Engenharia Informatica sem bases...

Matrícula
27 Abril 2021
Olá a todos.
Sou aluna de CBL mas a pensar mudar de curso para EI.
Deve ser do tempo fechada em casa, da pandemia e a informática começou a despertar interesse em mim. Eu que nunca fui muito de computadores, programas, agora revejo-me em Engenharia Informatica e não na area de ciencias/saude como sempre achei.
Mas sendo uma completa leiga, para não dizer, toto, é muito arriscado mudar para EI? Conseguirei acompanhar o curso ou irei ficar para trás porque todos os outros já são entendidos? É o meu maior receio.
Tenho de fazer matemática que no ano passado nao fui a exame, mas acabei com 17, por isso acho que com um esforço consigo rever a materia e ir agora a exame.
Mas o medo de não conseguir acompanhar o curso de EI por estar mesmo a leste de programação e tudo mais, não me está a deixar decidir.
Para quem anda em EI, os alunos são todos daqueles que já domimam a linguagem, programação ou há quem comece do zero?
A ideia que tenho é que em EI espera-se que já todos entrem com competencias pelo menos a programar, ou estou enganada?
Qual a vossa opiniao sincera?

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá @Rosa Maria Sousa, bem-vinda ao fórum!

Não tens de ter medo nenhum, não é esperado que nenhum aluno venha com conhecimento prévio de informática ou que saiba programar. No início do curso vais dar coisas muito gerais como aprender a programar, as bases da programação, matemática, ... e só depois de teres as bases todas é que te vão pedir mais. Eng. Informática é provavelmente das engenharias mais autodidatas porque exige também muito estudo sozinho e muito "bater com a cabeça" nos problemas.

Eu comecei Eng. Informática sem ter muito conhecimento de programação, sabia o básico dos básicos, e não tive problemas durante o curso porque as primeiras cadeiras ajudam a colocar toda a gente no mesmo patamar.

Por isso, não, não tens de saber programar para entrar em Eng. Informática e será algo que vais aprender no início do curso. O curso em si é muito giro e à volta da resolução de problemas que tornam o curso extremamente dinâmico, ativo e interessante.

Dito isto e visto que ainda estamos em Abril, vais a tempo de: 1) aprender um bocadinho de programação e 2) garantires que queres mesmo EI. Como já recomendei em alguns outros tópicos no fórum, o curso CS50 de Harvard no edX é provavelmente a melhor introdução possível ao que é EI. Tens aqui o link: CS50's Introduction to Computer Science

Boa sorte e estás à vontade para dispôr de mais dúvidas! :)

• Like
Reactions: davis and David1154
Matrícula
27 Abril 2021
Obrigado!
Vou ver se faço isso, entre ir fazendo as cadeiras deste curso que antes de decidir a 100 % quero continuar a fazer e estudar para o exame de matemática.
Se calhardevia estar mais preocupada em ter bases de inglês, não? Eu era aluna razoável a inglês e desenrasco me mas será suficiente para o início e depois é melhor tirar um curso não?

David1154

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2018
Curso
Hello world
Obrigado!
Vou ver se faço isso, entre ir fazendo as cadeiras deste curso que antes de decidir a 100 % quero continuar a fazer e estudar para o exame de matemática.
Se calhardevia estar mais preocupada em ter bases de inglês, não? Eu era aluna razoável a inglês e desenrasco me mas será suficiente para o início e depois é melhor tirar um curso não?
Eu diria que o Inglês não é diretamente importante para o curso, ou seja, não vais deixar de fazer x ou y disciplina porque não sabes Inglês. Agora, se me perguntares se o Inglês é importante para trabalhares na área, a minha resposta é um grande sim.

Se quiseres, tens no meu perfil alguns livros disponíveis (alguns em Inglês) de disciplinas do curso, inclusive, de análise e álgebra.

• Like
Reactions: Wraak

RitaBarros

Membro Caloiro
Matrícula
28 Abril 2021
Estou igual. A EI ate seria uma opção a ponderar mas assusta-me não perceber nada de informática.Há quem diga que não faz mal que se aprende tudo, mas depois dizem mas....ve nas ferias cursos de programação e assim...
ou seja se não souberemos nada acho que não nos safamos.

floater3

Membro Dux
Apoiante Uniarea
Matrícula
15 Julho 2018
Curso
🔜 Eng. Informática e Computação
Instituição
FEUP
Estou igual. A EI ate seria uma opção a ponderar mas assusta-me não perceber nada de informática.Há quem diga que não faz mal que se aprende tudo, mas depois dizem mas....ve nas ferias cursos de programação e assim...
Mas dizem-vos isso apenas para começarem a contactar com a programação para perceberem se é mesmo aquilo que querem. Não é necessário saberes programar para entrar em Engenharia Informática da mesma forma que não tens de saber como se administra uma vacina caso pretendas ir para Enfermagem (isto é apenas um exemplo). Se dá jeito teres uma ideia? Claro que sim, mas não é uma condição necessária. Em todas as licenciaturas parte-se do princípio que os alunos apenas sabem aquilo que aprenderam até ao 12° ano... não é suposto já teres imensos conhecimentos em programação (e isso até nem deve ser assim tão comum).

Assim sendo, se estão interessadas em Engenharia Informática seria interessante verem coisas sobre programação (ainda que Engenharia Informática não seja apenas programar; um engenheiro informático faz mais do que isso), só por curiosidade e para terem uma pequena ideia do que poderão esperar do curso. Desta forma estão a fazer uma escolha informada.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá @RitaBarros, bem-vinda ao fórum!

É exatamente o contrário. As recomendações para vocês darem uma vista de olhos em programação é para vos apaziguar a alma e perceberem que não é nada de outro mundo. Se estão com medo do curso e têm 5 meses para testar coisas extremamente práticas que vos vão dar uma boa noção se realmente gostam ou não e, em cima disso, tirar-vos as preocupações relativamente à dificuldade do curso, why not?

Eu normalmente recomendo porque estive em 3 cursos diferentes e sei que não pude ter uma experiência tão "hands-on" com os outros cursos que tive como com informática onde em 15 minutos posso estar algures na Internet a fazer exercícios que provavelmente vou fazer no início do curso de Eng. Informática e perceber que não são nada de mais. Dito isto, o sistema de ensino superior está feito de forma a serem precisas apenas as provas de ingresso. Se o curso apenas pede matemática mas tem cadeiras de física, podem esperar que a física vai ser dada de base e que não têm de ter bases de física. Da mesma forma, se EI pede só matemática, podes ter a certeza que não vais precisar mais do que aquilo que sabes de matemática do 12º e que te vão dar as ferramentas e bases todas para poderes aprender a programar.

Se não tiveres tempo nem quiseres dedicar o esforço, não tens de fazer nenhum curso mas podes explorar 15/30 minutos com uma linguagem como o Python que até podes experimentar na internet ou ferramentas de ensinar código a crianças que costumam dar uma noção clara daquilo que se quer em informática (lógica) sem ser extremamente difícil.

Boa sorte! :)

Última edição:
  • Like
Reactions: joaoppecurto