Engenharia Informatica - CTESP, Pos Laboral e Politecnicos

Bruno Costa00

Membro
Matrícula
25 Abril 2018
Boas! Espero que esteja tudo bem com vocês.
Vou começar com uma breve apresentação e posteriormente, as questões.
Sou um rapaz de 24 anos, que descobriu que ao fim de 3 anos de licenciatura em Design Gráfico, que não queria, sem duvida, continuar a trabalhar/estudar na aréa nem mais um ano. Resolvi parar 2 anos para trabalhar e ter algumas experiencias novas, decidindo agora, que iria fazer o que sempre quis mas sempre me senti impossibilitado.
Vindo de um secundário de artes (e acabado em EFA TIPO C devido a geometria), tive 0 bases de matemática e meio que destruiu os meus sonhos, até este ano, que decidi que mesmo sem isso conseguiria o que queria, que é Engenharia Informática.
Estou neste momento a estudar sozinho Matemática A (neste momento em Álgebra no site khan academy) e programação (grasshoper) e sem dúvida, super motivado e feliz com o que tenho feito.
Posto isto, o meu plano é : Entrar em CTESP enquanto estudo e aproveitar para, em Março, fazer exames acima de 23 no ISEP, IPCA e IPVC, para aceder à licenciatura em Engenharia Informática. Caso não passe, irei fazer esse CTESP até ao fim (aproveitando para fazer novamente exames acima de 23), aproveitar a transição entre CTESP-Licenciatura e também o estágio (isto tudo sendo estudante trabalhador).
A questões acerca disto são:
Ctesp's disponíveis para fazer - Tecnologias e Programação Sistemas de Informação no IPVC (laboral), Segurança e proteção de dados para sistemas de informação e Redes e Segurança informática (IPCA, laboral e pós laboral) e, por fim, Desenvolvimento Ágil de Software (ISEP - Pós laboral).
A questão aqui é, alguém tem experiencia/opinião acerca de algum curso destes e, se existe alguma diferença sobre Laboral ou Pós laboral a nível de aprendizagem?
Será esta abordagem do CTESP/maiores de 23 a melhor opção a tomar?
Deveria arranjar um complemento de aprendizagem (explicações) para tentar logo no primeiro ano passar nos acima de 23?

Peço desculpa este testamento e tantas questões mas gostaria de ouvir mais opiniões acerca disto de maneira a saber melhor gerir o que e onde o fazer.

Obrigado!

Ferreira_AR

Membro
Matrícula
25 Junho 2017
Qualquer via é útil e poderá ajudar-te, uma vez que não tens bases de matemática nem acabaste o outro curso, para te candidatares por regime de licenciados.
Já pensaste, também no de desenvolvimento web do IPCA? Também dá equivalências! ;)

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Vou, em princípio, começar um CET (Nível 5) em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação. Dura +- 1 ano ou 1 e meio e tem estágio. A minha ideia é começar a trabalhar na área e mais tarde fazer uma licenciatura em Eng. Informática, Ciência de Computação, Dados ou algo do tipo. Já entrei num curso por M23, e tenciono entrar no tal próximo por M23 também.

Para M23 é preciso inscrever nas provas (atenção ao prazo e regulamentos, no ISEP é no início do ano civil e vale apenas por 1 ano, na FEUP é quase a meio do ano civil e vale por 3 anos); depois faz-se a prova (normalmente é um teste de Matemática com a matéria de Mat A do secundário), tem-se uma entrevista e uma avaliação do currículo. Pelo menos o ISEP e a FEUP revelam as matérias que saem e exemplos de provas de anos anteriores. Vendo isso podes ter uma ideia, se te tornares capaz de resolver as provas anteriores já estarás bem encaminhado.

Em relação a ser um curso CTESP, eu não gosto 1º de, no ISEP, ser pós-laboral, e 2º de durar 2 anos. Prefiro um curso mais técnico e mais curto. O CTESP parece-me como uma pré-licenciatura escusada, mas sendo técnico superior profissional dado em politécnicos, tem provavelmente maior consideração por parte das faculdades que te avaliarão o currículo, até há concursos específicos para CTESP.