Engenharia Mecânica - IST vs FEUP

Diogo Cunha

Membro Caloiro
Matrícula
14 Maio 2017
Olá. No final deste ano vou concorrer a Engenharia Mecânica, no entanto ainda não decidi se quero concorrer ao IST ou à FEUP.
Ambas são boas faculdades e estou a ter alguma dificuldade em decidir para qual destas ir. Indo para o Porto estaria mais perto de casa e iria para a beira de amigos do secundário, o que pode ser positivo uma vez que tenho receio que devido à carga horária da Universidade não consiga fazer amigos como os que tinha na escolha. No entanto sempre gostei da ideia de ir estudar para Lisboa, para começar do zero, estar num sitio onde não conheço ninguém, onde posso conhecer pessoas novas e onde tenho de me tornar mais independente.
Visto que estou um bocado indeciso, gostava de saber a opinião de outras pessoas que conheçam mais as faculdades em questão. Gostava também de saber também a vossa opinião relativamente ao espírito académica das duas universidades.

J.P.

Membro Veterano
Matrícula
15 Março 2016
olá amigo! eu estudo engenharia mecânica na feup e adoro! não há melhor sítio neste país para estudar engenharia mecânica! é um espírito incrível, mas não penses que vens passar férias!
para te ser sincero, a opinião que formei no 1ºsemestre do 1ºano é que era terrível estudar engenharia mecânica (mas continuava a gostar da faculdade). Há cadeiras extremamente complicadas e personalidades muito fortes por trás delas, mas se fores alguém com juízo ainda vais conseguindo aquele 9,5 maroto que teima em não sair a programação ou álgebra! se fores dedicado, aponta para notas razoáveis, entre o 12 e o 14, acima disso, és excecional e altamente vocacionado para o curso! Nem todas as cadeiras são assim, as cadeiras de análise matemática são uma loucura, tirar 14 é para alunos fracos... depois tens umas cadeiras introdutórias que basicamente basta marcares presença, tens desenho que faz-se, não te percas muito a desenho por que senão é o teu fim, ciência dos materiais é aquela cadeira que mete muito medo no 1ºsemestre até chegares ao segundo e aparecerem-te as cadeiras mais específicas do curso como mecânica e termodinâmica e perceberes que o 1ºsemestre foram 5 meses de "férias". Pelo meio ainda tens estatística que é um drama até ao exame porque não estudas nada durante o semestre inteiro e ali dois dias antes fazes as fichas de trabalho e chegas ao exame e tens a nota que queres (ou pelo menos, aquela para a qual trabalhaste). Não tens notas espetaculares, médias acima de 14 são pessoas extremamente trabalhadoras... aliás a tua média de secundário não te define mesmo nada na faculdade, há muita gente com a nota mínima de entrada a destacar-se e muita gente com 19,5 de entrada a ficar pelo caminho ao longo dos anos... no entanto, não há como não gostar da feup e de engenharia mecânica, o curso é incrível e rapidamente te adaptas!!!!
se precisares de qualquer coisa podes dizer ;)
boa sorte com os exames, vais ter saudades disso garanto-te :p

• Like
Reactions: Ryuki and RMoon99

José António Silva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
olá amigo! eu estudo engenharia mecânica na feup e adoro! não há melhor sítio neste país para estudar engenharia mecânica! é um espírito incrível, mas não penses que vens passar férias!
para te ser sincero, a opinião que formei no 1ºsemestre do 1ºano é que era terrível estudar engenharia mecânica (mas continuava a gostar da faculdade). Há cadeiras extremamente complicadas e personalidades muito fortes por trás delas, mas se fores alguém com juízo ainda vais conseguindo aquele 9,5 maroto que teima em não sair a programação ou álgebra! se fores dedicado, aponta para notas razoáveis, entre o 12 e o 14, acima disso, és excecional e altamente vocacionado para o curso! Nem todas as cadeiras são assim, as cadeiras de análise matemática são uma loucura, tirar 14 é para alunos fracos... depois tens umas cadeiras introdutórias que basicamente basta marcares presença, tens desenho que faz-se, não te percas muito a desenho por que senão é o teu fim, ciência dos materiais é aquela cadeira que mete muito medo no 1ºsemestre até chegares ao segundo e aparecerem-te as cadeiras mais específicas do curso como mecânica e termodinâmica e perceberes que o 1ºsemestre foram 5 meses de "férias". Pelo meio ainda tens estatística que é um drama até ao exame porque não estudas nada durante o semestre inteiro e ali dois dias antes fazes as fichas de trabalho e chegas ao exame e tens a nota que queres (ou pelo menos, aquela para a qual trabalhaste). Não tens notas espetaculares, médias acima de 14 são pessoas extremamente trabalhadoras... aliás a tua média de secundário não te define mesmo nada na faculdade, há muita gente com a nota mínima de entrada a destacar-se e muita gente com 19,5 de entrada a ficar pelo caminho ao longo dos anos... no entanto, não há como não gostar da feup e de engenharia mecânica, o curso é incrível e rapidamente te adaptas!!!!
se precisares de qualquer coisa podes dizer ;)
boa sorte com os exames, vais ter saudades disso garanto-te :p
Boas amigo! Estou agora na hora da decisao mas estou muito muito indeciso entre Civil e Mecanica! Civil "sei do que se trata" mas Mecanica acho que ainda nao sei bem do que se trata neste curso! Será que me podias explicar melhor em que consiste o curso, no que mais abordam (matérias) e no futuro (empregabilidade) ?

muralha51

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2017
Boas amigo! Estou agora na hora da decisao mas estou muito muito indeciso entre Civil e Mecanica! Civil "sei do que se trata" mas Mecanica acho que ainda nao sei bem do que se trata neste curso! Será que me podias explicar melhor em que consiste o curso, no que mais abordam (matérias) e no futuro (empregabilidade) ?

Um dos melhors canais por aí sobre STEM

J.P.

Membro Veterano
Matrícula
15 Março 2016
Olá amigo! Mecânica aborda um pouco de tudo na realidade, qualquer engenharia que tu saibas que existe, Mecânica fornece-te cadeiras sobre essa mesma engenharia, por isso não há especificidade. Consegues ser um engenheiro de materiais, um programador, trabalhar na área da automação, na área das energias e dos fluídos, podes ser um gestor e até vir a lidar com a banca, podes enveredar por um caminho ligado mais à biomecânica, ou então a processos de fabrico, seres és livre de optar por aquilo que queiras! Empregabilidade não parece ser um problema para a Engenharia Mecânica, por isso é sempre uma boa hipótese diria eu.

José António Silva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Olá amigo! Mecânica aborda um pouco de tudo na realidade, qualquer engenharia que tu saibas que existe, Mecânica fornece-te cadeiras sobre essa mesma engenharia, por isso não há especificidade. Consegues ser um engenheiro de materiais, um programador, trabalhar na área da automação, na área das energias e dos fluídos, podes ser um gestor e até vir a lidar com a banca, podes enveredar por um caminho ligado mais à biomecânica, ou então a processos de fabrico, seres és livre de optar por aquilo que queiras! Empregabilidade não parece ser um problema para a Engenharia Mecânica, por isso é sempre uma boa hipótese diria eu.
Olá! Desde já obrigado pela resposta! As minhas duvidas relativamente á escolha desse curso sao na maioria relativas ás disciplinas relacionadas com automação e programaçao pq nao sei se vou gostar muito disso... Mas é como se diz, nada como nao tentar!

• Like
Reactions: J.P.
Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Olá! Desde já obrigado pela resposta! As minhas duvidas relativamente á escolha desse curso sao na maioria relativas ás disciplinas relacionadas com automação e programaçao pq nao sei se vou gostar muito disso... Mas é como se diz, nada como nao tentar!
Programação penso que é semelhante à de outros cursos, é uma cadeira agradável mesmo sem ter vocação para a coisa.
Automação foi uma surpresa para mim, são tópicos leves e muito práticos.

Aproveito para deixar um site nove criado pela comunidade de eng.ª mecânica da FEUP com muita informação
MIEM FEUP – Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

José António Silva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Programação penso que é semelhante à de outros cursos, é uma cadeira agradável mesmo sem ter vocação para a coisa.
Automação foi uma surpresa para mim, são tópicos leves e muito práticos.

Aproveito para deixar um site nove criado pela comunidade de eng.ª mecânica da FEUP com muita informação
MIEM FEUP – Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)
Pois, já tentei programar arduino mas nao era muito comigo! No curso, fazem alguma abordagem a aspetos relacionados com mecânica automóvel? Como deves saber muitos relacionam a mecanica ao ramo dos automoveis e gostava de saber se a mecanica e os automoveis se encontram alguma vez?
Já agora, achas que seria facil fazer licenciatura no Isep e depois tentar o mestrado na Feup?
Obrigado.

Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Pois, já tentei programar arduino mas nao era muito comigo! No curso, fazem alguma abordagem a aspetos relacionados com mecânica automóvel? Como deves saber muitos relacionam a mecanica ao ramo dos automoveis e gostava de saber se a mecanica e os automoveis se encontram alguma vez?
Já agora, achas que seria facil fazer licenciatura no Isep e depois tentar o mestrado na Feup?
Obrigado.
Tudo o que se aprende pode, em boa verdade, ser aplicado a automóveis, podes aproveitar projetos dentro das cadeiras em que te dão liberdade para explorar coisas que gostas. Vai ficando mais próximo do que queres no mestrado. Podes também entrar em grupos extra curriculares, não sei os nomes mas existem.
A programação industrial dada no curso é diferente, podes procurar programação de PLC.

José António Silva

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2017
Tudo o que se aprende pode, em boa verdade, ser aplicado a automóveis, podes aproveitar projetos dentro das cadeiras em que te dão liberdade para explorar coisas que gostas. Vai ficando mais próximo do que queres no mestrado. Podes também entrar em grupos extra curriculares, não sei os nomes mas existem.
A programação industrial dada no curso é diferente, podes procurar programação de PLC.
Ok obrigado amigo pelas respostas! Agora cabe-me a mim decidir se civil ou mecânica! Obrigado e boa sorte no curso!

• Like
Reactions: Eduardo Ribeiro

Echoes

Membro Veterano
Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Obrigado.
É o que o Eduardo disse... Tu aprendes as bases, que podem ser aplicadas a automóveis ou a outros sistemas quaisquer. No mestrado podes ainda explorar áreas mais concretas que podem ser aplicadas novamente a automóveis ou a outros sistemas quaisquer xD. Tens também duas cadeiras que falas de automoveis em específico: Electrónica Automóvel e Sistemas de Propulsão e Suspensão automóvel

• Like
Reactions: Eduardo Ribeiro

Zorin

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2019
Boas,

Gostaria que alguém me desse uma ajuda a decidir entre uma destas 2 instituições. O meu objetivo é trabalhar no ramo automóvel, se possível na área de projeto, e para tal estou disposto a emigrar pois as oportunidades em países como o UK e Alemanha são fracamente maiores. Sou do Porto portanto à partida faria mais sentido ficar na FEUP mas por outro lado tenho ideia, que gostaria se calhar de desmistificar, que o IST estará melhor visto e oferece mais oportunidades a quem desejar emigrar.
1. Qual destas instituições me garantirá um melhor CV à saída da faculdade e aos olhos dos empregadores estrangeiros?
2. Que tipo de atividades extra-curriculares oferecem cada uma destas instituições no sentido de compatibilizar o meu CV com o posto de trabalho no ramo automóvel? Sei que o IST tem a FST que está muito bem vista nacional e internacionalmente. Mas que tem a oferecer a FEUP?
3. Alguém que tenha feito ou conheça quem tenha feito dissertação no estrangeiro me pode dar feedback do processo?
4. Por último, se existir alguém de cada uma das instituições que possa dar feedback no que toca a potenciais passos a seguir no sentido de culminar neste objetivo agradecia muito.

Obrigado e Abraço!

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Boas,

Gostaria que alguém me desse uma ajuda a decidir entre uma destas 2 instituições. O meu objetivo é trabalhar no ramo automóvel, se possível na área de projeto, e para tal estou disposto a emigrar pois as oportunidades em países como o UK e Alemanha são fracamente maiores. Sou do Porto portanto à partida faria mais sentido ficar na FEUP mas por outro lado tenho ideia, que gostaria se calhar de desmistificar, que o IST estará melhor visto e oferece mais oportunidades a quem desejar emigrar.
1. Qual destas instituições me garantirá um melhor CV à saída da faculdade e aos olhos dos empregadores estrangeiros?
2. Que tipo de atividades extra-curriculares oferecem cada uma destas instituições no sentido de compatibilizar o meu CV com o posto de trabalho no ramo automóvel? Sei que o IST tem a FST que está muito bem vista nacional e internacionalmente. Mas que tem a oferecer a FEUP?
3. Alguém que tenha feito ou conheça quem tenha feito dissertação no estrangeiro me pode dar feedback do processo?
4. Por último, se existir alguém de cada uma das instituições que possa dar feedback no que toca a potenciais passos a seguir no sentido de culminar neste objetivo agradecia muito.

Obrigado e Abraço!
Hey,

Não sei responder a todas as tuas perguntas mas posso dar-te algumas ideias:
2. No Técnico os 4 maiores projetos em áreas de mecânica são:
  1. Projecto FST Novabase
  2. PSEM
  3. Técnico Solar Boat
  4. TL Moto
Para além disto, ao longo do ano vão saindo dezenas de bolsas a que te podes candidatar, nomeadamente as de "Iniciação Científica" que consistem em investigação com professores do Técnico e ainda consegues algum $ em retorno. Tens aqui o link com as bolsas disponíveis atualmente: Recrutamento | Direção de Recursos Humanos • DRH. É só ficares atento todas as semanas até aparecer algo que te interesse.
Ainda, tens o programa de estágios de verão do Técnico que para além da experiência, podes pedir um suplemento ao teu diploma de licenciatura/mestrado a dizer que foste estagiário em X empresa. Tens aqui o link: Técnico Summer Internships | Área de Transferência de Tecnologia do IST • TT, acho que a listagem de estágios está só disponível para alunos do Técnico e a deadline já passou para este ano.
Lisboa está um bocado no centro de tudo, podes contactar empresas diretamente e ver se podes ir lá um dia ou se têm vagas para estágios. Ao longo do ano tens vários eventos de recrutamento para pessoal de mecânica, como o MECANIST, a https://sinfo.org/ e Jobshop – Feira de Engenharia e Tecnologia do Instituto Superior Técnico. Podes ainda envolver-te nas dezenas de núcleos do Técnico para desenvolveres soft skills, não tão direcionado para a parte técnica mas também valorizado por empresas (tens por exemplo o Mecanist, JUNITEC, BEST Lisboa, HackerSchool - IST, ...).
Finalmente, nos pavilhões de mecânica há sempre alguns flyers para competições, concursos, ... O que não te faltarão são oportunidades para criares currículo, conheceres pessoas e empresas do teu interesse.

3. As dissertações no estrangeiro funcionam de forma semelhante mas passas a ter um coordenador no Técnico e um coordenador na tua universidade, instituição ou empresa de preferênica. Normalmente existem algumas abordagens para fazer dissertações fora:
  1. Contactas tu empresas e universidades, normalmente se tiveres um bom currículo e eles acharem-te interessante, não terás dificuldade em arranjar dissertações fora. Tens é de garantir que consegues encontrar um coordenador no Técnico que também queira essa dissertação. Podes ainda candidatar-te à bolsa do Erasmus+ para receberes algum dinheiro durante a dissertação no estrangeiro.
  2. Vais de Erasmus, tens aqui as vagas do ano de 2018-2019 Resultados das Candidaturas aos Programas de Mobilidade 2018/2019 | Área Internacional • AI, é só procurares por MEMEC para ver quais as disponíveis. Da mesma forma, vais ter de te coordenar com a universidade e com o Técnico para encontrarem uma dissertação.
  3. Quando sai a lista das dissertações, existem à partida algumas com outras instituições (pelo menos em química sei que isso acontece), este é o caminho "mais comum".
  4. Podes ver se algum professor teu está a desenvolver projetos com outras universidades e à partida pode mais facilmente coordenar um tema para ti entre as duas universidades.
Espero ter sido útil.

Abraço

Última edição:

Zorin

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2019
Muito obrigado, definitivamente já me deste uma grande ajuda. Agora só queria saber o panorama na FEUP. Definitivamente o IST tem muito a oferecer em termos de currículo!

• Like
Reactions: Wraak

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Podes ainda envolver-te nas dezenas de núcleos do Técnico para desenvolveres soft skills, não tão direcionado para a parte técnica mas também valorizado por empresas (tens por exemplo o Mecanist, JUNITEC, BEST Lisboa, HackerSchool - IST, ...).
Só para dizer que na JUNITEC se desenvolverem vários projectos com uma vertente técnica vincada, não tem só a ver com desenvolvimento de soft skills. Para teres uma ideia, na minha altura, há uns aninhos, a JUNITEC estava a desenvolver projectos de impressão 3D quando ainda nem se falava cá muito disso, algo que ainda hoje fazem. Além disso, estão a trabalhar em muitos outros projectos de implementação de novas tecnologias com empresas: https://junitec.pt/

É um dos melhores núcleos do IST, na opinião pouco suspeita de um ex-presidente. 😇

• Like
Reactions: Wraak

Rocky Balboa

Membro
Matrícula
17 Maio 2020
Ora viva,

Estive a comparar planos curriculares de Engª mecânica na FEUP e no Técnico, e ambos os percursos parecem-me bastante semelhantes, mesmo a nível dos últimos 2 anos. O que é que pode justificar a diferença entre a nota de ingresso do último classificado?

Há alguma diferença entre a formação nestas duas universidades a nível da formação, ou outro qualquer que achem relevante? (Tirando o facto do IST ter uma Fnac)

Abraço

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Estive a comparar planos curriculares de Engª mecânica na FEUP e no Técnico, e ambos os percursos parecem-me bastante semelhantes, mesmo a nível dos últimos 2 anos. O que é que pode justificar a diferença entre a nota de ingresso do último classificado?
A FEUP tem menos vagas, o que só por si faz que a nota do último colocado seja mais elevada. Depois há variações pontuais devido a uma maior procura num determinado ano. Por exemplo, em 2018, a média do último colocado foi similar.
(Tirando o facto do IST ter uma Fnac)
😂

Pepper456

Membro Dux
Matrícula
29 Janeiro 2016
Curso
LEC
Instituição
ISEP
Ora viva,

Há alguma diferença entre a formação nestas duas universidades a nível da formação, ou outro qualquer que achem relevante? (Tirando o facto do IST ter uma Fnac)

Abraço
Pah e assim, o IST e uma mini cidade dentro de Lisboa e parece que e das melhores facs da Europa (e em algumas áreas e das melhores do mundo, tipo no meu curso e em naval). A FEUP tal como o ISEP, a UA, EEUM, as duas FCTs (a de Coimbra para civil e muito boa, eles são muito bons em áreas mais clássicas) e a UBI tb são muito boas para engenharias...
Mas o IST e a melhor fac do país para engenharias pelo que parece (dps tb depende da engenharia em si, a comunicação social tb ajuda um pouco a comentar esse estigma).
Por isso e que eu digo, tens o IST e depois tens todas as outras faculdades de engenharia do país, que são haters e que os tentam baixar ao máximo ahahah (na FEUP, ISEP e noutros lados vais ver sempre nas casas de banho IST = m****)...

Editado por um moderador:
  • Like
Reactions: Rocky Balboa

guidsz

Membro
Matrícula
18 Abril 2019
Boa tarde, gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor universidade para engenharia mecânica entre feup e ist, e como irão variar as médias de ingresso. Muito obrigada!