Engenharia Mec√Ęnica

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Expressei-me mal ūüėĀ Oficinas no sentido de oficinas/marcas especializadas que fabricam pe√ßas de competi√ß√£o, por exemplo.
Eu vou dizer-te o que faria, entrava em mec√Ęnica na FEUP ou IST. Quando tiveres disciplinas de desenho, projeto, disserta√ß√£o, dizes ao teu prof.¬ļ/tutor, "eu vou desenhar/projetar um para-choques para um Ferrari F1", vou desenhar, vou escolher as mat√©rias-primas (fibra de carbono), vou fazer c√°lculo dos custos da pe√ßa, vou dimensionar a pe√ßa √† fadiga e ao choque, vou estudar qual o melhor processo de fabrico.

√Č perfeitamente poss√≠vel fazer isto. As fun√ß√Ķes que os eng.¬ļs desempenham na F1 √© isto. Pesquisa no youtube por, F1 fibra de carbono, finite elements formula 1, solidworks formula 1 car. J√° consegues ter uma ideia. Enquanto aluno de eng.¬™ mec√Ęnica at√© podes desenhar e projetar um carro de F1 completo, depende da tua motiva√ß√£o, h√° alunos que desenvolvem projetos completos e muito profissionais.

Martim Branco

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2019
Eu vou dizer-te o que faria, entrava em mec√Ęnica na FEUP ou IST. Quando tiveres disciplinas de desenho, projeto, disserta√ß√£o, dizes ao teu prof.¬ļ/tutor, "eu vou desenhar/projetar um para-choques para um Ferrari F1", vou desenhar, vou escolher as mat√©rias-primas (fibra de carbono), vou fazer c√°lculo dos custos da pe√ßa, vou dimensionar a pe√ßa √† fadiga e ao choque, vou estudar qual o melhor processo de fabrico.

√Č perfeitamente poss√≠vel fazer isto. As fun√ß√Ķes que os eng.¬ļs desempenham na F1 √© isto. Pesquisa no youtube por, F1 fibra de carbono, finite elements formula 1, solidworks formula 1 car. J√° consegues ter uma ideia. Enquanto aluno de eng.¬™ mec√Ęnica at√© podes desenhar e projetar um carro de F1 completo, depende da tua motiva√ß√£o, h√° alunos que desenvolvem projetos completos e muito profissionais.
São bons planos, sinceramente. Fico muito agradecido a todos, já me deram alguma orientação.

• Like
Reactions: António Gomes

Wambulance

Membro
Matrícula
20 Novembro 2015
Curso
Eng.Aeroespacial (Transferência de Eng.Mec)
Instituição
IST
São bons planos, sinceramente. Fico muito agradecido a todos, já me deram alguma orientação.
Para al√©m disso tens o Formula Student do IST. Se te dedicares √†quilo enquanto fazes o curso, ficas com p√© e meio na industria autom√≥vel. Nas competi√ß√Ķes que eles participam costumam estar marcas autom√≥veis e tamb√©m equipas de F1, sendo que j√° houve (e h√° ) alunos do IST a serem recrutados por estas.

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá. Como é evidente, não conheço a tua forma de trabalhar nem o quão motivado/interessado estás. Mas ainda falta 1 mês para entrares no ensino superior, como tens algum tempo, faz o download de uma versão experimental de 1 mês do software de desenho Solidworks, ou encontra na net uma 'Student Version'. Depois vais ao site GrabCAD, tens lá milhares de ficheiros de desenhos, desde relógios, máquinas, moldes, peças de todo o tipo, carros de competição e as suas peças, fazes o download de algumas e vês no Solidworks os seus pormenores, vês como são desenvolvidas, desde encaixes, espessuras, pormenores de desenho, aprendes facilmente, se chegares à universidade e já saberes o que queres e com conhecimento nestas ferramentas, tens uma grande vantagem, acredita, e isso significa bom aproveitamento. No youtube existem centenas ou milhares de tutoriais a explicar como se desenvolve todo o tipo de produtos, e o Solidworks é o software mais simples e intuitivo que há, numa semana já sabes fazer muitas coisas com ele.

Outro conselho, √© ires √† FNAC, e compras o livro de desenho do Sim√Ķes Morais, custa por volta de 10‚ā¨ ou 12‚ā¨ tem uma capa laranja, √© muito bom e √© f√°cil aprender sozinho, no √ļltimo cap√≠tulo, tens l√° comp√≥sitos (fibras de carbono) e literatura sobre liga√ß√Ķes mec√Ęnicas, parafusos, rebites, fundamental para trabalhar na √°rea que queres seguir carreira (competi√ß√£o autom√≥vel).

NunoAmorim1

Membro Caloiro
Matrícula
31 Outubro 2019
Estudo Engenharia Mec√Ęnica e foi-me proposto o trabalho de relacionar as aplica√ß√Ķes pr√°ticas da engenharia mec√Ęnica num vaiv√©m espacial e preciso de ideias. Se algu√©m me conseguir ajudar agradecia!!