UA Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão industrial?

Lourenço Pena

Membro Caloiro
Matrícula
19 Julho 2024
Boas pessoal. Acabados os exames chegou a fase de candidatura, e é aqui onde surge a maior das dúvidas, Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão industrial?

Gostava de saber melhor as principais semelhanças e diferenças de ambos os cursos. Sei que no Minho EGI se foca muito em mecânica, mas como não devo conseguir entrar lá gostava de saber do que é abordado em Aveiro.

Outra pergunta é qual a taxa de empregabilidade entre estes dois cursos, assim como qual dos dois acham que tem mais sucesso internacionalmente?

Olá, ando na licenciatura de engenharia mecânica na universidade de Aveiro. Estive um ano em Viseu, na mesma licenciatura e depois pedi transferência para Aveiro, portanto Aveiro é boa opção para Engenharia Mecânica. Desde de já, engenharia mecânica é um curso muito muito muito puxado, penso que engenharia e gestão industrial é só puxado. Temos muitas cadeiras em comum, como: Cálculo I, II e III (boa sorte, cálculos em aveiro é muito difícil, na minha opinião), ALGA (álgebra), programação (todas estas cadeiras são comuns a todos os cursos de engenharia), Eletricidade e Magnetismo (um cadeirão, bem difícil), penso que também deve ter uma mecânica. É melhor veres no site da UA é bastante self-explaining.
Outra situação que acontece muito é tirarem a licenciatura em Engenharia Mecânica e o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O contrário nunca vi acontece. Costumo dizer que engenharia mecânica é a mãe das engenharias, tens cadeiras de praticamente todas as engenharias, e podes literalmente escolher qualquer área de especialização ( projeto mecânico, visão artificial, térmicas, materiais, gestão, desenho técnico, automação, robótica, energias renováveis, manufatura aditiva. São apenas algumas opções de carreira profissional que tens em engenharia mecânica). Posso estar a puxar a brasa à minha sardinha, mas penso que engenharia mecânica te dá mais opções. No entanto é um curso de engenharia já vai ser puxado, mas sendo engenharia mecânica (que é referida com uma das engenharias pesadas, por ser difícil) não vai ser nada fácil. Chumbar cadeiras é mais que normal, demorar mais um ano para acabar o curso tbm,mas em aveiro eles estão bem enraizados com o tecido industrial. Já fiz 2 estágios de verão, pela universidade de aveiro(tenho imensos amigos em engenharias no porto e nenhum deles fez estágios de verão), também têm feiras de emprego todos os semestres e é uma universidade muito bem reconhecida pelas empresas.
Sobre a taxa de empregabilidade, conheço pessoas com os dois cursos, têm emprego garantido, começam logo a ganhar razoavelmente bem e têm hipóteses de subir na carreira. Penso que em engenharia mecânica consegues subir mais na carreira (Fiz um estágio de verão na Renault Cacia, e todos os diretores tinham o curso de engenharia mecânica, inclusive o diretor geral). Internacionalmente só conheço engenheiros mecânicos e todos a ganhar bem.
Qualquer curso que escolhas estarás bem servido.
Desculpa o testamento, espero ter ajudado!

Olá, ando na licenciatura de engenharia mecânica na universidade de Aveiro. Estive um ano em Viseu, na mesma licenciatura e depois pedi transferência para Aveiro, portanto Aveiro é boa opção para Engenharia Mecânica. Desde de já, engenharia mecânica é um curso muito muito muito puxado, penso que engenharia e gestão industrial é só puxado. Temos muitas cadeiras em comum, como: Cálculo I, II e III (boa sorte, cálculos em aveiro é muito difícil, na minha opinião), ALGA (álgebra), programação (todas estas cadeiras são comuns a todos os cursos de engenharia), Eletricidade e Magnetismo (um cadeirão, bem difícil), penso que também deve ter uma mecânica. É melhor veres no site da UA é bastante self-explaining.
Outra situação que acontece muito é tirarem a licenciatura em Engenharia Mecânica e o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O contrário nunca vi acontece. Costumo dizer que engenharia mecânica é a mãe das engenharias, tens cadeiras de praticamente todas as engenharias, e podes literalmente escolher qualquer área de especialização ( projeto mecânico, visão artificial, térmicas, materiais, gestão, desenho técnico, automação, robótica, energias renováveis, manufatura aditiva. São apenas algumas opções de carreira profissional que tens em engenharia mecânica). Posso estar a puxar a brasa à minha sardinha, mas penso que engenharia mecânica te dá mais opções. No entanto é um curso de engenharia já vai ser puxado, mas sendo engenharia mecânica (que é referida com uma das engenharias pesadas, por ser difícil) não vai ser nada fácil. Chumbar cadeiras é mais que normal, demorar mais um ano para acabar o curso tbm,mas em aveiro eles estão bem enraizados com o tecido industrial. Já fiz 2 estágios de verão, pela universidade de aveiro(tenho imensos amigos em engenharias no porto e nenhum deles fez estágios de verão), também têm feiras de emprego todos os semestres e é uma universidade muito bem reconhecida pelas empresas.
Sobre a taxa de empregabilidade, conheço pessoas com os dois cursos, têm emprego garantido, começam logo a ganhar razoavelmente bem e têm hipóteses de subir na carreira. Penso que em engenharia mecânica consegues subir mais na carreira (Fiz um estágio de verão na Renault Cacia, e todos os diretores tinham o curso de engenharia mecânica, inclusive o diretor geral). Internacionalmente só conheço engenheiros mecânicos e todos a ganhar bem.
Qualquer curso que escolhas estarás bem servido.
Desculpa o testamento, espero ter ajudado!
Olá! Estou mesmo agora a ajudar o meu irmão com a candidatura para mecânica. Ele quer ir para Aveiro mas não tem média. Mas com a ajuda to teu post, começar em Viseu e depois pedir equivalências para Aveiro parece ser uma opção real. Poderias partilhar mais sobre as equivalências que conseguiste obter e as cadeiras que tiveste de fazer em Aveiro? E como foi o processo de transferência em geral?
Obrigado!

Olá, desculpa a demora.
Então, em viseu não fiz as cadeiras todas. Deixei CEM I (Ciência e Engenharia dos Materiais) e Mecânica II por fazer. Fiz Eletricidade em época especial, então já nem contou para a candidatura em Aveiro. No total tive 5 cadeiras creditadas em Aveiro:
-Cálculo I
-ALGA
-Mecânica
-Desenho técnico
-Materiais e Tecnologias de Fabrico
Penso que para ter estas creditações, tens de fazer as cadeiras que eu fiz em Viseu. Não deixes cadeiras de segundo semestre para recurso, só porque os prazos depois ficam apertados. Em viseu eles demoram imenso tempo a lançar as notas no portal, estive que estar a pedir por favor aos professores para lançarem as notas (e já tinha passado do prazo permitido do lançamento das notas...). Outra coisa importante é pedir os papeis com antecedência e andar SEMPRE em cima da secretaria. Tive um colega meu que também estava a tentar sair de Viseu e só lhe mandaram os papéis um dia depois do prazo para a candidatura acabar... A mim mandaram no último dia de candidatura e eu ligava todos os dia e fui lá presencialmente várias vezes (não sou de Viseu).
Vais precisar de vários documentos, pede ajuda à secretaria de Viseu e de Aveiro. Aconselho a ligar, ou ir presencialmente à secretaria de Aveiro (que é na reitoria) para perguntar como se faz a mudança de instituição.
O concurso geralmente tem 5 vagas. Quando entrei fiquei em 6º lugar, ainda estive uma semana em Viseu, e depois recebi um e-mail da UA a dizer que tinha entrado porque alguém não fez a candidatura. É comum o pessoal tentar mais de uma universidade, entrar em duas e depois obviamente só vai fazer a candidatura numa uni.
Para concluir, não deixes cadeiras para trás em Viseu (podes precisar de um plano B), tenta entrar outra vez com os exames nacionais e tenta entrar por mudança de instituição. Conta que vais sempre "perder o ano em Viseu", não vais ter um licenciatura de 3 anos e está tudo bem.
Mais alguma dúvida diz, e se realmente mudares depois podes pedir mais informação :)

• Like
Reactions: sigis