Olá,
Com as candidaturas ao ensino superior a aproximarem-se, tenho de tomar uma decisão relativamente à Engenharia que pretendo: estou entre Mecânica, no IST, ou Eletrotécnica e de Computadores, no Porto ou no IST.
Tanto quanto pude perceber, mecânica é mais "prática" enquanto que eletrotécnica se foca mais na parte digital. É assim? Que tipo de saídas profissionais têm ambos os cursos? E, se alguém já frequentou alguma das Universidades (porto ou ist), como é o ambiente e a dificuldade do curso?
Obrigada :D
Matilde
Olá Matilde, ir para um ou para outro curso depende do teu gosto, na mecânica tens desenho e dimensionamento de peças, tens produção e fabrico, alguma gestão, depois especializas-te no ramo que mais gostas.
Eu como estou em electrotécnica falo mais do que conheço, este curso tem 3 grandes áreas de especialização,1-energias, 2-automação e 3-telecomunicações, eletrónica e computadores.
Se seguires para energias podes ir trabalhar para uma edp, efacec, parque eólico ou desenvolver uma tecnologia inovadora de energia, ou até desenvolver as smart grids que estão a ser preparadas.
Se seguires automação podes trabalhar na área da róbotica, programação e concepção electrica, podes trabalhar na concepção, montagem e programação de uma unidade de produção com recurso a automatos programáveis ou até podes desenvolver os novos carros eléctricos que estão a vir, tecnologias como start and stop, novas baterias, etc, nesta área podes também seguir para electrónica ligada a motores.
Na área 3, podes seguir telecomunicações, redes e tudo que esteja ligado à internet ou electrónica mais ligada a redes e computadores.
Em termos de dificuldade em electrotécnica se estudares certinho e fores acompanhando bem as aulas fazes as cadeiras todas, pode é não ser com 20 mas fazes, agora se não te aplicares nos estudos não consegues faze-las todas.
Em termos de taxa de empregabilidade está em par de igualdade com eng mecânica com 92% (últimos dados dos anos da crise económica, neste momento não há ainda dados mas a percepção dos directores é de pleno emprego), e está em 3º em termos de remuneração na feup, a seguir a eng. informática e gestão industrial.
É também o curso com mais práticas da feup, tendo muitas aulas em laboratórios, qualquer dúvida diz.