Engenharia Mecânica: Aveiro vs Braga

h3nrique

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Boas, sou aluno do 12º ano e acabei-o agora. Estou a pensar seguir Engenharia Mecânica mas onde?! FEUP e IST estão fora de questão, médias demasiado altas, resta-me Aveiro e Universidade do Minho em Braga. Qual destas poderá ser uma melhor opção? A média em Braga foi cerca de 1 valor superior a Aveiro, isso torna-a melhor?! Gostava de opiniões please.

E já agora, cursos parecidos com Engenharia Mecânica, assim de um género idêntico, se fazem favor.

Cumprimentos

• Like
Reactions: Mesquita

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boas, sou aluno do 12º ano e acabei-o agora. Estou a pensar seguir Engenharia Mecânica mas onde?! FEUP e IST estão fora de questão, médias demasiado altas, resta-me Aveiro e Universidade do Minho em Braga. Qual destas poderá ser uma melhor opção? A média em Braga foi cerca de 1 valor superior a Aveiro, isso torna-a melhor?! Gostava de opiniões please.

E já agora, cursos parecidos com Engenharia Mecânica, assim de um género idêntico, se fazem favor.

Cumprimentos

O curso de engenharia mecânica na UM é em Guimarães, assim como 80% das engenharias. Vai para onde for mais perto de tua casa, para poupar no alojamento. Tanto numa universidade como noutra são boas. Ter um valor superior na média não faz da UM melhor, porque podes entrar com 19 valores mas o que interessa é o que fazes lá dentro nos 5 anos, começa tudo do zero, e é frequente estudantes entrarem com médias modestas e darem bons engenheiros.

Cursos semelhantes ou com bastantes disciplinas em comum: materiais, metalúrgica, polímeros, aeroespacial, eletromecânica, EGI...

alenatavares

Membro Caloiro
Matrícula
27 Dezembro 2016
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Aveiro
O curso de engenharia mecânica na UM é em Guimarães, assim como 80% das engenharias. Vai para onde for mais perto de tua casa, para poupar no alojamento. Tanto numa universidade como noutra são boas. Ter um valor superior na média não faz da UM melhor, porque podes entrar com 19 valores mas o que interessa é o que fazes lá dentro nos 5 anos, começa tudo do zero, e é frequente estudantes entrarem com médias modestas e darem bons engenheiros.

Cursos semelhantes ou com bastantes disciplinas em comum: materiais, metalúrgica, polímeros, aeroespacial, eletromecânica, EGI...
Eu também estou interessada em Engenharia Mecânica, mas estou indecisa entre a UA e o ISEP. Há assim uma grande diferença entre o politecnico e o universitario? No isep também posso fazer mestrado! E será que no currículo torna-se mais apelativo se mostrar que sou formada no ensino universitário? Pode-me dizer qual das duas é melhor, tendo em conta o método de ensino, taxa de empregabilidade??

• Like

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Eu também estou interessada em Engenharia Mecânica, mas estou indecisa entre a UA e o ISEP. Há assim uma grande diferença entre o politecnico e o universitario?

Olá. Não há uma grande diferença entre um politécnico e uma universidade, nas universidades existe mais teoria mas isso não faz dela melhor ou pior que um politécnico. Tanto o ISEP como a UA são bons.

E será que no currículo torna-se mais apelativo se mostrar que sou formada no ensino universitário? Pode-me dizer qual das duas é melhor, tendo em conta o método de ensino, taxa de empregabilidade??

São as duas boas instituições. Escolhe a que fica mais perto da tua residência, para não carregares os teus pais. Se trabalhares forte no que entrares vais dar uma boa engenheira. Agora, os cursos nos grandes centros industriais de Lisboa e Porto têm sempre mais oportunidades de emprego, pois têm uma indústria mais desenvolvida. A taxa de empregabilidade é semelhante, e depende se fores uma boa profissional, agora empresas da região do Porto escolhem engenheiros formados mais nessa zona e empresas da zona de Aveiro da zona centro. E depende se tiveres um currículo mais rico, com conhecimentos de línguas, participado em associações, dominares informática (programação e CAD/CAE/CAM), se tiveres realizado o projeto final do curso numa boa empresa, tudo tem peso e se fores uma pessoa ativa e desenrascada. Boa sorte na tua escolha.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Olá. Não há uma grande diferença entre um politécnico e uma universidade, nas universidades existe mais teoria mas isso não faz dela melhor ou pior que um politécnico. Tanto o ISEP como a UA são bons.

Como é que numa universidade dão mais teoria? O que isso significa? Significa que numa universidade dão uma demonstração da gravidade e num politecnico fazem uma experiencia que comprove a gravidade?

Os politecnicos estão cada vez mais a ficarem iguais às faculdades, principalmente o isep.

• Like

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Como é que numa universidade dão mais teoria? O que isso significa? Significa que numa universidade dão uma demonstração da gravidade e num politecnico fazem uma experiencia que comprove a gravidade?

Os politecnicos estão cada vez mais a ficarem iguais às faculdades, principalmente o isep.

É como eu disse, não há uma grande diferença entre um politécnico e uma universidade.

E sim, existem faculdades e universidades que dão mais preferência ao tratamento matemático dos processos do que outras. Eu tive uma disciplina de eletricidade e eletrotecnia no 2.º ano, dado por um professor doutorado na área e ele passou 3 aulas, a resolver umas equações diferenciais, e dizia que qualquer engenheiro da área devia saber resolver aquilo, estava tão contente a resolver aquilo que parecia que o seu clube tinha ganho a champions, mas num trabalho, aquilo não te ajuda em nada, trouxe numa aula um motor elétrico e pouco mais em termos práticos. Isso é o que me refiro a ser teórico demais ou a ser mais prático. Temos de saber muita teoria, mas teoria que valha a pena, se ele tivesse trabalhado numa empresa fora da universidade de certeza que tinha outra visão.

• Like
Reactions: Rui Veiga

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
É como eu disse, não há uma grande diferença entre um politécnico e uma universidade.

E sim, existem faculdades e universidades que dão mais preferência ao tratamento matemático dos processos do que outras. Eu tive uma disciplina de eletricidade e eletrotecnia no 2.º ano, dado por um professor doutorado na área e ele passou 3 aulas, a resolver umas equações diferenciais, e dizia que qualquer engenheiro da área devia saber resolver aquilo, estava tão contente a resolver aquilo que parecia que o seu clube tinha ganho a champions, mas num trabalho, aquilo não te ajuda em nada, trouxe numa aula um motor elétrico e pouco mais em termos práticos. Isso é o que me refiro a ser teórico demais ou a ser mais prático. Temos de saber muita teoria, mas teoria que valha a pena, se ele tivesse trabalhado numa empresa fora da universidade de certeza que tinha outra visão.

Isso depende dos professores claro, tambem odeio aqueles que so fazem demonstraçao, devemos de saber de onde vem aquilo claro, mas nada de exagero tambem

Mariana_Inacio

Membro Caloiro
Matrícula
12 Agosto 2021
Olá Malta, como sabem estamos no período de candidaturas e estou com algumas dúvidas na ordem que irei meter as minhas opções! Quero tirar licenciatura em Engenharia Mecânica e não sei qual das Universidades são melhores nesse curso: Minho ou Aveiro!
Obrigadaaaa