Gostaria que alguém que já tenha frequentado este curso ( preferencialmente no ist) me desse uma ideia de como são as cadeiras do 1º ano em termos de dificuldade , carga de trabalho , se diferem muito em relação á matemática do 12º ano em termos do passo a que é dada a matéria e dificuldade dos conteúdos em si. Acharam a transição muito dramática da física e matematica do secundário para a universidade ou os professores fazem esta transição mais suavemente? Os professores preparam os alunos bem para o teste ou poem coisas completamente diferentes do dado na aula (pelo que vi de testes do ist em cálculo I os testes não me parecem assim muito por além mas depois vejo gente a dizer que o esperado na universidade é tirar ali um 10-12, mas também vejo outros que dizem alunos maus ficam bons na universidade e vice-versa , portanto não sei se tiram estes resultados por culpa do professor(dificuldade do teste, más aulas, etc.) ou por falta de preparação para o mesmo).
Eu acho os conteúdos interessantes, mas estou com sérias dúvidas quanto á dificuldade porque do pouco que vi em termos de matéria não me parecia assim muito muito dificil mas vejo que muitos alunos tem dificuldade e portanto queria uma segunda opinião para ver se me está a escapar alguma coisa.
Olá,
Como já muitos te disseram, costuma-se sentir um grande choque quando se entra na faculdade. O método de ensino é diferente, nem todos os professores se encontram muitos presentes ou disponíveis para os alunos e muitos se queixam da dificuldade das cadeiras. No entanto, tudo depende dos professores que apanhares e, especialmente, de ti. Para alguns, é fácil entrar no ritmo das cadeiras e adaptar-se ao melhor método de estudo para os mesmos. Para outros, a adaptação pode ser diferente.
Falaste que muitos esperam notas de 10-12 valores, mas também existe quem acabe as cadeiras com mais de 16 valores, tudo depende da pessoa.
Tendo em conta a dificuldade das cadeiras de primeiro ano, penso que a maior diferença é o aumento de carga horária pois irás ter projetos longos e trabalhosos, algo a que não estamos habituados do secundário.
Mas se as cadeiras que tens são apelativas para ti, ajudam-te a ter motivação e a trabalhar.