Engenharia Mecânica Feup vs Isep

Miguel0

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Feup
Olá. Estou inclinado a ir para engenharia Mecânica mas estou com dúvidas se vou para a Feup ou para o Isep. Alguém me podia falar na diferença dos cursos nas 2 faculdades em por exemplo, a componente prática dos cursos, o ambiente da faculdade, etc.

Alexandre FSL

Membro Caloiro
Matrícula
1 Dezembro 2020
Olá. Estou inclinado a ir para engenharia Mecânica mas estou com dúvidas se vou para a Feup ou para o Isep. Alguém me podia falar na diferença dos cursos nas 2 faculdades em por exemplo, a componente prática dos cursos, o ambiente da faculdade, etc.
Também estou com a mesma dúvida que tu, já ouvi dizer que o ISEP tem mais componente prática, mas FEUP tem outro nome no mercado de trabalho, penso eu.

• Like
Reactions: Miguel0 and guidsz

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Boas, andei nas duas faculdades mas não em mecânica.
Vou tentar explicar, agora o curso nos dois lados são 3 anos (fazes mestrado se quiseres).
Sbore engenharia mecânica, queres esse curso porque? Porque se for SÓ por causa dos carrinhos esquece, o curso é mais geral (para isso vai para automóvel no ISEP)...
Quanto ao curso em si, isso de ser mais prático e teórico pergunto te, o que é para ti ser mais teórico ou mais prático? Ter PLs e isso tens nos dois lados, vais ter projeto no fim da licenciatura dos 3 anos e os dois cursos têm EUR-ACE aposta.
So não recomendava civil na FEUP nos primeiros 3 anos por causa da instabilidade que há por lá, agr em mecânica não sei...
Sobre o mercado de trabalho não sei, são as duas instituições muito bem reputadas, não te preocupes
Conheço muita gente de mecânica do ISEP, se vieres para aqui depois posso te apresentar ahahah

Última edição:
  • Like
Reactions: Alexandre FSL

Miguel0

Membro
Matrícula
27 Fevereiro 2019
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Feup
Vou tentar explicar, agora o curso nos dois lados são 3 anos (fazes mestrado se quiseres).
Sbore engenharia mecânica, queres esse curso porque? Porque se for SÓ por causa dos carrinhos esquece, o curso é mais geral (para isso vai para automóvel no ISEP)...
Quanto ao curso em si, isso de ser mais prático e teórico pergunto te, o que é para ti ser mais teórico ou mais prático? Ter PLs e isso tens nos dois lados, vais ter projeto no fim da licenciatura dos 3 anos e os dois cursos têm EUR-ACE aposta.
So não recomendava civil na FEUP nos primeiros 3 anos por causa da instabilidade que há por lá, agr em mecânica não sei...
Sobre o mercado de trabalho não sei, são as duas instituições muito bem reputadas, não te preocupes
Conheço muita gente de mecânica do ISEP, se vieres para aqui depois posso te apresentar ahahah
Não é por causa dos carrinhos não haha. Eu há uns dias atrás queria ir para engenharia biómedica mas como muita gente me disse que a empregabilidade em Portugal é muito pouca ou quase nula e que ia acabar a trabalhar em programação, por isso decidi ir para eng mecanica fazer a licenciatura e depois fazer o mestrado em Eng, biomedica pois o curso parece-me ser bastante interessante e é muito flexivel em relação às saidas profissionais. Com Teórico ou pratico, quero dizer aproximar-me daquilo que posso fazer quando for realmente trabalhar, e não dar apenas teorica e sair de lá sem saber fazer nada.

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Não é por causa dos carrinhos não haha. Eu há uns dias atrás queria ir para engenharia biómedica mas como muita gente me disse que a empregabilidade em Portugal é muito pouca ou quase nula e que ia acabar a trabalhar em programação, por isso decidi ir para eng mecanica fazer a licenciatura e depois fazer o mestrado em Eng, biomedica pois o curso parece-me ser bastante interessante e é muito flexivel em relação às saidas profissionais. Com Teórico ou pratico, quero dizer aproximar-me daquilo que posso fazer quando for realmente trabalhar, e não dar apenas teorica e sair de lá sem saber fazer nada.
Biomédica acabas em TI pelo que sei, mas mesmo mecânica não é um mar de rosas, parece que neste país só o pessoal de IT se safa lol

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Podes me falar um pouco também do ambiente nas 2 faculdades, por favor?
Okok, prnt no ISEP o ambiente é fantástico, o pessoal é muito porreiro e a praxe é mais "pesada". A feup tem um ambiente bom, mas tens de te adaptar, tive lá um ano e foi difícil, muito difícil a parte social (não fiz um amigo sequer). Na FEUP tens o feup Caffè, que o pessoal adora, no ISEP tens o equivalente (isep lounge). Mas não vale a pena falar disto por causa da covid.

AlexysCroix

Membro Caloiro
Matrícula
31 Agosto 2021
Olá, gostava de conhecer e conversar com alguém do ISEP. Sou da FEUP (MIEEC) e penso em mudar para o ISEP (eng. eletro ou informática). Estou com dúvidas se deveria dar este passo e conversar com algum estudante de lá ajudaria certamente.