FCTUC Engenharia Mecânica - FCTUC

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Se tiverem alguma dúvida sobre o curso ou faculdade perguntem :)

bamda

Membro
Matrícula
6 Março 2017
Boas xD já agora, o facto de darem mais prestigio a outras universidades (Porto, Lisboa, Aveiro), o que é que achas que vai influenciar quando terminares o curso? Há assim tão grande diferença entre elas até ao ponto de não compensar ir para Coimbra por estar uns patamares 'abaixo' (se é que está realmente) ?

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Boas xD já agora, o facto de darem mais prestigio a outras universidades (Porto, Lisboa, Aveiro), o que é que achas que vai influenciar quando terminares o curso? Há assim tão grande diferença entre elas até ao ponto de não compensar ir para Coimbra por estar uns patamares 'abaixo' (se é que está realmente) ?
Claro que Coimbra não é tão prestigiada em engenharia como as outras, mas tem um grande fator. É uma universidade muito conhecida a nível europeu e nacional.
Para além disso a universidade tenta quebrar a barreira entre estudantes e as empresas o que é sinal de mudança. A Associação de Académica de Coimbra (AAC), em particular o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da AAC, tem feito muitos eventos com empresas nomeadamente trazer as empresas ao departamento para elas estarem em contacto com os estudantes e trabalhar com eles. Para além disso cá tens a oportunidade de, todos os verões, fazeres um estagio de verão (este ano havia oprtunidade de fazeres um estagio de verão na Amorim & Irmãos) que são para todos os anos ou seja quem está no 1º ano tbm tem essa oportunidade.

Coimbra não é tão prestigiada como o Técnico, Porto ou o Minho? Não, pelo menos nas engenharias não é, mas não ficas desfavorecido se vieres para Coimbra porque cá tentamos mesmo aproximar os estudantes das empresas e isso é uma boa vantagem. Para além disso, Coimbra também tem o melhor espirito académico, sem sombra de dúvidas, e pode parecer um assunto que não tem nada a ver mas acredita que tem. Se gostares do curso, se gostares da cidade (especialmente para o pessoal que não é de Coimbra) e se gostares do ambiente onde estás vais ter muito mais motivação para estudar, para tirar boas notas e vais acabar por te tornar um engenheiro que adora o que faz, que está motivado e isso é a base para arranjares um emprego.
Voltando a puxar a brasa para a minha sardinha. Tenho colegas meus que estão em MIEM na FEUP e senti que eles não estavam tão motivados nem tiveram o contacto com o mundo profissional como eu já tive (apesar de só estarmos no 1º ano). Claro que isso pode mudar...

Se tiveres média para o Porto, o Técnico ou o Minho eu não te diria para não ires porque ao final de contas são as melhores universidade. Mas sinto mesmo que compensa ir para Coimbra porque acho que a minha faculdade está a crescer

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite, eu sou da zona de Coimbra e apesar de ainda estar um pouco indeciso entre as engenharias, a engenharia mecânica é uma do meu agrado.
será que podias falar um pouco sobre o curso? existe algum tipo de especialização, como por exemplo a eng. eletrotecnica e de computadores tem no 3 ano ? Eu gostava de aeroespacial, mas a média é muito alta, achas que mecânica pode ter algo a ver?
É assim em Coimbra as áreas de especialização que temos é só no mestrado (temos Produção e Projeto; Energia e Ambiente).
Depende da área de mestrado que escolhes, mas podes sempre fazer mestrado em aeroespacial. Os mestrados da UC vão vais virados para a industria e para as empresas, mas sempre alguma coisa a ver com aeroespacial.
Se queres mesmo aeroespacial, o meu conselho é fazes a licenciatura em mecânica, na UC ou no ISEC, e depois fazes mestrado em aerosespacial.
Mas sim engenharia tem a ver com aeroespacial, pq aeroespacial é uma vertente de mecânica. Sendo um engenheiro mecânico consegues arranjar emprego na Concepção, Projeto, Fabrico, Manutenção, Gestão e Consultadoria.

• Like
Reactions: Cunhazarra

bamda

Membro
Matrícula
6 Março 2017
Claro que Coimbra não é tão prestigiada em engenharia como as outras, mas tem um grande fator. É uma universidade muito conhecida a nível europeu e nacional.
Para além disso a universidade tenta quebrar a barreira entre estudantes e as empresas o que é sinal de mudança. A Associação de Académica de Coimbra (AAC), em particular o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da AAC, tem feito muitos eventos com empresas nomeadamente trazer as empresas ao departamento para elas estarem em contacto com os estudantes e trabalhar com eles. Para além disso cá tens a oportunidade de, todos os verões, fazeres um estagio de verão (este ano havia oprtunidade de fazeres um estagio de verão na Amorim & Irmãos) que são para todos os anos ou seja quem está no 1º ano tbm tem essa oportunidade.

Coimbra não é tão prestigiada como o Técnico, Porto ou o Minho? Não, pelo menos nas engenharias não é, mas não ficas desfavorecido se vieres para Coimbra porque cá tentamos mesmo aproximar os estudantes das empresas e isso é uma boa vantagem. Para além disso, Coimbra também tem o melhor espirito académico, sem sombra de dúvidas, e pode parecer um assunto que não tem nada a ver mas acredita que tem. Se gostares do curso, se gostares da cidade (especialmente para o pessoal que não é de Coimbra) e se gostares do ambiente onde estás vais ter muito mais motivação para estudar, para tirar boas notas e vais acabar por te tornar um engenheiro que adora o que faz, que está motivado e isso é a base para arranjares um emprego.
Voltando a puxar a brasa para a minha sardinha. Tenho colegas meus que estão em MIEM na FEUP e senti que eles não estavam tão motivados nem tiveram o contacto com o mundo profissional como eu já tive (apesar de só estarmos no 1º ano). Claro que isso pode mudar...

Se tiveres média para o Porto, o Técnico ou o Minho eu não te diria para não ires porque ao final de contas são as melhores universidade. Mas sinto mesmo que compensa ir para Coimbra porque acho que a minha faculdade está a crescer
Média até tenho xD mas quero mesmo ir para Coimbra, não só pelo espírito académico, mas também porque estudam lá a maior parte dos meus amigos. O meu problema é mesmo, dentro de Coimbra, escolher o que quero, não está muito fácil de me decidir...
Não sei se é só na minha escola, mas acho que há uma falha pela falta de informação que temos sobre o que nos espera. Acho que saímos do secundário um pouco à nora...
Não achas então que, terminado o curso, estamos em desvantagem para os de uma faculdade mais prestigiada?

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Média até tenho xD mas quero mesmo ir para Coimbra, não só pelo espírito académico, mas também porque estudam lá a maior parte dos meus amigos. O meu problema é mesmo, dentro de Coimbra, escolher o que quero, não está muito fácil de me decidir...
Não sei se é só na minha escola, mas acho que há uma falha pela falta de informação que temos sobre o que nos espera. Acho que saímos do secundário um pouco à nora...
Não achas então que, terminado o curso, estamos em desvantagem para os de uma faculdade mais prestigiada?
Pelo que sei, 90% (ou ate mais) dos estudantes arranjam emprego em menos de um mês depois de acabar o curso. O que algo muito bom. A UC é menos prestigiada mas nestes últimos anos não tem ficado muito atras da FEUP e do Técnico.
Para mim a UC é a melhor universidade porque consegues conciliar a vida social e académica. Consegues tirar boas notas e divertires te enquanto o fazes. Eu considero isso muito importante porque para além de estares numa boa universidade num bom curso estas a gostar de la estar. Porque no final de contas são 5 anos da tua vida. Vais passar a primeira metade dos teus anos 20 e acho que as outras faculdades tem um ambiente muito pesado.

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
As especializações do mestrado são uma dessas duas, a que tem a ver com a aeroespacial é a produção e projeto? Quer dizer que não há nenhuma com especialização direta/específica em aeroespacial?
(Estou a falar sempre em Coimbra, pois é onde vou ficar)
Produção e projeto tem diretamente a ver com empresas, onde acompanhas a produção e a construção dum projeto. Com esta especialização podes eventualmente trabalhar numa empresa aeroespacial (até pq existem engenheiros mecânicos na NASA), mas especializado em aeroespacial só mesmo com mestrado nessa área o que não existe na UC

• Like
Reactions: Cunhazarra

bamda

Membro
Matrícula
6 Março 2017
Mas isso já ouvi dizer que também contam aqueles que arranjam emprego numa coisa nada a ver com EM...
Isso é verdade xD
Obrigado pelas explicações!

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Mas isso já ouvi dizer que também contam aqueles que arranjam emprego numa coisa nada a ver com EM...
Isso é verdade xD
Obrigado pelas explicações!
Sim, isso acontece cada vez mais, podes ser engenheiro mecânico mas nada te impede de criares o teu proprio emprego ou ate trabalhar numa área diferente. Isso depende também das tua capacidades.
Ha pessoal que fica na consultoria que não está directamente relacionado com o curso mas também é um emprego possivel de um engenheiro

sergio337

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Boas, eu pretendia ingressar no curso de Engenharia Informatica em Coimbra uma vez que para o Porto ou minho n tenho media e aveiro fico a umas decimas. De qualquer forma eu ja tinha ouvido falar bem da Universidade de Coimbra noutras áreas so que quando tentei pesquisar em foruns nao encontrei comentarios ou criticas em relação a este curso e nao conheço ngm que frequente este curso lá. Podes me dizer se tens conhecimento das criticas dos estudantes de Engenharia informatica e como é a empregabilidade e relação com empresas depois ou aquando da finalização no curso?

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Boas, eu pretendia ingressar no curso de Engenharia Informatica em Coimbra uma vez que para o Porto ou minho n tenho media e aveiro fico a umas decimas. De qualquer forma eu ja tinha ouvido falar bem da Universidade de Coimbra noutras áreas so que quando tentei pesquisar em foruns nao encontrei comentarios ou criticas em relação a este curso e nao conheço ngm que frequente este curso lá. Podes me dizer se tens conhecimento das criticas dos estudantes de Engenharia informatica e como é a empregabilidade e relação com empresas depois ou aquando da finalização no curso?
Tenho te a dizer que a UC não é nenhuma FEUP mas é uma universidade boa. A nível das engenharias tem a vindo a ficar melhor. A empregabilidade, pelo que conheço, é muito boa e o pessoal de EI da UC estão felizes por lá andar.
Já a relação com as empresas só te posso adiantar que a UC tem feito muito progressos em aproximar as empresas aos estudantes que estudam na faculdade.

sergio337

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Tenho te a dizer que a UC não é nenhuma FEUP mas é uma universidade boa. A nível das engenharias tem a vindo a ficar melhor. A empregabilidade, pelo que conheço, é muito boa e o pessoal de EI da UC estão felizes por lá andar.
Já a relação com as empresas só te posso adiantar que a UC tem feito muito progressos em aproximar as empresas aos estudantes que estudam na faculdade.
Agradeço a resposta, é que eu sou do norte e apesar na media nao ser muito alta (15) pretendia entrar numa universidade em que tivesse probabilidades de emprego e que o curso seja bem leccionado, o que tenho a certeza que é em Coimbra . Eu para IE no momento tenho grandes possibilidades em Coimbra ( se a media n subir mt) e certeza que entro Utad e penso que coimbra deve ser uma melhor escolha.
Aceito dicas do que deva fazer :D

Última edição:

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Agradeço a resposta, é que eu sou do norte e apesar na media nao ser muito alta (15) pretendia entrar numa universidade em que tivesse probabilidades de emprego e que o curso seja bem leccionado, o que tenho a certeza que é em Coimbra . Eu para IE no momento tenho grandes possibilidades em Coimbra ( se a media n subir mt) e certeza que entro Utad e penso que coimbra deve ser uma melhor escolha.
Aceito dicas do que deva fazer :D
Sim entre UC e UTAD é melhor a UC

sergio337

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Agradeço toda a ajuda então provavelmente irei para Coimbra se tudo correr bem. Nao quero gastar mais tempo mas como é a engenharia mecânica a nivel da fisica?

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
Agradeço toda a ajuda então provavelmente irei para Coimbra se tudo correr bem. Nao quero gastar mais tempo mas como é a engenharia mecânica a nivel da fisica?
É capaz de ser a engenharia (exepto Eng. Física) com mais física. Tens termodinâmica, física geral, resistência dos materiais I e II, mecânica dos sólidos, mecânica dos fluidos, ciencia dos materiais, etc...

sergio337

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2017
Ok muito obrigado agora so tenho de decidir algo para as opçoes que me faltam, boa sorte no curso ;)

acorreia68

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2017
Se tiverem alguma dúvida sobre o curso ou faculdade perguntem :)
Olá Jessica, obrigado pela tua disponibilidade.
Não consegui encontrar qual o "peso" da prova de matemática para o cálculo da média final, no curso de mecânica em Coimbra. Podes ajudar? Obrigado

jessica_carvalho

Membro Veterano
Matrícula
14 Junho 2017
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Universidade de Coimbra
  • Like
Reactions: Diogo G. Costa
Matrícula
24 Outubro 2016