Boas,
Já vem um bocado tarde, mas de um ex aluno da FEUP digo-te ninguem quer saber de onde vens (tenho exemplo de um tio meu que e engenheiro informático do ISEP e ganha mesmo muito bem, e um primo meu que e de engenharia de sistemas e está a estagiar na empresa do meu tio e também vem do ISEP e acho que não está a ganhar mal, para veres...)
Entrei este ano na FEUP e apesar do ano ter começado bem e ter tido muito boas notas, não me adaptei ao andamento de lá e a carrada de trabalhos que tive (tu nem deves imaginar o meu estado mental depois deste ano) aliado ao curso ser muito teorico, por isso estou com as minhas malas prontas para partir para o ISEP, aliado também ao querer fazer mestrado noutra área um pouco diferente do meu curso (lá o curso e 3 anos)
Whatever, vai para a UA, já estive lá (PMATE) e as instalações são muito boas, e a faculdade e muito boa ate e a cidade bem bonita (podes ir sempre dar uma saltada a barra kkkk) e ficas mais perto de casa, assim não tens de fazer viagens de comboio Aveiro-General Torres e daí metro até ao IPO, isso demoraria para aí 50 minutos, mesmo com aqueles rápidos, acho um bocado marcador fazer isso todos os dias. Isso do prestígio e grande treta, mas só uma pergunta, engenharia mecânica aí e MI ou só licenciatura? A FEUP/IST também e muito boa faculdade, mas acho mais para quem quer seguir investigação ou ser professor. Digo-te se quiseres trabalhar o mais rápido possível escolhe uma licenciatura e fazes em 3 anos e acabou-se.
Epa, não... a faculdade de onde vens faz toda a diferença. Não sei de onde vem esta tua experiência mas consultoras como Deloitte, Accenture, ... preferem contratar Engenheiros Biológicos do Técnico do que Informáticos de certos institutos para fazer trabalho de informática.
É só passares um semestre no Técnico para veres o quão presente estão lá as empresas como Novabase (que pagou ali uns belos 100k só para pertencer à rede de parceiros do Técnico e ter acesso a alunos), Deloitte, Accenture, Navigator, McKinsey, ... literalmente dezenas de empresas gastam milhares de Euros só para poder ter um "cheirinho" de alunos do Técnico. Podem ver os preços das empresas para a SINFO (a maior conferência de tecnologia do Técnico/Portugal) aqui:
SINFO. Checa depois as empresas que participam e podes ver que eles por ano fecham negócios na ordem de algumas dezenas de milhares de Euros (isto num só evento enquanto no Técnico há dezenas).
Nem a FEUP nem o IST são faculdades para quem quer "investigação ou ser professor", são faculdades para quem quer aprender engenharia. Não são cursos técnicos onde aprendes "se acontecer X fazes Y" porque quando aparecer Z ficas à rasca. As universidades devem ensinar aos alunos a resolver o alfabeto todo e não só problemas em ambientes controlados. É estares a aprender teoria e as coisas começarem a fazer sentido à tua volta "Aaah, então é por isso que isto acontece". Conversa incrivelmente estranha e típica de alunos do Técnico é estarmos a discutir física, matemática ou, no meu caso informática, em coisas quotidianas.
Sinceramente
@Pepper456, acho que esta é uma mentalidade tóxica para se passar a alunos que estão a sair do secundário: "faz só a licenciatura e despacha-te com isso", "não importa onde entras, é tudo o mesmo", ... estes são provavelmente dos anos que mais marcam a vida de um estudante e a mentalidade que desenvolves é algo que te persegue para a tua vida inteira, por isso é importante ter desafios e, até, talvez, o ocasional mental breakdown que o pessoal de universidades conhece (sejam da FEUP, IST, UA, ...). Tirando toda a conversa de empregos e prestígio, há uma componente de
desenvolvimento pessoal que é inegável e que deve ser estimulada ao máximo.
@draifetee posto tudo isto, se te faz muita diferença a nível financeiro, vai para a UA ou tenta pensar em forma de ajudar a pagar as propinas, eu trabalhei durante quase um ano (principalmente verão e fins-de-semana durante o semestre) e dependendo do lugar podes pagar as tuas propinas a trabalhar 2 meses no verão. O Técnico tem dezenas de bolsas para alunos (tipo monitorar salas e isso) que dão algum dinheiro por mês, podes ver se há cenas semelhantes na FEUP. A UA tem projetos giros nas áreas de Engenharia e de certeza que se fores para a UA vais ter uma boa experiência, podes complementar o teu currículo com estágios, projetos extracurriculares (no Técnico há imensos para mecânica, devem haver também na UA), etc.