Engenharia Mecânica: indecisão na escolha da universidade

biarodrigues

Membro
Matrícula
26 Março 2020
Curso
Mestrado Integrado Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá, candidatei-me a engenharia mecânica na FEUP como primeira opção, depois engenharia mecânica no ISEP, e por fim engenharia mecânica em Aveiro, mas agora estou na dúvida se fiz a escolha correta. Não sei se ISEP será uma boa segunda opção ou se deva considerar a Universidade do Minho ou então entrar noutro curso na FEUP e depois pedir transferência. Qualquer opinião será bem vinda :)

Olá, candidatei-me a engenharia mecânica na FEUP como primeira opção, depois engenharia mecânica no ISEP, e por fim engenharia mecânica em Aveiro, mas agora estou na dúvida se fiz a escolha correta. Não sei se ISEP será uma boa segunda opção ou se deva considerar a Universidade do Minho ou então entrar noutro curso na FEUP e depois pedir transferência. Qualquer opinião será bem vinda :)
A UMinho também tem muito boa reputação em Engenharia Mecânica. Há imensos alunos que fazem estágios e ficam a trabalhar em grandes empresas como a Bosche.

• Like
Reactions: biarodrigues
Olá!! Já estive em mecânica na FEUP! Desde já boa sorte! Concordo com o que já foi dito... parece-me que queres ficar no Porto, mas também me parece que não tens a certeza que entras na FEUP. Sendo assim, preferes ficar no Porto e tirar o curso num politécnico, onde sais preparada ao fim de 3 anos para trabalhar e tens muita prática, ou queres de facto tirar mecânica com aquela componente teórica que o politécnico não tem? Queres estudar 3 ou 5 anos? Primeiro pensa nisso. São dois locais excelentes mas abrem-te portas ligeramenteeee diferentes. Se preferires mesmo faculdade acho que devias pensar seriamente em meter como segundo opção o Minho (é em Guimarães) porque é super perto do Porto e é uma faculdade muito prestigiada e provavelmente tal como saindo da FEUP, emprego não faltará! Não conheço a de Aveiro honestamente.. Em suma: primeiro vê se não te importas de ir para o ISEP, se preferires faculdade, investiga sobre o Minho e Aveiro bem para decidires o que colocar em segunda opção 😀

• Like
Reactions: biarodrigues
A UMinho também tem muito boa reputação em Engenharia Mecânica. Há imensos alunos que fazem estágios e ficam a trabalhar em grandes empresas como a Bosche.
Pois tambem já tinha ouvido falar disso daí ter achado ser também uma boa opção para tirar o curso.
Post automatically merged:

Olá!! Já estive em mecânica na FEUP! Desde já boa sorte! Concordo com o que já foi dito... parece-me que queres ficar no Porto, mas também me parece que não tens a certeza que entras na FEUP. Sendo assim, preferes ficar no Porto e tirar o curso num politécnico, onde sais preparada ao fim de 3 anos para trabalhar e tens muita prática, ou queres de facto tirar mecânica com aquela componente teórica que o politécnico não tem? Queres estudar 3 ou 5 anos? Primeiro pensa nisso. São dois locais excelentes mas abrem-te portas ligeramenteeee diferentes. Se preferires mesmo faculdade acho que devias pensar seriamente em meter como segundo opção o Minho (é em Guimarães) porque é super perto do Porto e é uma faculdade muito prestigiada e provavelmente tal como saindo da FEUP, emprego não faltará! Não conheço a de Aveiro honestamente.. Em suma: primeiro vê se não te importas de ir para o ISEP, se preferires faculdade, investiga sobre o Minho e Aveiro bem para decidires o que colocar em segunda opção 😀
Olá! Bem eu pretendo ficar o mais bem preparada para o mundo de trabalho e nesse sentido acho que uma componente mais teórica seria muito mais benéfica, no entanto também ouço boas referências do Isep e podia sempre fazer o mestrado na FEUP. Mas vou pensar melhor e tentarei tomar a melhor decisão.
Agradeço desde já a ajuda 😁

Olá! Eu noutro tópico falei um pouco sobre a minha opinião no que toca à engenharia mecânica na FEUP (que já te mando em baixo para nem te dar o trabalho de procurares). Sendo eu um "deslocado" no que toca à zona onde estudo e de onde sou, tenho amizades com pessoal que esteve/está em engenharia mecânica no ISEP, Aveiro e Minho, portanto vou dizer algumas coisas que sei sobre elas.
Primeira coisa, há uma rivalidade entre ISEP e FEUP, mas nunca percebi bem no que consiste, até porque conheço pessoal da FEUP que dá um salto ao ISEP e vice-versa. A atmosfera do ISEP, pelo que me dizem, é boa e tenho um amigo que tirou o mestrado integrado lá e teve uma boa experiência, trabalhando agora na VESTAS (passou ainda por outra empresa acho eu, mas não me lembro agora como se chamava), depois de uma tese na CEiiA. Acaba por ser um pouco mais prático o curso por lá e a exigência inicial comparada com a FEUP, pelo que percebi, não é tão elevada. Posso dizer-te que o curso de engenharia biomédica, onde um amigo meu está lá, está pessimamente organizado (salvo erro é um curso pseudo-novo lá), mas não sei como está a engenharia mecânica (presumo que um pouco melhor organizado).
Relativamente ao Minho, pelo que me consta é um curso também mais prático que a FEUP, tens todos os semestres uma cadeira de "integração" em que aplicas o que aprendes (e às vezes tens de arranjar maneiras de aprender) - pessoalmente, achei o conceito engraçado...acho que eles por lá não o acham tão engraçado como eu, no entanto, se é que me percebes. De resto, o pessoal por lá conceito muito "aldrabar", isto é, conseguem resoluções de outros exames, em que os exames pouco ou nada mudam em certas cadeiras. Critérios de notas de certos professores também é meio duvidoso, sendo que o meu amigo diz que lá é uma palhaçada, mas uma pessoa faz bem o curso (e não leves a mal estas palavras, porque a universidade continua a ter um bom nome no curso).
Já no que se refere a Aveiro, sinceramente não sei muito até porque nunca perguntei ao chefe que conheço por lá, mas pelo que percebi o curso não é muito mau, focando-se mais no que existe de indústria na zona de Aveiro em termos de matéria dada. A universidade também tem bom nome, principalmente na indústria que se situa pela zona.
Percebo totalmente a tua dúvida no que será melhor, mas sinceramente não consigo sequer posicionar qual é melhor que qual. Dito isto, não te recomendava entrares num curso na FEUP e depois mudares para outro curso porque existem sempre aquelas diferenças mínimas no primeiro ano (segundo semestre nomeadamente), acho que até ficavas melhor servida entrares numa universidade e depois trocares para outro do que trocar de curso (tenho um primo que esteve dois anos em eletrotecnia e depois mudou para informática e, apesar de ter tido equivalências, teve de recuperar certas cadeiras, sendo que outras ele teve mais dificuldades por não ter dado as coisas da mesma maneira ou com objetivos diferentes, ou seja, não tinha bem as bases).
Bem, posso dar a minha opinião como alguém que já acabou o terceiro ano de engenharia mecânica e vai agora para o quarto ano na FEUP no próximo semestre.
O primeiro ano não é nada por aí além, mas acho que é preciso começar já a perceber que vai ser mais difícil que o secundário e estar com um bom método de estudo porque dás bases de matemática (refiro com mais ênfase álgebra, que muito pessoal se dá mal por alguma razão) que vais precisar para cadeiras futuras. No primeiro semestre do primeiro ano vais ter 6 cadeiras, uma é só meio semestre, que é o famoso "Projeto FEUP" (vai-te roubar imenso tempo e não tem importância quase nenhuma, só compensa pelo "como fazer um relatório corretamente"), tens álgebra e análise matemática para início de bases para o futuro do curso, introdução à engenharia mecânica que não é nada por aí além e ciência dos materiais onde metade da matéria dás em química de 12.º (vá também em físico-química) e a outra metade é mais difícil (no meu ano saiu cenas no exame que ninguém estava à espera, o que não ajudou, mas acho que já trocaram de docentes nessa cadeira, portanto não sei como está, mas a segunda parte da matéria continua a não ser muito fácil). Não falando agora em cadeiras, até porque nem as sei todas de cor, no segundo semestre do primeiro ano começas a dar coisas mais viradas para "mecânica", ou seja, já coisas que um engenheiro mecânico deve saber, como mecânica I e termodinâmica I. Segundo ano vais começar a construir nisso, as cadeiras ficam mais complicadas, ajuda já ter um bom método de estudo à entrada deste ano e tentar não deixar cadeiras para trás. Há quem diga que o segundo ano é o mais difícil do curso, mas eu pessoalmente penso que seja o terceiro, não só pelo cadeirão do curso estar nesse ano, mas também pelo trabalho e a dificuldade da matéria que existe já no terceiro ano. Por exemplo, eu, em termos psicológicos, senti um maior desgaste no terceiro ano (mesmo pré-covid, ou seja, no primeiro semestre).
Em termos de professores, é como em tudo no mundo, apanhas bons e maus professores. No primeiro ano vais apanhar gente boa, pelo menos eu apanhei, os professores são relativamente "chill", mas vais começar também a notar que há certas personagens que parecem ter um parafuso a menos. Avançando no curso vão aparecendo mais pessoal com a falta de um parafuso, mas também, com sorte, apanhas pessoal que vai querer criar um bom ambiente na sala de aula (depois até posso dizer nome de profs que tive que criaram esse ambiente). Obviamente também apanhas uns que, de certa forma, ou querem que tu faças o trabalho todo (possível que apanhem um desses já no segundo semestre do primeiro ano) ou que se estão literalmente a marimbar para os estudantes.
Em termos de departamento, face a minhas vivências no último ano, eu considero que é uma bela palhaçada. Não me levem a mal, o departamento tem nome, em termos de cadeiras do curso e tal ao longo dos anos está bem organizada (apesar de haver cadeiras que uma pessoa não percebe qual a relevância para um engenheiro mecânico), mas a organização interna em termos de coisas é triste, para ser bonzinho. Pessoalmente, eu não gosto do diretor de curso, é uma pessoa que não aparenta ter tempo para acompanhar os estudantes (está envolvido em mil e uma coisas, tem poucas horas por semana para um atendimento a estudantes presencialmente e muito raramente parece responder aos emails - apesar de ter imensos para responder, devido a vivências pessoais que não vou contar, não tem critério naqueles que responde ou não responde). Para além disso, tem a mania de estar sempre do lado dos professores (aconteceu um episódio este semestre passado em que, segundo o regulamento da faculdade, os professores falharam, todos os estudantes do curso mostraram a sua frustração perante a situação e ele manifestou estar do lado dos professores que falharam, penalizando, assim, os estudantes). Portanto, esse é um fator que é frustrante na FEUP, para além de às vezes os exames serem assim vindos lá do inferno, mas isso, em parte, também deve o nível de exigência que existe no curso. Devo dizer que tenho amigos que, se soubessem o grau de dificuldade das cadeiras junto com a desorganização existente no departamento tinham escolhido outra faculdade para tirar o curso.
Em geral, o curso é bom, é preciso ter um pouco de sorte com os professores e saber escolher, o ambiente não é mau, mas o pessoal do Porto e arredores costuma formar logo grupos a abrir e se fores de fora podes ficar um pouco de lado, mas o projeto FEUP, até um ponto, permite inclusão, existe também atividades promovidas pelo núcleo de estudantes do curso para incluir os estudantes e com o tempo também dá para interagir com a turma em que ficas colocado. Ah, e não se preocupem que no primeiro ano (e, apesar de mais difícil, nos restantes também, mas menos, acho eu) têm tempo de sobra para fazer coisas, dá para conciliar aulas, estudo e algo mais.
Só uma nota final, se quiserem seguir uma área relacionada com a área automóvel, não recomendo a FEUP, eu vim para cá, adoro automóveis e desporto motorizado, sabia que havia atividades extra-curriculares relacionadas, mas quando entrei deixou de haver (quer dizer, em real verdade, tinha deixado de existir há dois anos, eles só continuaram foi a ter os carros) e estive eu atrás de um professor e à procura de pessoal para começar algo, que agora está meio morto porque não há dinheiro. Para além disso, havia uma cadeira sobre automóveis no quinto ano que estava de olho e no próximo ano letivo (durante o meu quarto ano) vai ser o último ano da cadeira.
Alguma dúvida assim mais específica estejam à vontade para perguntar, só não vos vou dizer apenas as rosas, mas também os espinhos do curso, ou seja, vou tentar ser o mais honesto possível.
Espero ter ajudado minimamente, e lembra-te que isto é tudo opinião. Alguma coisa dispõe!

Agradeço pela explicação de cada universidade mas penso que vou retirar o ISEP de hipótese e pôr Minho e candidatar-me a outra engenharia na FEUP e depois peço transferência, parece-me ser o mais acertado. Mais uma vez agradeço a ajuda!