Olá, ando na licenciatura de engenharia mecânica na universidade de Aveiro. Estive um ano em Viseu, na mesma licenciatura e depois pedi transferência para Aveiro, portanto Aveiro é boa opção para Engenharia Mecânica. Desde de já, engenharia mecânica é um curso muito muito muito puxado, penso que engenharia e gestão industrial é só puxado. Temos muitas cadeiras em comum, como: Cálculo I, II e III (boa sorte, cálculos em aveiro é muito difícil, na minha opinião), ALGA (álgebra), programação (todas estas cadeiras são comuns a todos os cursos de engenharia), Eletricidade e Magnetismo (um cadeirão, bem difícil), penso que também deve ter uma mecânica. É melhor veres no site da UA é bastante self-explaining.
Outra situação que acontece muito é tirarem a licenciatura em Engenharia Mecânica e o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. O contrário nunca vi acontece. Costumo dizer que engenharia mecânica é a mãe das engenharias, tens cadeiras de praticamente todas as engenharias, e podes literalmente escolher qualquer área de especialização ( projeto mecânico, visão artificial, térmicas, materiais, gestão, desenho técnico, automação, robótica, energias renováveis, manufatura aditiva. São apenas algumas opções de carreira profissional que tens em engenharia mecânica). Posso estar a puxar a brasa à minha sardinha, mas penso que engenharia mecânica te dá mais opções. No entanto é um curso de engenharia já vai ser puxado, mas sendo engenharia mecânica (que é referida com uma das engenharias pesadas, por ser difícil) não vai ser nada fácil. Chumbar cadeiras é mais que normal, demorar mais um ano para acabar o curso tbm,mas em aveiro eles estão bem enraizados com o tecido industrial. Já fiz 2 estágios de verão, pela universidade de aveiro(tenho imensos amigos em engenharias no porto e nenhum deles fez estágios de verão), também têm feiras de emprego todos os semestres e é uma universidade muito bem reconhecida pelas empresas.
Sobre a taxa de empregabilidade, conheço pessoas com os dois cursos, têm emprego garantido, começam logo a ganhar razoavelmente bem e têm hipóteses de subir na carreira. Penso que em engenharia mecânica consegues subir mais na carreira (Fiz um estágio de verão na Renault Cacia, e todos os diretores tinham o curso de engenharia mecânica, inclusive o diretor geral). Internacionalmente só conheço engenheiros mecânicos e todos a ganhar bem.
Qualquer curso que escolhas estarás bem servido.
Desculpa o testamento, espero ter ajudado!