Engenharia Micro e Nanotecnologias

h3nrique

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Olá!
Sou um aluno do 12º ano e encontrei este curso, Engenharia de Micro e Nanotecnologias, que só existe na FCT na Universidade Nova de Lisboa, algum estudante desse curso me pode dar umas luzes sobre em quê que consiste, etc.? Obviamente se alguém souber, mas que não frequente o curso, me quiser informar um pouco melhor à cerca do curso, etc, agradecia!

A minha média ronda os 15,5 sem exames.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
não sei na nova mas na FCUP em engenharia física , no 4 º e 5º ano tens opçao de micro e nano tecnologias/fabricação , salas limpas e etc etc... devias ver melhor o que queres... não é só na nova que tem esse tipo de objectivos..

h3nrique

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Pois, compreendo, e tens alguma ideia em termos de saídas profissionais? Disseram-me que era um bom curso na medida em que no futuro, com o avanço tecnológico e assim a ciência irá ao encontro das nanotecnologias logo, é um curso que estará a emergir e que poderá ter bastante utilidade num futuro próximo e consequentemente muitas oportunidades de trabalho.

• Like
Reactions: Luís V

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
se queres seguir nano tecnologias dizia.te para tirares engenharia fisica... nunca houvi falar de um curso chamado mesmo engenharia de micro e nano tecnologias... porque para perceberes esse tipo de cenas tens de ter bases fortes em fisica e matemática...

ruidoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Curso
Engenharia de Micro e Nanotecnologias
Instituição
FCT NOVA
Boas! Sou aluno de 3º ano do curso que referiste. Entrei em quarta opção (as três primeiras era o mesmo curso em faculdades diferentes), e no entanto consegui ficar preso pelo trabalho que é cá desenvolvido e pelo ambiente do curso e da faculdade! No primeiro ano, é essencialmente bases de engenharia: muita matemática, física e química. A partir daí vais lentamente obtendo bases em eletrónica, materiais, etc. É um curso de 5 anos, visto ser mestrado integrado. É perfeitamente fazível e podes contar com os melhores professores/tutores, visto que são investigadores super reconhecidos a nível europeu. É ainda um curso super versátil, que não te obriga a ficar restrito apenas a uma área. Qualquer dúvida ou questão adicional, não hesites! ;)

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Rui o pessoal de Eng.Fisica da tua faculdade tira cadeiras de nano/micro tecnologias(fabricação, dispositivos ou materias) com vocês , ou o curso de eng.fisica da nova não tem a parte de nano/micro tecnologias no plano de estudos?

ruidoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Temos algumas cadeiras em comum, e há quem escolha algumas opcionais do meu departamento. Por exemplo, sei que Física tem cadeiras de Eletrónica e Microeletrónica e Biomédica (dep de Física) também escolhe normalmente Tecnologia de Nanomateriais. São parecidos, mas não há de todo esse "ramo" em Engenharia Física que compense uma área mais especializada em Engenharia de Micro e Nanotecnologias. Seja como for, se tiveres dúvida quanto ao plano curricular podes procurar o nome do curso no Google que ficas logo com a lista completa! ;)

h3nrique

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Boas! Sou aluno de 3º ano do curso que referiste. Entrei em quarta opção (as três primeiras era o mesmo curso em faculdades diferentes), e no entanto consegui ficar preso pelo trabalho que é cá desenvolvido e pelo ambiente do curso e da faculdade! No primeiro ano, é essencialmente bases de engenharia: muita matemática, física e química. A partir daí vais lentamente obtendo bases em eletrónica, materiais, etc. É um curso de 5 anos, visto ser mestrado integrado. É perfeitamente fazível e podes contar com os melhores professores/tutores, visto que são investigadores super reconhecidos a nível europeu. É ainda um curso super versátil, que não te obriga a ficar restrito apenas a uma área. Qualquer dúvida ou questão adicional, não hesites! ;)
Obrigado pela informação. Eu já estive a ver as cadeiras do curso mais ou menos, mas sabes-me dizer se tem química muito puxada? Eu sou bom a química, mas física é mais a minha cena, foca-se ainda bem em física o curso?

Outra coisa, em que outras faculdades é que também existe este curso? Pelo que pesquisei era só mesmo na Nova em Lisboa, secalhar vi mal, mas se me pudesses dizer :)

Filipaaaa

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
Olá!
Sou aluna do 12°ano e estou a pensar em candidatar me a engenharia física uma vez que adoro fisica e matemática,gostaria de saber um pouco mais sobre o curso e as suas saídas profissionais.

ruidoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Obrigado pela informação. Eu já estive a ver as cadeiras do curso mais ou menos, mas sabes-me dizer se tem química muito puxada? Eu sou bom a química, mas física é mais a minha cena, foca-se ainda bem em física o curso?

Outra coisa, em que outras faculdades é que também existe este curso? Pelo que pesquisei era só mesmo na Nova em Lisboa, secalhar vi mal, mas se me pudesses dizer :)
A Química propriamente dita está em Química Geral B e Química Orgânica, ambas no primeiro ano. Quanto a Físicas ainda tens Física I, II e III, Mecânica Quântica, entre várias outras cadeiras opcionais e obrigatórias na onda das partículas e ondas. Há imensa influências de ambas as áreas neste curso porque a criação de tecnologia à nanoescala implica conhecimento e estudo de propriedades muito a fundo.

Em princípio é único como curso sim, já que noutras faculdades é apenas uma opção de mestrado.

• Like
Reactions: h3nrique

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
:tearsofjoy: a tua maior preocupação nesse curso nunca seria passar nas poucas cadeiras de química diria eu...

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Olá!
Sou aluna do 12°ano e estou a pensar em candidatar me a engenharia física uma vez que adoro fisica e matemática,gostaria de saber um pouco mais sobre o curso e as suas saídas profissionais.
O que queres saber mais sobre o curso , tens de ser mais especifica?
Saidas profissionais , não vais ter dificuldade a arranjar emprego visto que a taxa de desemprego neste curso é 0% (pelo menos no porto e acho que em mais algumas... se não andam lá perto ) e é um dos cursos que atualmente mais se adaptam ao que o mercado da alta tecnologia precisa , quer seja com salas limpas, micro e nano fabricação , lasers , otica quantica etc etc...

h3nrique

Membro Caloiro
Matrícula
19 Março 2018
Saidas profissionais , não vais ter dificuldade a arranjar emprego visto que a taxa de desemprego neste curso é 0% (pelo menos no porto e acho que em mais algumas... se não andam lá perto ) e é um dos cursos que atualmente mais se adaptam ao que o mercado da alta tecnologia precisa , quer seja com salas limpas, micro e nano fabricação , lasers , otica quantica etc etc...
O que são salas limpas?

:tearsofjoy: a tua maior preocupação nesse curso nunca seria passar nas poucas cadeiras de química diria eu...
Eu não sou mau a química, até sou bastante bom, mas acho uma seca e se o curso englobar muita muita química vai-se tornar aborrecido para mim, só isso :p

Filipaaaa

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2018
O que são salas limpas???
Queria saber se o curso é só ligado à investigação.

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Aahhaha Marco L. .
Salas limpas são necessárias para muitos tipos de áreas , mas para micro e nano tecnologia é porque muitos dos processos de fabricação de materiais de topo de gama são feitos em salas desse tipo para que não haja problemas no processo , nem impurezas por exemplo nos materiais ou até fugas de gases para fora e etc etc..
Sala limpa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Todos os cursos nas áreas cientificas tem sempre pessoas a ir para investigação , mas em engenharia fisica não vais ter problemas em estagiar numa empresa(para depois se quiseres ires para lá trabalhar) se é que tens medo de não conseguir.

• Like
Reactions: Rui Veiga
Matrícula
26 Fevereiro 2018
Boas, a acabar o 12º e com muitas dúvidas na cabeça, o curso de Engenharia de micro e nano tecnologias na FCTUNL é uma das minhas opções. No entanto, gostaria de esclarecer algumas dúvidas: em termos de futuros empregos, a maioria das saídas são no ramo da investigação ou são saídas de caracter mais "prático"? Prático do género industria, etc.

ruidoliveira

Membro Caloiro
Matrícula
9 Setembro 2017
Curso
Instituição
FCT NOVA
Olá Constança,

Atualmente, cerca de 76% dos alunos que terminaram o Mestrado em Micro e Nanotecnologias (MIEMN) já estão integrados no mercado de trabalho em vários setores, com os restantes 24% a continuar a estudar para Doutoramento/Pós-Graduações ou outros Mestrados. Há a possibilidade de fazer investigação como foco principal, no entanto outra parte deles conseguiram empregos em áreas da engenharia e sem ser exclusivamente das Micro e Nanotecnologias, até poderás perceber a versatilidade do curso à medida que ganhas competências de todos os tipos. Por isso, as saídas dependem mais dos teus objetivos profissionais do que de qualquer outra coisa, porque à medida que o tempo passa deves começar a perceber qual a tua área de maior interesse. Exemplos de empresas a nível profissional são a Volvo, Microsoft, Sonae, Allianz, Vodafone, Nokia, entre outras. O trabalho lá desenvolvido, obviamente, é uma questão de estratégia da empresa, e não é linear entre empresas apenas por ser Engenheiro de MIEMN. Já em centros de investigação é relativamente mais fácil, até porque um deles é o próprio local de "estudo", o Cenimat da FCT/NOVA, assim como o INL de Braga, CENTI, SRON, etc...

• Like
Reactions: Marco Ramos

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Quando visitei o CENTI , o que mais vi la foi pessoal de quimica, engenheira física e pessoal do curso do rui ( engenharia de micro e nanotecnologias).
Havia pelo menos 2 pessoas do curso dele lá...
Mensagem fundida automaticamente:

INL é tipo o holy grail do curso de engenharia de micro e nanotecnologias e de engenharia física ahah (em portugal)

zsilva

Membro Caloiro
Matrícula
8 Julho 2018
Boas pessoal, alguem aqui me pode dizer no que consiste o curso de micro e nanotecnologias, já procurei muito e vi no site da nova mas como é recente não vi nada de etraordinário. Alguem que conheça o curso ou esteja neste que possa dizer as saidas, o money, a dificuldade e a teórica do curso? Fiquei bastante interessado mas também receoso por ser novo.