Engenharia Mecânica

Matrícula
20 Março 2015
Olá. Eu sou um aluno que está a terminar o secundário.
Gostaria de saber mais acerca deste curso (engenharia mecânica) relativamente à parte profissional, ou seja, ao emprego, o que realmente um engenheiro mecânico faz,...
Obrigado.

Karga

Membro Veterano
Matrícula
6 Fevereiro 2015
Curso
Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Instituição
FEUP
Eu sou Electrotécnico mas posso-te dizer o que um Engenheiro Mecânico pode fazer. Por exemplo desenhar peças em 3D em software para depois serem produzidas em máquinas industriais. Gerir uma oficina. Calibrar e programar máquinas que fazem peças maciças em aço, em metal ou em ferro por exemplo. Cálculos de fabrico de motores eléctricos síncronos e assíncronos. Mas há muito mais, espero ter dado alguma ajuda.

Matrícula
20 Março 2015
Sim ajudou. Obrigado.
Já agora, também estive a ver os cursos de engenharia mecatrónica e electromecânica. Qual é a diferença é estes?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Carlos Teixeira esses cursos misturam a engenharia mecânica com a engenharia eletrónica e a electrotécnica.

Matrícula
20 Março 2015
Boas. Surgiu-me uma duvida: o mercado de trabalho está saturado ou não de engenheiros mecânicos?

Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
@Carlos Teixeira pode não estar no Top3, mas continua a ser das Engenharias com maior empregabilidade.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
E já agora qual é esse Top3?
Depende das faculdades. Por exemplo, no caso do IST encontras cursos como Engenharia Informática, Engenharia de Redes e Comunicações, Engenharia e Arquitetura Naval, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Eletrónica com 100% de empregabilidade ao fim de 6 meses. São seguidos de perto por cursos como Engenharia Eletrotécnica e Computadores (98%), Engenharia Aeroespacial (94,4%) e Engenharia Mecânica (91%). As amostras destes últimos é maior, pelo que há que ter isso em conta.

FilipeNunes97

Membro Caloiro
Matrícula
16 Julho 2015
Boa tarde. Será que alguém me pode dizer quais são as melhores universidades de engenharias do país? Em primeira opção vou colocar a FEUP, apesar de ter quase a certeza que não entro. Já me falaram da universidade de Braga, de Aveiro, de Lisboa e até mesmo da UTAD... Queria saber qual era a melhor entre estas, quer em empregabilidade quer em qualidade de curso e instituição.
Obrigado

Matrícula
16 Julho 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
UA
Boas, alguém me poderia dizer, de entre a Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro (Não tenho média para FEUP ou IST), qual a melhor para Engenharia Mecânica, tendo em conta que gostaria de estudar num lugar com bom espirito académico, muitas opções noturnas, e obviamente que me proporcionasse o melhor futuro possivel, desde já obrigado :)

Última edição:

Gonçalo Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2015
eu tenho como segunda opção eng mecanica e pelo que me parece, o ist e a universidade de engenharia mais conceituada do país, a um nivel generico. parece me que a feup e a segunda melhor. para quem nao tem medias para estas , aveiro e minho sao as melhores opçoes.
e apenas uma opiniao...

paulo2015

Membro
Matrícula
19 Julho 2015
Alguém me poderia dizer se seguindo engenharia mecânica quais seriam as opções de trabalho que teria?

Matrícula
7 Abril 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Alguém me poderia dizer se seguindo engenharia mecânica quais seriam as opções de trabalho que teria?
Para além do clássico, "que fixe já vou ter alguem para ver o meu carro" há saidas que se adequam mais a um eng. mecanico.
O que há mais é trabalho na industria, gestor de produção, trablhar em moldação, fundição. Depois tens contrução mecânica, otimização de processos, proceços de fabrico. Mas não fica por aqui. Há casos de quem esteja a trabalhar em areas diferentes, há eng. mecanicos em todo o lado.

maccabees

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2015
Engenharia mecânica é um mundo! Como já foi dito, poderás trabalhar na parte de produção que aborda fabrico, materiais, design estrutural.
Poderás trabalhar também na área de energia que passa muito pela termodinâmica e mecânica de fluidos, além de transferência e produção de energia. Tens também a parte de controlo que é mais virada para a robótica e automação de sistemas. Além destes ramos clássicos da engenharia mecânica podes trabalhar na industria naval, aeroespacial e biomédica.

Alano Silva

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Boa tarde. Será que alguém me pode dizer quais são as melhores universidades de engenharias do país?
Bom, em ensino provavelmente é a FEUP e o IST da UL, porque tem muitos protocolos com o exterior e também tem bastante nome lá fora visto que é conhecido pelo alto grau de exigência. Em questão de ambiente acho que tens outras melhores neste quesito mas é questão de procurares nos sites das próprias universidades :)

JoCal

Membro
Matrícula
19 Janeiro 2015
@Carlos Teixeira esses cursos misturam a engenharia mecânica com a engenharia eletrónica e a electrotécnica.
Hey
Sei que nao tem muito a haver, mas tenho como opcoes engenharias nas minhas primeiras opcoes.
Eu so queria saber que calculadora comprar para a faculdade (t nspire com ou sem CAS) ou outra marca.
Eu fiz o secundario com a Ti-84 , mas talvez fosse melhor fazer um upgrade à maquina