Engenharia mecânica na FCT ou engenharia física na FCUL (URGENTE)

Ana0031

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2019
Eu estou muito interessada em engenharia física na FCT, mas a minha média coincide com a do ano passado e este ano vão subir imenso, vou colocar na mesma como 1 opção, mas nao acredito que entre. A minha dúvida é se devo colocar em segunda opção engenharia física na FCUL ou engenharia mecânica na FCT (é a minha segunda opção de curso), eu realmente gosto de eng.fisica, mas tenho as minhas dúvidas em relação à FCUL, dizem ser muito antiga e com poucos equipamentos e em nada se compara à FCT que é melhor equipada, mais "avançada" e melhor vista no mercado de trabalho. Já vi criticarem a qualidade de ensino e a empregabilidade da FCUL (de facto não tem dados no infocursos em relação à empregabilidade). Queria saber se estes rumores são justificados e se vale a pena abdicar do curso porque não é na "melhor faculdade". Obrigada

@Ana0031 Olá Ana, tudo bem? 😊
Eu estou a tirar Engenharia Física na FCUL, pelo que te posso falar apenas deste curso, uma vez que não estive na FCT.
Eu não acho que o equipamento seja antigo, nem que esteja mal equipada. Em todas as aulas práticas quase sempre há material para todos os alunos, além de que muitos trabalhos ao longo do ano são realizados em grupo. Um dos pontos fortes do curso é precisamente este: no plano de estudo podes observar imensas cadeiras práticas como Física Experimental I/II/III, Química, Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais, Eletrónica Analógica e Digital, Processamento de Sinal, Física e Tecnologia das Radiações, Ciência dos Materiais, etc etc. Nas aulas de programação também costuma haver um computador por aluno, penso que não tens de te preocupar quanto ao equipamento ou às instalações. O factor mais importante que tens de analisar é o plano de estudos e em qual dos cursos te imaginas a gostar mais ao longo dos anos (que são muitos e o teu amor pelo curso é o que fará com que continues a lutar pelo que queres).
A FCUL também está localizada na Cidade Universitária, pelo que o ambiente deve ser diferente do da FCT. A maior parte das consultorias também se localiza em Lisboa, pelo que terias "tudo à mão".
Se tiveres mais alguma dúvida em concreto posso tentar responder, estás à vontade! 😊

Agradeço a resposta, entretanto já decidi colocar engenharia física na FCUL em 2° e deixar mecânica como 3° opção. Percebi que não faz sentido abdicar do curso porque ouvi rumores sobre a faculdade, e a tua resposta só veio reafirmar a minha escolha, tenho a certeza que se fosse assim tão má ninguém queria ir para lá. Obrigada:)