Engenharia mecânica e aeroespacial

INocas06

Membro Veterano
Matrícula
29 Maio 2021
Curso
Ciências e Tecnologias - 12.º ano
Olá! 😊

Acabei este ano o secundário e tenho algumas dúvidas em relação aos cursos do ensino superior.

Estive a ver as engenharias todas que há e interessei-me muito pela engenharia mecânica e pela engenharia aeroespacial. No entanto, estou indecisa de qual escolher para a 1.° opção. Estas duas engenharias são muito semelhantes? Qual é que tem melhor empregabilidade? E melhor salário?
Eu estava a pensar seguir engenharia mecânica, uma vez que é mais abrangente e, depois, no mestrado seguia uma área mais específica, mas tenho receio de não ser um bom curso.

Em relação ao curso de engenharia mecânica, tenho três universidades em mente: Aveiro, Coimbra e Minho. Qual delas há melhores oportunidades de emprego? Em termos de vida académica qual é melhor? E os professores, onde há mais espírito de entre ajuda? Por outro lado, para o curso de engenharia aeroespacial, a universidade que quero é Aveiro.

Muito obrigada pela ajuda!​

Olá!

Aero e mecânica são bastante parecidos, como mecânica é mais "geral" tens maior parte das disciplinas em aero também, só que depois tens algumas mais específicas, claro. Fiz uma pesquisa rápida, ambos parecem ter ótima empregabilidade, só que aero parece ter uma percentagem um pouco maior. Salário já não sei..

Do que ouvi falar, Aveiro e Coimbra devem ter vidas académicas bastante parecidas, o que me preocupa é que no Minho, a Escola de Engenharia é em Guimarães e como a universidade se encontra dividida entre duas cidades, não sei se afetará a vida académica. Eu talvez vou para Aveiro como quero Aeroespacial, e já fui lá num dia aberto, e gostei muito do ambiente!

Eu tenho vários amigos que querem mecânica e dizem muito bem do curso, mas maior parte deles não sabe que área específica quer seguir. Se é esse o teu caso, talvez mecânica seja a opção certa para ti. Se não, se gostares muito do espaço (tal como eu) aeroespacial talvez seja uma boa opção também!

Espero ter ajudado e boa sorte na escolha!

• Like
  • Love
Reactions: INocas06 and sigis
E melhor salário?
Em teoria, seria Engenharia Aeroespacial. Sendo mais restrito e mais recente, não estaria saturado como Engenharia Mecânica, mas acho que vai depender mais de ti e do teu percurso individual do que da licenciatura que aparece no diploma. Ambas as licenciaturas têm grande potencial, a meu ver.

Última edição:
Obrigada pelas vossas respostas!

Eu, em princípio, devo ir para aveiro para engenharia mecânica, porque como a @inecas disse é uma engenharia muito abrangente e como eu não tenho uma ideia muito específica da área que quero seguir, acho que é o ideal.

Tenho mais uma dúvida, mas em relação ao mestrado. Se eu pretender seguir engenharia mecânica na licenciatura, eu posso, depois, tirar no mestrado engenharia aeroespacial? Como é que eu sei que mestrados eu posso tirar tanto em engenharia mecânica como em engenharia aeroespacial? E como é que funciona para entrar no mestrado que queremos? É por notas?

Muito obrigada pela vossa ajuda!

Como é que eu sei que mestrados eu posso tirar tanto em engenharia mecânica como em engenharia aeroespacial?
Consultando os editais dos mestrados em que tens interesse. Deles deve constar lá que tipo de formação exigem dos candidatos.
E como é que funciona para entrar no mestrado que queremos? É por notas?
A universidade abre concurso, fixa critérios, e apresentas a tua candidatura. A seriação incluirá as notas de licenciatura mas pode, eventualmente, incluir outros critérios também, como experiência profissional e currículo científico. Essa decisão compete à Comissão Científica, salvo erro, ao elaborar o edital.

Eu, em princípio, devo ir para aveiro para engenharia mecânica, porque como a @inecas disse é uma engenharia muito abrangente e como eu não tenho uma ideia muito específica da área que quero seguir, acho que é o ideal.
ainda bem que pude ajudar haha!

eu também devo ir para aveiro por isso talvez ainda te vejo por lá haha

Consultando os editais dos mestrados em que tens interesse. Deles deve constar lá que tipo de formação exigem dos candidatos.

A universidade abre concurso, fixa critérios, e apresentas a tua candidatura. A seriação incluirá as notas de licenciatura mas pode, eventualmente, incluir outros critérios também, como experiência profissional e currículo científico. Essa decisão compete à Comissão Científica, salvo erro, ao elaborar o edital.
Ok, muito obrigada pela ajuda! Não sabia dessa informação.
ainda bem que pude ajudar haha!

eu também devo ir para aveiro por isso talvez ainda te vejo por lá haha
Hahaha fico então à espera do encontro!

• Love
Reactions: inecas