Engenharia mecânica na FCT ou engenharia física na FCUL (URGENTE)

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Ana0031

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2019
Eu estou muito interessada em engenharia física na FCT, mas a minha média coincide com a do ano passado e este ano vão subir imenso, vou colocar na mesma como 1 opção, mas nao acredito que entre. A minha dúvida é se devo colocar em segunda opção engenharia física na FCUL ou engenharia mecânica na FCT (é a minha segunda opção de curso), eu realmente gosto de eng.fisica, mas tenho as minhas dúvidas em relação à FCUL, dizem ser muito antiga e com poucos equipamentos e em nada se compara à FCT que é melhor equipada, mais "avançada" e melhor vista no mercado de trabalho. Já vi criticarem a qualidade de ensino e a empregabilidade da FCUL (de facto não tem dados no infocursos em relação à empregabilidade). Queria saber se estes rumores são justificados e se vale a pena abdicar do curso porque não é na "melhor faculdade". Obrigada

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
@Ana0031 Olá Ana, tudo bem? 😊
Eu estou a tirar Engenharia Física na FCUL, pelo que te posso falar apenas deste curso, uma vez que não estive na FCT.
Eu não acho que o equipamento seja antigo, nem que esteja mal equipada. Em todas as aulas práticas quase sempre há material para todos os alunos, além de que muitos trabalhos ao longo do ano são realizados em grupo. Um dos pontos fortes do curso é precisamente este: no plano de estudo podes observar imensas cadeiras práticas como Física Experimental I/II/III, Química, Circuitos Elétricos e Sistemas Digitais, Eletrónica Analógica e Digital, Processamento de Sinal, Física e Tecnologia das Radiações, Ciência dos Materiais, etc etc. Nas aulas de programação também costuma haver um computador por aluno, penso que não tens de te preocupar quanto ao equipamento ou às instalações. O factor mais importante que tens de analisar é o plano de estudos e em qual dos cursos te imaginas a gostar mais ao longo dos anos (que são muitos e o teu amor pelo curso é o que fará com que continues a lutar pelo que queres).
A FCUL também está localizada na Cidade Universitária, pelo que o ambiente deve ser diferente do da FCT. A maior parte das consultorias também se localiza em Lisboa, pelo que terias "tudo à mão".
Se tiveres mais alguma dúvida em concreto posso tentar responder, estás à vontade! 😊

Ana0031

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2019
Agradeço a resposta, entretanto já decidi colocar engenharia física na FCUL em 2° e deixar mecânica como 3° opção. Percebi que não faz sentido abdicar do curso porque ouvi rumores sobre a faculdade, e a tua resposta só veio reafirmar a minha escolha, tenho a certeza que se fosse assim tão má ninguém queria ir para lá. Obrigada:)

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
J Engenharia Mecânica - IST vs FCT UNL, saídas profissionais Tecnologias 8
G Engenharia Mecânica ISEC ou UC Tecnologias 0
J Engenharia de polímeros vs Engenharia Mecânica Tecnologias 0
biarodrigues Engenharia Mecânica: indecisão na escolha da universidade Tecnologias 5
Eduardo Gomes da Cruz Caloiros 2020/21 Engenharia Mecânica Automóvel - ISEP Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 1
M Engenharia Mecânica ou Medicina Ensino Superior 4
G ISEL Engenharia Mecânica no ISEL Instituto Politécnico de Lisboa 0
R UTAD Engenharia Mecânica - UTAD Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 7
biarodrigues Engenharia Mecânica: qual universidade é mellhor? Tecnologias 3
M Engenharia Gestão Industrial vs Engenharia de Materiais vs Engenharia Mecânica Tecnologias 1
C IPBragança Apontamentos de engenharia mecânica Instituto Politécnico de Bragança 0
B Engenharia Mecânica: ISEP ou UMinho? Tecnologias 0
S Engenharia Aeroespacial ou Mecânica ou Física Tecnológica ou Eng. e Gestão Industrial? Tecnologias 8
M Engenharia Mecânica/Eletrotécnica e de Computadores/Física Tecnologias 18
jose das couvas IST Curso mais similar com Engenharia Mecânica Universidade de Lisboa 3
R Engenharia física na FCUL ou engenharia mecânica no IST Tecnologias 3
S Gestão de Empresas + Engenharia Mecânica Ensino Superior 0
M qual graduação preciso fazer para poder fazer o mestrado em engenharia mecânica Tecnologias 1
draifetee Engenharia mecânica FEUP ou UA Tecnologias 7
V Engenharia Mecânica ou Engenharia Informática Tecnologias 4
B Engenharia aeronautica vs Engenharia informatica vs Engenharia mecânica Tecnologias 3
I Mestrado em Engenharia Mecânica Vs. Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial Tecnologias 0
novais_mtrsprt Engenharia Mecânica vs Engenharia Aeronáutica Tecnologias 10
H Engenharia Mecânica: Aveiro vs Braga Tecnologias 6
G Engenharia Mecânica: UC ou UA? Tecnologias 1
J Matemática Aplicada ou Engenharia Mecânica Ciências 17
M Engenharia Mecânica VS Eletrotécnica e de Computadores Tecnologias 27
A UAlg Engenharia Mecânica alguem? Universidade do Algarve 0
M ISEP Engenharia Mecânica - ISEP Instituto Politécnico do Porto 6
V Engenharia mecânica - Qual é a melhor universidade? Tecnologias 8
jessica_carvalho FCTUC Engenharia Mecânica - FCTUC Universidade de Coimbra 30
G Empregabilidade: Engenharia mecânica, engenharia física ou bioquímica Ciências 2
D Engenharia Mecânica - IST vs FEUP Tecnologias 18
P Equivalências Bioengenharia/Engenharia mecânica- FEUP Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 4
J Engenharia Mecânica Instituto Politécnico de Lisboa 6
J Engenharia física e tecnológica vs engenharia informática vs engenharia mecânica Tecnologias 0
saxcarolina Engenharia Mecânica, aeronaves e aviónica Tecnologias 11
T FEUP Engenharia Mecânica Universidade do Porto 83
I UMinho Engenharia Mecânica - UM Universidade do Minho 14
R Engenharia Gestão Industrial vs Engenharia Mecânica Tecnologias 52
J Engenharia Mecânica ou Mecânica Automóvel? Tecnologias 7
David Carreira Engenharia Mecânica vs. Engenharia Física Tecnologias 40
Hbk UA Engenharia Mecânica - UA Universidade de Aveiro 13
M Engenharia Mecânica - PC Arquivo 1
M IST Engenharia Mecânica - IST Universidade de Lisboa 11
C Bioengenharia vs engenharia mecânica vs medicina Tecnologias 4
M IST Engenharia Biológica vs. Engenharia Mecânica Universidade de Lisboa 0
D FCTUNL Engenharia Mecânica - NOVA Universidade Nova de Lisboa 2