Engenharia: Instituto ou Universidade ?

Danielpf20

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Boas eu gostava de saber quais as principais diferenças entre estudar uma Engenharia num instituto politécnico ou numa universidade, uma vez que se diz que nos institutos o curso é mais «prático».
Alguém pode ajudar ?

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Boas eu gostava de saber quais as principais diferenças entre estudar uma Engenharia num instituto politécnico ou numa universidade, uma vez que se diz que nos institutos o curso é mais «prático».
Alguém pode ajudar ?
Sempre tive essa ideia também (de no politécnico ser mais prático). Mas disseram-me que nos politécnicos era a mesma coisa que na universidade e tudo isso era um mito, foi alguém que estudou no ISEP que me disse, ele tirou eng civil. Vale o que vale.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sempre tive essa ideia também (de no politécnico ser mais prático). Mas disseram-me que nos politécnicos era a mesma coisa que na universidade e tudo isso era um mito, foi alguém que estudou no ISEP que me disse, ele tirou eng civil. Vale o que vale.
Em geral são muito mais práticos!

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Alguém pode ajudar ?
Olá. Se fosse agora estudar engenharia, se o orçamento e a média permitissem escolhia primeiro a FEUP ou o IST, caso não conseguisse, ia para onde fosse mais perto de casa, se morares no Minho vai para a UM, e se morares na zona de Coimbra vai para a UC. Porque todas têm bons professores e professores com menos perfil. Em termos de politécnicos, ouço falar bem do ISEP, dentro dos politécnicos é talvez o que tem mais prestígio. Porque mesmo que vás para um politécnico, se te aplicares todos os dias, ficas um bom engenheiro do mesmo modo.

• Like
Reactions: João Sanguessuga

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Em geral são muito mais práticos!
Falas por experiência própria ou disseram-te? Eu também sempre ouvi isso mas depois alguém que tirou engenharia civil no ISEP disse-me que o curso dele foi tudo teoria e isso do politécnico ser mais prático era tudo mito. Vale o que vale, mas se dizes ser assim então ainda bem.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Epah eu já estive em contacto com dezenas de alunos de lá de electrotécnica e mecânica , se cívil é menos ou mais teorico é peanuts, a minha experiência é que é mais prático!

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Diz-me quem te disse isso, eu vou mudar me para lá para o ano porque o curso e muito mais prático, pelo que me disseram...
Foi alguém que já tem atualmente 34/35 anos. Já se licenciou em 2005, mais ou menos.
Sempre ouvi dizer que no ISEP era tudo muito mais prático que na FEUP, ele disse que não, vale o que vale.

JoaoTS

Membro Veterano
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade de Aveiro
Hoje em dia é tudo igual.
O que difere é a qualidade do ensino.
Acho que o melhor que podias fazer é comparar o programa do curso individualmente.( ver as horas práticas,etc...)
e assim ficas com uma ideia geral.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sim a qualidade de ensino é importante, mas há muitas outras coisas que valem a pena numa faculdade para além disso LOL

• Like
Reactions: Joana Antunes