Engenharia Mecânica vs Engenharia Aeronáutica

novais_mtrsprt

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Boas!

Já há vários meses que consulto o fórum da Uniarea, mas apenas agora me decidi inscrever. Tenho algumas dúvidas em relação ao meu futuro percurso universitário. Desde pequenino adoro carros e o desporto automóvel em geral, como tal o curso que melhor se encaixa no meu perfil penso que seja engenharia mecânica. Concluí recentemente o 11º ano com uma média geral de 10º/11º de 18,6, sendo que efetuei os exames de FQ A e BG, tendo conseguido 18 e 17 valores respetivamente. Espero para o ano conseguir um resultado tão bom ou melhor nos exames de Português e Matemática A. Mais tarde gostaria de ser engenheiro numa equipa de competição automóvel, mais concretamente na Fórmula 1 (sonho ambicioso, eu sei :P).

As minhas dúvidas são as seguintes:

-O que seria melhor, engenharia mecânica ou engenharia aeronáutica, uma vez que a segunda possui formação e conhecimentos de aerodinâmica que mecânica não tem.
-Para seguir uma carreira nesta área não seria preferível estudar numa universidade estrangeira, nomeadamente Inglaterra onde existem cursos mais específicos e direcionados para a competição automóvel?
-Tirar um curso de engenharia mecânica/aeronáutica cá em Portugal e depois especializar-me lá fora seria a melhor opção?

Aguardo as vossas respostas e opiniões

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Olá, @novais_mtrsprt
Na minha opinião, em relação ao objectivo que colocas, Engª Mecânica será a melhor opção.

No entanto, eu considero que o 1º ciclo (3 anos) Mecânica, Naval, Materiais e Aeronáutica/Aeroespacial
são muitos equivalentes para a generalidade dos empregos. Basta ver que a Embraer, por exemplo em Évora,
contínua a contratar engenheiros de Materiais para posições que também poderiam ser ocupadas por
Aeronáutica/Aeroespacial. Não vale a pena gastar muita energia a ver as diferenças e as equipas tendem
a ser multidisciplinares (por vezes até com elementos das posições "trocadas" às suas formações). As
skills que são consideradas na escolha de alguém são variadas.

Eu sou grande defensor da formação superior em Portugal, principalmente ao nível do 1º ciclo.
Durante esses 3 anos terás acesso a muita informação e irás ajustando o melhor a fazer depois.

Por outro lado terás acesso a muitos alunos Erasmus, de várias faculdades e, se se justificar,
o 2º ciclo (i.e. o 4º e 5º ano superiores) é que poderás fazer em CERTAS faculdades no estrangeiro.
Há muita coisa que não presta no estrangeiro. Cautela!

Boa sorte.
JGM

Última edição:

novais_mtrsprt

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Muito obrigado @AeroMarques!

Depois de continuar a refletir sobre o meu futuro acho que o melhor mesmo é concluir um curso de Engª Mecânica cá em Portugal (FEUP, UM ou IST) e só depois considerar o estrangeiro se não me encontrar satisfeito. Sim, também já fui avisado que muitos cursos no estrangeiro são só "floreado" e que na verdade não se adquirem conhecimentos nem formação decente.

Em relação ao panorama universitário nacional, mais faculdades possuem troféus automóveis como os da FEUP onde possamos pôr em prática os nossos conhecimentos? Pela pesquisa que tenho feito não tenho encontrado muita informação em relação a este assunto noutras instituições de ensino. Penso que esse envolvimento desde cedo no ambiente desportivo é importante para mais tarde ingressar numa equipa de automobilismo, visto que é bastante valorizado o nosso historial e os nossos hobbys que de alguma forma estejam relacionados com esta área.

Muito obrigado mais uma vez por todos os esclarecimentos e pela ajuda que este fórum me tem dado.

PS: Peço desculpa pela ausência prolongada, mas pensei que as minhas questões fossem pouco pertinentes e que não estivessem localizadas na devida área do fórum.

• Like
Reactions: AeroMarques

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Muito obrigado @AeroMarques!

Depois de continuar a refletir sobre o meu futuro acho que o melhor mesmo é concluir um curso de Engª Mecânica cá em Portugal (FEUP, UM ou IST) e só depois considerar o estrangeiro se não me encontrar satisfeito. Sim, também já fui avisado que muitos cursos no estrangeiro são só "floreado" e que na verdade não se adquirem conhecimentos nem formação decente.

Em relação ao panorama universitário nacional, mais faculdades possuem troféus automóveis como os da FEUP onde possamos pôr em prática os nossos conhecimentos? Pela pesquisa que tenho feito não tenho encontrado muita informação em relação a este assunto noutras instituições de ensino. Penso que esse envolvimento desde cedo no ambiente desportivo é importante para mais tarde ingressar numa equipa de automobilismo, visto que é bastante valorizado o nosso historial e os nossos hobbys que de alguma forma estejam relacionados com esta área.

Muito obrigado mais uma vez por todos os esclarecimentos e pela ajuda que este fórum me tem dado.

PS: Peço desculpa pela ausência prolongada, mas pensei que as minhas questões fossem pouco pertinentes e que não estivessem localizadas na devida área do fórum.
Caro @novais_mtrsprt,
o timing parece-me perfeito.
Eu por vezes também passo temporadas fora dos fóruns: faz parte!

Quando às competições Universitárias eu estou um pouco fora
do panorama actual, interesso-me mais pela parte Aero mas
penso que TODAS as faculdades/institutos que têm Engª Mecânica
participam na Formula Student.

O que conheço melhor é o Técnico por ainda colaboro com um dos Núcleos.
A lista actual podes consultar aqui:
Fórum dos Núcleos de Estudantes | Área de Transferência de Tecnologia do IST • TT
Tens grupos focados em aviões, carros, motos, barcos, ... alem dos Núcleos gerais de cada curso.

As outras faculdades terão uma organização semelhante.
Felicidades!
JGM

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Caros e caras AEROS,

Ainda em relação às competições Universitárias aproveito para divulgar uma equipa a
concurso envolvendo 2 AEROS (uma aluna da UL e um aluno da UBI) + 1 outro elemento
de Engenharia Electromecânica (UBI): Espacial de Corrida

Votação ON-LINE, até este domingo, em 9 de setembro:
Espacial de Corrida - 3º Grande Prémio Red Bull 2018

Obrigado.
JGM

novais_mtrsprt

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Olá mais uma vez, @AeroMarques!

Já andei a sondar mais exaustivamente sobre os núcleos de Engª Mecânica das universidades supracitadas e todas elas têm diversos projetos que me parecem super interessantes, nomeadamente a Formula Student onde o IST participa.

Agora resta trabalhar neste último ano de secundário para que as notas não sejam o principal entrave à entrada em qualquer uma das instituições de ensino superior onde estes projetos se desenrolam.

Obrigado por toda a ajuda e disponibilidade em responder a todas as minhas dúvidas!

Abraço.

• Like

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
Olá mais uma vez, @AeroMarques!

Já andei a sondar mais exaustivamente sobre os núcleos de Engª Mecânica das universidades supracitadas e todas elas têm diversos projetos que me parecem super interessantes, nomeadamente a Formula Student onde o IST participa.

Agora resta trabalhar neste último ano de secundário para que as notas não sejam o principal entrave à entrada em qualquer uma das instituições de ensino superior onde estes projetos se desenrolam.

Obrigado por toda a ajuda e disponibilidade em responder a todas as minhas dúvidas!

Abraço.
É preciso é alguma calma combinada com a necessária determinação, @novais_mtrsprt.
A perseverança é um bom caminho para o sucesso.

Maior das sortes!
Abraço.
JGM

• Like
Reactions: novais_mtrsprt

CarlGauss

Membro Caloiro
Matrícula
29 Dezembro 2017
Boas. Eu entrei este ano em Engenheria Informatica no Tecnico e não me estou a identificar com o curso. Estou a pensar mudar para mecânica na FCT (não tenho média para mecânica no Técnico) ou aeronáutica na UBI. Gostava de saber mais informações acerca dos dois cursos. Thanks, já agora...

• Like

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Boas. Eu entrei este ano em Engenheria Informatica no Tecnico e não me estou a identificar com o curso. Estou a pensar mudar para mecânica na FCT (não tenho média para mecânica no Técnico) ou aeronáutica na UBI. Gostava de saber mais informações acerca dos dois cursos. Thanks, já agora...
Olá. Se entraste em eng.ª informática este ano, em Setembro, estamos em Outubro, e já dizes que não tens vocação? Ainda nem viste minimamente o que é ser um eng.º informático e o que esse engenheiro com essa especialidade faz no dia-a-dia, nem 2% do curso ainda viste. O meu conselho é para esperares pelo menos o 1.º semestre, fazes as cadeiras, pois as álgebras, os cálculos e as físicas dão-te equivalências para outros cursos, além disso, o pouco que se aprende de programação no 1.º ano de EI vai dar-te muito jeito para mecânica ou aeronáutica, mesmo muito jeito saber programação nessas áreas, matlab, ansys, abaqus por exemplo são essenciais. Por isso, aguenta até Fevereiro, e faz as cadeiras todas, para não perderes 1 ano e dinheiro deitado fora. Eu diria que 60% dos estudantes nos primeiros meses tem sempre dúvidas se entrou no curso ideal para si. Boa sorte nos teus estudos.

novais_mtrsprt

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Boas,
Só vi agora o tópico, mas já pensaste em fazer karting?
A UM tem um campeonato muito bom (procura "UMKarting") e se até tiveres unhas para aquilo podes te aventurar na competicao federada (provas da FPAK com karts com motor rotax, muito mais potentes) e se fores mm muito bom quem sabe nao vas para a formula 1 como queres.

Olá Pepper456,

Depois de pesquisar mais um pouco e de ter falado com um amigo meu que entrou este ano em Mecânica no Minho, descobri que eles também possuem esse campeonato de karting. Pelo que ele me tem mostrado do curso está a gostar bastante e o ambiente na faculdade também é muito bom. Em princípio devo considerar a UM como 1ª opção, tanto pelo ensino como pela redução de gastos, uma vez que sou de Guimarães. Isso seria espetacular, poder participar num campeonato desse género, pois nunca tive essa oportunidade por causa dos €'s.

Obrigado

• Like

AeroMarques

Membro
Matrícula
29 Março 2015
Curso
Engª Aeroespacial
Instituição
Técnico
[Seminário] Dia a dia de um Engenheiro Aeronáutico...
(5 de Dezembro 2018, 4ª feira, 17h; Oeiras, Atlântica)

Link da divulgação do FB:
https://www.facebook.com/509221669228561/photos/a.539413209542740/1176613292489392/

Link da divulgação do LinkedIn:

[Divulgação 1] Sumário do Seminário:
https://www.linkedin.com/pulse/seminário-dia-de-um-engenheiro-na-albatroz-engenharia-marques-ph-d-/

[Divulgação 2] Biografia do Orador:
https://www.linkedin.com/pulse/seminário-dia-de-um-engenheiro-aeronáutico-5-dez-4ª-marques-ph-d-/

• Like
Reactions: António Gomes