Engenharia Mecânica vs. Engenharia Física

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

David Carreira

Membro Caloiro
Matrícula
29 Fevereiro 2016
Boa noite, juventude em geral! Será que alguém me pode fazer um apanhado das diferenças entre os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Física? Se possível, com ênfase na Universidade de Coimbra, no entanto, qualquer informação é bem-vinda.

• Like
Reactions: Rafael Ribeiro

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
Boa noite, vou tentar ajudar-te.
Em geral,a engenharia fisica procura investigar, desenvolver, criar novos processos industriais, isto é fazer investigações aplicadas a tecnologias alternativas.
Na engenharia mecânica faz-se a aplicação dos principios fisicos, ou seja, faz a concepção, análise e o desenvolvimento de sistemas mecânicos.

Areas de engenharia fisica: propriedades de materiais, óptica, lasers, eletrônica, fluidos...
Areas de engenharia mecanica: fisica, propriedade de materiais, estruturas, eletricidade, termodinamica, fluidos...
Vai depender muito de universidade para universidade

Isto muito por alto.
Tens alguma duvida especifica?

voldmortrcz

Membro
Matrícula
21 Março 2015
Curso
Mestrado
mas obvio que vai depender para onde queres entrar, procura o plano de estudos de onde queres entrar e tenta fazer a decisão por ai

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Boa noite, juventude em geral! Será que alguém me pode fazer um apanhado das diferenças entre os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Física? Se possível, com ênfase na Universidade de Coimbra, no entanto, qualquer informação é bem-vinda.
Na universidade de Coimbra não sei, mas no IST, não têm nada a ver uma com a outra. Eng. física tem mais a ver com física moderna e microscópica, electricidade, etc. Eng. mecânica tem mais a ver com física clássica, mecânica de fluidos, materiais, processos industriais. Mecânica tem mais a ver com Eng. química ou civil do que com eng. física, e eng. física tem mais a ver com eng. electrotécnica do que com mecânica.
Isto aplica-se ao IST, portanto convinha veres os planos de estudos na UC e veres o que preferes.

• Like
Reactions: Ted and AnaCM

Luís F.

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2016
Boas malta,

Acabei o 12º ano e estou a pensar concorrer ao IST para Eng. Aeroespacial. No entanto estou um pouco indeciso na minha segunda opção. Estou a considerar ou Eng. mecânica ou Eng. Física Tecnológica, ambos no IST. Será que me podem fazer um apanhado das áreas em que, no futuro, estes engenheiros podem trabalhar e qual dos cursos terá mais afinidade com aeroespacial?

Obrigado desde já

Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Já vi algures no fórum que o curso com mais afinidade com Aeroespacial é Mecânica.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Acabei o 12º ano e estou a pensar concorrer ao IST para Eng. Aeroespacial. No entanto estou um pouco indeciso na minha segunda opção. Estou a considerar ou Eng. mecânica ou Eng. Física Tecnológica, ambos no IST. Será que me podem fazer um apanhado das áreas em que, no futuro, estes engenheiros podem trabalhar e qual dos cursos terá mais afinidade com aeroespacial?
Já vi algures no fórum que o curso com mais afinidade com Aeroespacial é Mecânica.
Aeroespacial é uma mistura entre mecânica e electrotécnica, pelo que qualquer um dos dois é uma escolha próxima. Embora o curso do IST que tem uma afinidade mais próxima em termos de conteúdos com aeroespacial é naval.

warrior

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2016
Boa tarde.
Queria pedir a vossa opinião em relação ás melhores instituições que leccionam o curso de engenharia física, (sem ser o ist, pois não há média para tal). E também gostaria de saber a vossa opinião relativamente ao curso de engenharia mecânica na Universidade de Aveiro e
de Coimbra, qual poderá ser o melhor( se é que exista realmente alguma vantagem de uma em relação á outra).
Agradeço desde já.

Matrícula
24 Agosto 2015
Curso
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Instituição
Instituto Superior Técnico
Boa tarde.
Queria pedir a vossa opinião em relação ás melhores instituições que leccionam o curso de engenharia física, (sem ser o ist, pois não há média para tal). E também gostaria de saber a vossa opinião relativamente ao curso de engenharia mecânica na Universidade de Aveiro e
de Coimbra, qual poderá ser o melhor( se é que exista realmente alguma vantagem de uma em relação á outra).
Agradeço desde já.
Boas! Eu pessoalmente vou concorrer para Eng. Física para a FCUL, pois é a faculdade com o plano de estudos que eu prefiro (a FCT da Nova seria outra opção, mas pelo que me disseram o plano de estudo é muito virado para a Óptica e não é isso que eu pretendo) e parece dar boas condições aos alunos. No entanto, já falei com um amigo meu que está a acabar este ano Eng. Física em Coimbra e ele disse-me que era bastante bom lá. Em Aveiro não te aconselho muito, pois é um curso recente lá. Quanto ao Porto não te sei dizer nada, pois não conheço ninguém que me tenha dado feedback sobre o curso lá

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Resumidamente... Vou dar um pequena visão, mecânica e física são as duas engenharias em portugal que na minha opinião são das que levam a física mais a sério (óbvio que eng física é mais mas tu percebes o que quero dizer), ou seja, se gostares de matemática e de física estes cursos são para ti!
As matérias dos cursos são semelhantes mas não iguais, mecanica dá mais foco a matérias por exemplo , combustão ,sistemas hidráulicos etc etc e eng.fisica dá mais foco a nanotecnologias , nano e micro fabricação , ótica ultra rapida e lasers etc etc .
Quando a empregabilidade os dois cursos são muito bons não é bem por ai que ias escolher um ou outro.
Se tiveres perguntas especificas é mais fácil de te ajudar...

JulianaC

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Boas! Preciso de ajuda! Vou-me candidatar ao ensino superior e estou bastante indecisa entre engenharia física e engenharia mecânica! opiniões?

JulianaC

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Resumidamente... Vou dar um pequena visão, mecânica e física são as duas engenharias em portugal que na minha opinião são das que levam a física mais a sério (óbvio que eng física é mais mas tu percebes o que quero dizer), ou seja, se gostares de matemática e de física estes cursos são para ti!
As matérias dos cursos são semelhantes mas não iguais, mecanica dá mais foco a matérias por exemplo , combustão ,sistemas hidráulicos etc etc e eng.fisica dá mais foco a nanotecnologias , nano e micro fabricação , ótica ultra rapida e lasers etc etc .
Quando a empregabilidade os dois cursos são muito bons não é bem por ai que ias escolher um ou outro.
Se tiveres perguntas especificas é mais fácil de te ajudar...
No meu caso, eu sempre gostei bastante de Matemática e sempre foi uma disciplina que nunca me deu muito trabalho. A questão é: no início deste ano letivo ainda pus em hipótese seguir o curso de Matemática mas também sei que sou uma pessoa prática pelo que penso que um curso mais teórico não será a melhor opção para mim... além disto, como não sei o que fazer no futuro também procuro um curso que me dê um variado leque de opções, que me permitam ter várias opções de escolha depois... Desta forma, pus de lado o curso de Matemática, e entretanto surgiram outros dois: eng. física e eng. mecânica... sei que os dois têm bastante matemática, mas algum deles está mais virado para isso ou, fazendo a pergunta de outra forma, qual deles se aproxima mais da matemática? (corrijam-me se eu estiver a ter uma linha de pensamento errada por favor!), obrigada desde já!

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Respondendo primeiro a tua pergunta , diria eng.fisica , por várias razões... visto que 75% das cadeiras são matématica e fisica (que é preciso matemática) e também por teres as cadeiras de mat no departamento de mat e as de fisicas no departamento de fisica...

P.s. - matemática não te corta o leque de opções até te pode abrir mais...

• Like
Reactions: Rui Veiga

JulianaC

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
Respondendo primeiro a tua pergunta , diria eng.fisica , por várias razões... visto que 75% das cadeiras são matématica e fisica (que é preciso matemática) e também por teres as cadeiras de mat no departamento de mat e as de fisicas no departamento de fisica...

P.s. - matemática não te corta o leque de opções até te pode abrir mais...
Quando falei em "cortar o leque de opções" estava me a referir ao curso de Matemática, que é mais restrito do que os outros no que toca a saídas profissionais certo? Como sou indecisa, se calhar eng. física ou mecânica, permitia-me depois mais coisas? eu não sei ahahah

Depois... e sem querer abusar da tua paciência, tens projetos para o futuro? é que já que não me decido vendo pelos planos de estudo, tenho de analisar outras coisas!

• Like

Marco Ramos

Membro Dux
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
restrito talvez na quantidade , não na qualidade... (eu percebi que era de matemática que falavas)

Planos para o futuro como assim ? que tipo de profissão quero? ou para que empresa pretendo ir ?

• Like

JulianaC

Membro Caloiro
Matrícula
17 Julho 2018
restrito talvez na quantidade , não na qualidade... (eu percebi que era de matemática que falavas)

Planos para o futuro como assim ? que tipo de profissão quero? ou para que empresa pretendo ir ?
Sim, da qualidade não duvido!

já agora, podias responder às duas perguntas... com a minha pergunta, o meu intuito é saber o que poderei fazer profissionalmente tendo o curso de eng física!

• Like

Rafael Ribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2018
Boas. Sou um estudante que acabou agora o 12º ano e como tal chegou a altura de me candidatar
Sempre tive uma paixão pela física, matemática e tecnologias no geral. Cheguei a um impasse. A minha média não é a mais alta porque andei muito desatento no 10º ano e tive os dois anos seguintes a tentar subir essas notas, porém não consegui fazer milagres. A minha media de candidatura com 50/50 está em 149.3.
A minha duvida reside entre escolher entre engenharia mecânica (provavelmente em Aveiro) ou engenharia física (provavelmente no Porto). Gostava de saber opiniões acerca deste cursos e qual seria o melhor (mesmo sendo subjetivo)
Obrigado desde já :D