Engenharia Micro e Nanotecnologias

Speedlady

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2017
Boas a todos. Relativamente ao curso de nano e microtecnologia acham que é dificel ter boas notas no primeiro ano? Qual é a média normal dos alunos? Quais conselhos e que sugerem para ter boas notas?

Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Engenharia de Micro e Nanotecnologias
Instituição
FCT - UNL
Boas a todos. Relativamente ao curso de nano e microtecnologia acham que é dificel ter boas notas no primeiro ano? Qual é a média normal dos alunos? Quais conselhos e que sugerem para ter boas notas?
O primeiro ano tem sempre alguma dificuldade, visto ser o ano de adaptação. Contudo, eu diria que Nano não é dos piores cursos nesse aspeto. No primeiro semestre tens a cadeira introdutória que é muito fácil, Química Geral tbm se faz bem, Álgebra tbm n é nada do outro mundo. No segundo semestre tens IPEIO e ICE que são cadeiras que se te esforçares também facilmente consegues boas notas.

A minha média do primeiro ano foi de 14.5, e penso que a maioria dos meus colegas tbm foi algo do género.

O conselho que te dou para teres boas notas é evitares ao máximo deixar as coisas para a última (tipo eu xD) e tentares estar sempre a par da matéria, assim quando começas a estudar para um teste tens uma ideia mínima do que estudar. Normalmente tens fichas de exercícios que os professores dão, essas não são para estudar para os testes, mas sim para se ir fazendo ao longo do semestre. Para estudar para os testes, o ideal é mesmo ires fazendo testes de anos anteriores, para te habituares ao estilo de exercícios. Se fizeres isto - ter a matéria em dia, ter as fichas feitas quando começas a estudar para os testes e fazer testes de anos anteriores - já é mais de meio caminho andado para teres boas notas!

Eh pá mas não desesperes nem fiques com nenhuma obcessão em ter boas notas, muito menos logo no primeiro ano! É perfeitamente normal elas descerem, eu entrei com 16,5 de média de secundário e desci dois valores, é normal isso acontecer. Nos anos a seguir recuperas, e também tens a época de exames para isso!

Boas pessoal, alguem aqui me pode dizer no que consiste o curso de micro e nanotecnologias, já procurei muito e vi no site da nova mas como é recente não vi nada de etraordinário. Alguem que conheça o curso ou esteja neste que possa dizer as saidas, o money, a dificuldade e a teórica do curso? Fiquei bastante interessado mas também receoso por ser novo.
Penso que já te respondi numa outra thread, mas se tiveres mais questões está à vontade para as colocar!

• Like
Reactions: Speedlady

Speedlady

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2017
Obrigada, Pedro, pelos conselhos e os esclarecimentos. Em relação a tua turma do primeiro ano, qual foi a média mais alta? Para fechar uma cadeira é necessário fazer o exame?

• Like
Reactions: Cristiano Barardo
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Instituição
FCT - UNL
Obrigada, Pedro, pelos conselhos e os esclarecimentos. Em relação a tua turma do primeiro ano, qual foi a média mais alta? Para fechar uma cadeira é necessário fazer o exame?
Pedro? xD

Se queres que te diga a verdade não faço ideia de qual foi a nota mais alta, até porque a pessoa em questão não andou no ensino secundário normal, por isso não sei até que ponto as notas são comparáveis com as dos restantes.

Na FCT podes passar às cadeiras apenas por testes. Vais a exame se chumbares por testes ou se quiseres fazer melhorias.

Última edição:
  • Like
Reactions: Speedlady

Beatriz Robalo

Membro Caloiro
Matrícula
22 Setembro 2018
Olá, estou no 12o ano e no curso de ciências e tecnologia. Tenho andando muito indecisa sobre que curso escolher para a faculdade e recentemente em conversa com uma professora, surgiu a ideia deste curso. Gostava de saber algumas opiniões sobre o mesmo?

• Like
Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Instituição
FCT - UNL
Olá, Bia! Tudo bem?
O que é que queres saber mais concretamente?

Matrícula
7 Julho 2018
Curso
Instituição
FCT - UNL
Ora bem, a Nanotecnologia é basicamente toda e qualquer tecnologia à escala Nano, possui aplicações em todas as áreas que possas imaginar. Na FCT focamo-nos mais nas áreas da eletrónica transparente e em papel, embora também se fale noutras aplicações, mais viradas para a biologia, por exemplo, na parte da oncologia. Quanto ao curso, mais especificamente, temos muita eletrónica, mas também podes escolher opcionais mais viradas para a Biologia, se for essa a tua preferência. O primeiro ano é como o de qualquer engenharia, com as matemáticas, físicas, químicas e afins, mas a partir do segundo ano já se começa a ter mais um cheirinho da parte de ciência dos materiais e da nanotecnologia propriamente dita.
Tens aqui alguns links onde podes ver informação mais detalhada:

Universidade Nova de Lisboa (este é o nosso plano curricular, as opções estão erradas though, se quiseres saber melhor as cadeiras opcionais diz que eu arranjo essa info se conseguir)

Quanto à empregabilidade, o curso é muito virado para a investigação, pelo que para trabalhares dentro desta área, a investigação é o ramo onde é mais provável isso acontecer. É uma área muito recente, Nano enquanto curso ainda não tem 10 anos, pelo que nem sempre é fácil arranjar emprego dentro da nossa área que não seja em investigação. Contudo, não quer dizer que seja impossível! Independentemente disso, o pessoal que tem saído tem sempre arranjado bons empregos, mesmo que seja fora da área (a nossa empregabilidade é praticamente 100%). A verdade é que o nosso plano de estudos é bastante diversificado, e portanto aprendemos um bocadinho de tudo, não só de Nano, tanto que praticamente toda a gente que acabou o curso concorda que este lhes deu as competências necessárias para a sua vida profissional.

Está à vontade para colocar mais questões!

Uma coisa que te recomendo é vires à FCT no dia aberto, e assim podes falar diretamente connosco e ver algumas das coisas que se vai fazer ao longo dos cinco anos.

Podes inscrever-te aqui: Expo FCT
E ver as atividades que o nosso departamento preparou aqui: | Expo FCT

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Arranjas empregos na tua área em empresas como o CENTI ou Amkor ou até institutos como o INL(neste caso outra vez virado para investigação pois quem vai para lá é já pos-docs ou mesmo em doutoramento) mas normalmente essas empresas tipo Amkor tão mais virada para cenas tipo micro/nano fabrição ou seja litografia etc para o fabrico de processadores ou memórias se não me engano.

Regina2110

Membro Caloiro
Matrícula
17 Maio 2019
Curso
Ciências e tecnologias
Olá. Gostaria que alguém me esclarecesse quais são as saídas profissionais do curso de engenharia de micro e nanotecnologias. A aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso podem-se aplicar noutras áreas que não sejam a investigação?

• Like

Marco Ramos

Membro Veterano
Matrícula
27 Janeiro 2018
Curso
Engenharia Fisica
Instituição
FCUP
Sim, há empresas como o Centi ou a Amkor que precisam sempre pessoas dessa área, pois como em Portugal só esse curso e eng.física é que estudam essa área somos os únicos com bagagem para isso.