Engenharia Mecânica - IST vs FCT UNL, saídas profissionais

João Correia de Silva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Janeiro 2020
Olá!

Estou no 12.º ano, no curso de Ciências e Tecnologias e estou a pensar escolher o curso de Engenharia Mecânica para o ensino superior.

No entanto, estou indeciso relativamente à universidade que devo escolher, mais precisamente não sei de devo optar pelo IST (Instituto Superior do Técnico, Lisboa) ou pela FCT UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa).

Estou um pouco preocupado com o IST, uma vez que considero que é uma universidade muito exigente, acho que a UNL será mais acessível. No entanto, não sei se o IST, por ser mais exigente e mais conceituado, terá mais saídas, melhores ofertas de emprego...

Para além disso, também gostava de saber se este curso tem saídas.

Desde já, obrigado pela atenção.

Estou um pouco preocupado com o IST, uma vez que considero que é uma universidade muito exigente, acho que a UNL será mais acessível. No entanto, não sei se o IST, por ser mais exigente e mais conceituado, terá mais saídas, melhores ofertas de emprego...
Se tens média para entrar no técnico, certamente que és uma pessoa trabalhadora, por isso recomendaria-te a ires para o técnico. Eu nem sabia que a UNL tinha Eng Mec. Isto para te dizer que o IST é, certamente, a universidade mais conceituada em engenharia e que terá mais saídas e mais/melhores ofertas de emprego.

Em relação ao curso, é um curso muito muito abrangente, por isso saídas não faltam. Engenheiros Mecânicos são precisos numa simples fábrica de madeiras, por exemplo, como em 'empresas' como a NASA.

Se tens média para entrar no técnico, certamente que és uma pessoa trabalhadora, por isso recomendaria-te a ires para o técnico. Eu nem sabia que a UNL tinha Eng Mec. Isto para te dizer que o IST é, certamente, a universidade mais conceituada em engenharia e que terá mais saídas e mais/melhores ofertas de emprego.

Em relação ao curso, é um curso muito muito abrangente, por isso saídas não faltam. Engenheiros Mecânicos são precisos numa simples fábrica de madeiras, por exemplo, como em 'empresas' como a NASA.
Relativamente ao mercado de trabalho em Portugal poderias falar um pouco mais, desde de empresas e de salários ?
obrg

• Like
Reactions: Alexandre Laia
Relativamente ao mercado de trabalho em Portugal poderias falar um pouco mais, desde de empresas e de salários ?
obrg
Não sou a pessoa indicada para te falar sobre isso, mas vou tentar falar sobre o que sei (ou sobre o que acho que sei). Apesar de Portugal não ser um país muito grande ou muito industrializado, há várias indústrias que estão bem representadas em Portugal e têm uma ligação inquebrável com os engenheiros mecânicos. Assim de cabeça, relacionado com a indústria automóvel temos a Continental, o Grupo PSA, a Autoeuropa...Na área da moldagem penso que também temos várias empresas que apostam bastante nisto...e mais exemplos existirão. Ou seja, se acabares o curso diria mesmo que é quase impossível não teres trabalho. Até as indústrias mais pequenas necessitam dos conhecimentos de um engenheiro mecânico. Em relação ao salários: depende muito do sítio para onde fores, das oportunidades que tiveres e que procurares (!), mas diria que um eng. mecânico consegue perfeitamente receber valores >1,5k. Se calhar cá em Portugal, não há tantas oportunidades de progressão, mas na Europa, não faltam países e indústrias que permitem um engenheiro progredir bastante profissionalmente e obter salários 5x, 10x, 20x maiores. Claro que isto depende de muita coisa e nem sempre é linear, mas um engenheiro mecânico, se quiser, tem uma vida bem confortável (e pode ser em Portugal).

Não sou a pessoa indicada para te falar sobre isso, mas vou tentar falar sobre o que sei (ou sobre o que acho que sei). Apesar de Portugal não ser um país muito grande ou muito industrializado, há várias indústrias que estão bem representadas em Portugal e têm uma ligação inquebrável com os engenheiros mecânicos. Assim de cabeça, relacionado com a indústria automóvel temos a Continental, o Grupo PSA, a Autoeuropa...Na área da moldagem penso que também temos várias empresas que apostam bastante nisto...e mais exemplos existirão. Ou seja, se acabares o curso diria mesmo que é quase impossível não teres trabalho. Até as indústrias mais pequenas necessitam dos conhecimentos de um engenheiro mecânico. Em relação ao salários: depende muito do sítio para onde fores, das oportunidades que tiveres e que procurares (!), mas diria que um eng. mecânico consegue perfeitamente receber valores >1,5k. Se calhar cá em Portugal, não há tantas oportunidades de progressão, mas na Europa, não faltam países e indústrias que permitem um engenheiro progredir bastante profissionalmente e obter salários 5x, 10x, 20x maiores. Claro que isto depende de muita coisa e nem sempre é linear, mas um engenheiro mecânico, se quiser, tem uma vida bem confortável (e pode ser em Portugal).
obrg Alchofras

Podes falar um pouco sobre o curso (disciplinas, grau de dificuldade)? O que é eu faço exatamente ao trabalhar como engenheiro mecânico.

Obrg

Olá!

Estou no 12.º ano, no curso de Ciências e Tecnologias e estou a pensar escolher o curso de Engenharia Mecânica para o ensino superior.

No entanto, estou indeciso relativamente à universidade que devo escolher, mais precisamente não sei de devo optar pelo IST (Instituto Superior do Técnico, Lisboa) ou pela FCT UNL (Faculdade de Ciências e Tecnologias, Universidade Nova de Lisboa).

Para além disso, também gostava de saber se este curso tem saídas.

Desde já, obrigado pela atenção.

Olá tudo bem?

Olha vou-te ser honesto, entrei este ano em Engenharia Informática na FCT UNL, e tenho a opinião de que é uma faculdade muito boa, que atualiza os cursos anualmente para corresponder às necessidades de mercado, e a opinião geral é de que temos um equilíbrio entre práticas e teóricas muito melhor que o IST.
Claro o IST é muito conceituado, mas a verdade é que não há uma diferenciação assim tão grande na procura das empresas relativamente a ambas as faculdades, e muitas direcionam mesmo as suas atenções à FCT pelo melhor equilíbrio.
Como estás preocupado com acessibilidade também te confesso que a vida académica na FCT é muito agradável e as pessoas são todas simpáticas, assim como a grande maioria dos professores!
Se tiveres mais perguntas sobre a faculdade podes perguntar!

Digo-te também que nós temos 2 semestres por ano, uma forte avaliação contínua, exames portanto não obrigatórios (pelo que se passares a tudo e não quiseres fazer melhorias tens 1 mês de férias em janeiro), e em fevereiro tens umas aulas chamadas CTCT, CTS e empreendedorismo (1, 2, 3 anos), em que aprendes algumas soft skills importantes para os mercados de trabalho, bem como algumas outras dicas tais como, utilização de excel, organização bibliográfica com mendeley, etc ... essas aulas são gratuitas e podes colocá-las no teu currículo.

Boa sorte com o resto do secundário!

Última edição:
obrg Alchofras

Podes falar um pouco sobre o curso (disciplinas, grau de dificuldade)? O que é eu faço exatamente ao trabalhar como engenheiro mecânico.

Obrg

Eu estive em mecânica no IST e fiz um post gigante a dar a minha opinião sobre cada na thread to IST aqui no fórum. Em termos do grau de dificuldade, sentes claramente a diferença entre a universidade e o secundário nos primeiros tempos, mas se tens média para entrar no curso e te esforçares devidamente quando entrares, passas a tudo e com boas notas.

Em relação ao que fazes como engenheiro mecânico, a resposta é simples: tudo aquilo que quiseres, uma vez que é um curso muito abrangente. NASA? Tem engenheiros mecânicos aos montes. TAP? Também. Galp, EDP, Google, KPMG, BCG,....? Acho que já percebeste onde quero chegar. No entanto, o facto de um dia conseguires vir a trabalhar nestas empresas depende mais daquilo que tu fazes enquanto estás na universidade (atividades extracurriculares, estágios, notas,...) do que propriamente do curso em que estás.

Por último, queria apenas falar-te de algo que podes não ter considerado ainda nessa tua escolha, que é a "atmosfera" em que te encontras. Eu quando mudei de mecânica para Aero senti muito isso, pois em Aero o pessoal é muito mais dedicado e consegue conjugar múltiplas atividades extracurriculares com excelentes notas. Por sua vez , isto estimula-te a tentar fazer o mesmo para "acompanhar", o que acaba por ter um efeito muito positivo no teu desenvolvimento, embora mecânica seja um curso mais bem estruturado que aero , por exemplo. Tudo isto para dizer que eu penso que o mesmo deverá acontecer entre as tuas duas opções, pelo que o IST seria a melhor escolha. Eu acho que o que escrevi neste parágrafo está um pouco confuso, mas espero que tenhas percebido o que estou a tentar dizer.

Podes desenvolver isto, por favor? Fiquei curioso!
Eu pelo menos senti que em Aero há mais cadeiras tipo Desempenho ou Sensores e Sistemas em que não se percebe bem o que estão lá a fazer. Para além disso, há situações como DMG, que em mecânica dividem o conteudo em 2 cadeiras e dá para aprender bem as cenas enquanto em Aero é tudo expremido para uma só cadeira e não é raro haver pessoal completamente perdido em relação à matéria enquanto está a fazer o projeto

• Like
Reactions: Francisco Aveiro
Olá!
Acabei o 12º ano este ano, mas ainda me faltam os exames...estou com algumas dúvidas em saber qual universidade devo escolher para tirar o curso de engenharia mecânica. Já falei com algumas pessoas de ambas as universidades mas mesmo assim continuo com dúvidas, o que me preocupa mais são as oportunidades ou propostas de emprego no final do curso...não sei qual é a melhor universidade nesse aspeto.

Se alguém me conseguisse ajudar eu agradecia imenso,
Obrigada,
Patrícia Sousa.