnico, apesar do curso ter o nome de "Licenciatura...", após os 3 anos de licenciatura podes inscrever-te no mestrado sem necessitar de determinadas médias e sem pagar propinas mais altas (creio que haja áreas do mestrado cuja propina aumente, mas não são todas).
Portanto entrando no IST, fazes o mestrado como se fizesses no curso de MIEI na FCT.
Se gostares de programação, podes ficar apenas com a licenciatura e com título de "Engenheiro Técnico", porque já dá muito emprego mesmo assim.
Ambas são faculdades muito boas, vê as cadeiras numa e noutra, vê qual te fica mais perto, tenta visitar uma e outra para ver qual é o ambiente que preferes. Boa sorte! :D

Olá! Podes tentar descrever o ambiente como é no IST? Obrigado pela ajuda :)
 
Boa Tarde. Acabei à pouco tempo os exames nacionais de 12 ano, e agora quero entrar para uma universidade em Lisboa. Quero seguir engenharia informática ou outro tipo de engenharia relacionado com tecnologias. Queria saber opiniões sobres as universidades ISEL, Técnico, Nova, ISCTE e FCUL. Também gostava de saber, visto que não encontro em lado nenhum quanto é que vale a prova de ingresso (exame) em cada uma destas universidades relativas ao curso de engenharia informática. Gostaria de saber também a diferença entre o curso de engenharia e informática e o curso de engenharia informática e computadores (não sei se é a mesma coisa)
Obrigado desde já!
 
  • Like
Reactions: rachel
Boa tarde,
Acabei agora o 12º e queria entrar em Eng. Informática, mas coloca-se uma grande dúvida: FEUP ou IST? Qual aconselham, quer a nível de plano de estudos, exigência, renome da uni (penso que as duas tenham muito boa reputação), e também a nível do ambiente entre alunos.
Outro assunto é o facto de no IST o curso não ter o mestrado integrado...qual é a facilidade de, depois da licenciatura no ist, entrar no mestrado? os critérios de admissão são muitos?
 
Olá! Podes tentar descrever o ambiente como é no IST? Obrigado pela ajuda :)
Em Engenharia Informática, no campus da Alameda, o ambiente é bom, principalmente no primeiro ano em que tudo é novo e existe muita ajuda no nosso pavilhão (RNL), mesmo dos mais velhos para os caloiros. A partir do 2º a ajuda começa a ser menor, mas realmente não precisas tanto dela. Isto em relação aos trabalhos/projectos/testes.

Em relação a pessoas, são todas cinco estrelas (excepto um iluminado ou outro, mas isso há em todo o lado). Se fores à Praxe, vais arranjar colegas com muita facilidade. A Praxe de LEIC-A tem um ambiente muito descontraído e agradável. Os doutores/veteranos não são os "snobs" que se ouve falar por aí, e com certeza é uma grande ajuda para te integrares no espírito.
Engenharia Informática tem muitos projectos de grupo e trabalhos de laboratório onde dá jeito ir conhecendo as pessoas do teu ano (e de outros anos). Se não fores à Praxe, não faz mal, arranjas colegas na mesma pois no 1º semestre vais ter sempre a mesma turma nos turnos práticos e torna-se fácil.

Em termos de saídas e grandes festas, tens o Arraial do Técnico nas primeiras semanas de aulas, que tem sempre bons "artistas" (com aspas, por o ano passado foi Ana Malhoa! :P ) e cada curso a sua barraquinha de vendas. Não sei mais que isto, pois sou mais recatada que os meus colegas, mas o que não falta é malta para descontrair depois de um dia de aulas no arco do cego :)


Boa Tarde. Acabei à pouco tempo os exames nacionais de 12 ano, e agora quero entrar para uma universidade em Lisboa. Quero seguir engenharia informática ou outro tipo de engenharia relacionado com tecnologias. Queria saber opiniões sobres as universidades ISEL, Técnico, Nova, ISCTE e FCUL. Também gostava de saber, visto que não encontro em lado nenhum quanto é que vale a prova de ingresso (exame) em cada uma destas universidades relativas ao curso de engenharia informática. Gostaria de saber também a diferença entre o curso de engenharia e informática e o curso de engenharia informática e computadores (não sei se é a mesma coisa)
Obrigado desde já!
Sobre o Técnico podes ler tudo o que já escrevi neste tópico, inclusive o texto acima.
No Técnico é 50% Exame de Mat. A (mínima de 10,0) e 50% nota interna (mínima de 12,0).
Na FCT (Nova) sei que é 60% nota interna e 40% exame (pode ser Mat. A ou Mat. A + FQ ou Mat. A + BG).
Nas restantes que mencionaste não sei, mas com certeza que é dito no site de cada faculdade :)
Para decidires melhor, nada como veres o plano curricular de cada uma, variam um pouco - por exemplo, no IST tens muitas cadeiras de matemática que não tens na FCT, além de ser mais teórico.

A diferença entre EI e EIC, é praticamente nula, acho eu. Eu estou a tirar EIC e ainda não sei a diferença, mas já me disseram que EIC tem mais cadeiras de computação e de computadores (arquitetura de computadores, organização de computadores, etc).



Boa tarde,
Acabei agora o 12º e queria entrar em Eng. Informática, mas coloca-se uma grande dúvida: FEUP ou IST? Qual aconselham, quer a nível de plano de estudos, exigência, renome da uni (penso que as duas tenham muito boa reputação), e também a nível do ambiente entre alunos.
Outro assunto é o facto de no IST o curso não ter o mestrado integrado...qual é a facilidade de, depois da licenciatura no ist, entrar no mestrado? os critérios de admissão são muitos?
Só posso falar sobre o IST:
O ambiente entre alunos e afins escrevi no primeiro texto desta resposta.
Sobre o mestrado, procura pela minha resposta ao OgoidSiarom neste tópico :)