Engenharia Mecânica/Eletrotécnica e de Computadores/Física

Miguel Filipe

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Boa tarde a todos. Acabei este ano o secundário e pretendo candidatar-me ao Ensino Superior. Inicialmente estava mais virado para Eng. Informática mas com alguma pesquisa apercebi-me de que não é o que gosto. Estou, agora sim, virado para os 3 cursos que coloquei no título e criei este tópico para pedir a algum/a entendido/a no assunto que me esclarecesse. Gostaria de saber de que se trata, no geral ou mais especificamente (dependendo do tempo e paciência que tenham para despender :P) cada um deles, visto que estou super indeciso acerca dos mesmos. Muito obrigado desde já ;)

Terriermon

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2017
Olá!

Mecânica e Eletro são bastante diferentes. Eletro está mais virada para o hardware, enquanto que a Mecânica está mais voltada para a energia e a física, aplicadas claramente ao movimento. O curso de Física é muito mais geral e muito mais teórico em comparação com os outros dois.

O melhor que podes fazer é entrares num site de uma faculdade que tenha os 3 cursos e compara as cadeiras. Vê os programas para decidires do que mais gostas. :)

Por exemplo, no IST:
Eletro: FenixEdu™
Mecânica: FenixEdu™
Física: FenixEdu™

Compara as cadeiras diferentes. Já agora, se optares por Mecânica, coloca Naval como 2ª opção porque é o curso (pelo menos no IST) com mais cadeiras em comum (não me lembro ao certo mas salvo erro são só umas 5 cadeiras diferentes em 3 anos de licenciatura).

• Like
Reactions: Wraak

Miguel Filipe

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Desde já muito obrigado pela resposta!
Já li em vários fóruns, na uniarea inclusive, que Electro também é bastante abrangente, só não consegui perceber se é tão ou mais abrangente do que Eng. Física. Já agora, obrigado por essa dica! ;)

Terriermon

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2017
São áreas completamente diferentes, ambas abrangentes. Não te deixes enganar pela "Engenharia" na Física. As licenciaturas são sempre Física Pura. Depois no mestrado é que podes escolher se queres continuar esse caminho ou passar para a Engenharia Física.

Miguel Filipe

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Certo, muito obrigado! Continuo um pouco indeciso pois todas as 3 licenciaturas são do meu agrado. O receio é optar por uma que acabe por não gostar...

Terriermon

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2017
É perfeitamente normal. Mas tens sempre a 2ª fase para poderes mudar. Em último caso podes investir o teu tempo nas cadeiras comuns aos cursos em que estejas indeciso até teres a oportunidade de mudar.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Já li em vários fóruns, na uniarea inclusive, que Electro também é bastante abrangente, só não consegui perceber se é tão ou mais abrangente do que Eng. Física. Já agora, obrigado por essa dica! ;)
Bem, isto é como tudo... eu cometi o erro de querer o mais abrangente e acabou por se tornar numa viagem por 3 cursos (do mais abrangente ao mais específico). Obviamente física vai ser mais abrangente do que Eletrótecnica porque vais falar sobre coisas mais abstratas e teóricas mas em eletrotécnica vais ganhar conhecimento técnico que não ganhas em física. O problema de cursos abrangentes é que estás a adicionar camadas de abstração ao que estudas e estás a distanciar-te de coisas "tangíveis", se é que isso faz sentido.

• Like
Reactions: António Gomes

Miguel Filipe

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Bem, isto é como tudo... eu cometi o erro de querer o mais abrangente e acabou por se tornar numa viagem por 3 cursos (do mais abrangente ao mais específico). Obviamente física vai ser mais abrangente do que Eletrótecnica porque vais falar sobre coisas mais abstratas e teóricas mas em eletrotécnica vais ganhar conhecimento técnico que não ganhas em física. O problema de cursos abrangentes é que estás a adicionar camadas de abstração ao que estudas e estás a distanciar-te de coisas "tangíveis", se é que isso faz sentido.
Física será mais abrangente, mas posso sempre tirar um mestrado em que me foque em algo mais específico, certo?

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Física será mais abrangente, mas posso sempre tirar um mestrado em que me foque em algo mais específico, certo?
Sim mas vais ter de fazer propedêuticas se quiseres mudar para mecânica ou eletrotécnica, da mesma forma que se quiseres mudar de eletrotécnica para física... estudar algo "abrangente" não substitui o estudo mais direcionado a mecânica ou eletrotécnica.

Mecânica permite qualquer caminho em engenharia sem abrir mão do conhecimento mais aprofundado, é a melhor escolha das três.
Provavelmente é verdade.

Miguel Filipe

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2019
Mecânica permite qualquer caminho em engenharia sem abrir mão do conhecimento mais aprofundado, é a melhor escolha das três.
Obrigado pela resposta! Também é para onde estou mais inclinado, mas a minha média só me deve permitir entrar em Coimbra o que fica um pouco longe da minha localidade (sendo esta a única desvantagem até ao momento). Já agora, tens alguma informação acerca desta licenciatura na FCTUC ou da FCTUC em geral? Obrigado desde já!

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
O que disseram em cima é verdade, em Portugal, maior parte dos cursos de eng.fisica são muito parecidas com uma licenciatura de fisica(com um pouco de eletrónico + programação ) e depois no mestrado é que te focas mais numa área .

MNOVO10

Membro Caloiro
Matrícula
14 Julho 2018
Olá
Estou a ponderar candidatar-me como 1 opção a Engenharia Física ou Engenharia eletrónica industrial e computadores na universidade do Minho.
Estou mais inclinado para Engenharia Fisica, mas gostava de ter alguns feedback's acerca do curso em si.
Ele tem uma vertente mais prática ou teórica?
Eu vi que Ingressando em engenharia física consigo ir para a robótica, como a nanotecnologia, é mesmo assim?
Desde já obrigado pela atenção

Terriermon

Membro Caloiro
Matrícula
2 Março 2017
O curso de Física é bem mais teórico. Recomendo esse curso se quiseres tiveres mesmo interessa na vertente mais teórica.

Se o teu interesse for mesmo Robótica, o ideal é Engenharia Electrotécnica.

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Fisica e eng.fisica são coisas diferentes! Mas sim como na última resposta foi dito, para robótica será melhor eng. eletrotécnica mas para nanotecnologia têm de ser eng.física.

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
São áreas completamente diferentes, ambas abrangentes. Não te deixes enganar pela "Engenharia" na Física. As licenciaturas são sempre Física Pura. Depois no mestrado é que podes escolher se queres continuar esse caminho ou passar para a Engenharia Física.
O que distingue uma Engenharia qualquer dos outros cursos que não dão o grau de engenheiro é as formações sólidas em matemática e em física/mecânica, e essas formações surgem logo nos primeiros dois, três anos (licenciatura).

Embora já vá um pouco tarde, posso falar sobre as principais áreas de estudo do curso de Electro na FCT Nova:
-Energia (Produção/Transporte e Consumo- funcionamento de motores e geradores elétricos);
-Eletrónica (aplicada a circuitos de uso comum e a circuitos em radiofrequência - mais a parte das telecomunicações);
-Telecomunicações (Redes- a questão do software por detrás da internet e das redes de comunicação - e Comunicação - a parte física tipo antenas, etc...);
-Robótica e Manufatura Integrada (robôs e sistemas industriais);
-Controlo e Decisão (sistemas inteligentes, domótica, no fundo saber analisar o comportamento dinâmico de sistemas de engenharia tipo circuitos elétricos);
-Sistemas Digitais (circuitos digitais, a parte mais de computadores).

João Pereira?

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2018
O que distingue uma Engenharia qualquer dos outros cursos que não dão o grau de engenheiro é as formações sólidas em matemática e em física/mecânica, e essas formações surgem logo nos primeiros dois, três anos (licenciatura).

Embora já vá um pouco tarde, posso falar sobre as principais áreas de estudo do curso de Electro na FCT Nova:
-Energia (Produção/Transporte e Consumo- funcionamento de motores e geradores elétricos);
-Eletrónica (aplicada a circuitos de uso comum e a circuitos em radiofrequência - mais a parte das telecomunicações);
-Telecomunicações (Redes- a questão do software por detrás da internet e das redes de comunicação - e Comunicação - a parte física tipo antenas, etc...);
-Robótica e Manufatura Integrada (robôs e sistemas industriais);
-Controlo e Decisão (sistemas inteligentes, domótica, no fundo saber analisar o comportamento dinâmico de sistemas de engenharia tipo circuitos elétricos);
-Sistemas Digitais (circuitos digitais, a parte mais de computadores).
na parte da robótica os eng eletrotecnicos tratam do que? dos circuitos e software?

Matrícula
20 Janeiro 2017
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
FCT NOVA
na parte da robótica os eng eletrotecnicos tratam do que? dos circuitos e software?
Ha duas vertentes: concepção, análise, implementação e operação de sistemas robóticos, basicamente estudar, montar e trabalhar com tudo quanto é robôs, e o estudo das tecnologias e metodologias para integração de sistemas industriais (software incluído).

• Like
Reactions: João Pereira?