Engenharia Química e Bioquímica

Matilde

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Curso
Bioquímica
Instituição
UC
Boas!
Alguém por aqui que esteja neste curso na nova de lisboa?
Estou a pensar em candidatar me este ano, mas tenho receio das saidas profissionais no fim e tb algumas dúvidas.
Alguém que aconselhe ? :))

Andreia Pereiraaaa

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2015
Boas!
Alguém por aqui que esteja neste curso na nova de lisboa?
Estou a pensar em candidatar me este ano, mas tenho receio das saidas profissionais no fim e tb algumas dúvidas.
Alguém que aconselhe ? :))
Olá Matilde. O ano passado estive na mesma situação, contudo ponderei outras opções de engenharia e essa engenharia esteve nas minhas opções. Como sou de Lisboa, visitei várias faculdades, e tive uma ideia diferente após ter comunicado com vários alunos desse curso. Infelizmente em Portugal este curso não tem grandes saídas, e apesar do que dizem a universidade nova de Lisboa quanto a este tipo de engenharia não tem muitas saídas. Aconselho-te a veres o curso de engenharia química em Coimbra, ou engenharia biomedica em Coimbra porque é o que está a dar e em Coimbra oferecem um excêntrico plano de estudos, como bolsas, Erasmus. Uma outra engenharia que está de momento a precisar de trabalhadores é a informática e mecânica. Com cadeiras similares há da engenharia química e bioquímica. Espero ter ajudado.

Matilde

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2015
Curso
Bioquímica
Instituição
UC
Olá Matilde. O ano passado estive na mesma situação, contudo ponderei outras opções de engenharia e essa engenharia esteve nas minhas opções. Como sou de Lisboa, visitei várias faculdades, e tive uma ideia diferente após ter comunicado com vários alunos desse curso. Infelizmente em Portugal este curso não tem grandes saídas, e apesar do que dizem a universidade nova de Lisboa quanto a este tipo de engenharia não tem muitas saídas. Aconselho-te a veres o curso de engenharia química em Coimbra, ou engenharia biomedica em Coimbra porque é o que está a dar e em Coimbra oferecem um excêntrico plano de estudos, como bolsas, Erasmus. Uma outra engenharia que está de momento a precisar de trabalhadores é a informática e mecânica. Com cadeiras similares há da engenharia química e bioquímica. Espero ter ajudado.
Obrigada pela resposta Andreia! Sim, também já me disseram isso. As primeiras opções que pus foram para Coimbra mas para Bioquímica e Farmácia, espero conseguir!

• Like
Reactions: Andreia Pereiraaaa
Matrícula
23 Janeiro 2016
Olá a todos!
Alguém me pode dizer qual a principal diferença entre o curso de engenharia química na FCT-UNL e o curso de eng. química do IST ? as engenharias do instituto superior técnico são assim tão melhores que as outras ? O curso da FCT é engenharia quimica e bioquimica, mas ficamos com as duas habilitações ou no final dependendo das cadeiras que escolhermos ficamos como engenheiros quimicos ou engenheiros bioquimicos?

Obrigado ! :D

nat_alves

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2016
Olá a todos, estou bastante indecisa no curso que quero seguir na universidade, mas estou mais virada para este curso (engenharia química e bioquímica) porque gosto bastante de química, mas alguém podia me explicar um pouco melhor no que consiste o curso e quais são as saídas profissionais? Muito obrigada

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá a todos!
Alguém me pode dizer qual a principal diferença entre o curso de engenharia química na FCT-UNL e o curso de eng. química do IST ? as engenharias do instituto superior técnico são assim tão melhores que as outras ? O curso da FCT é engenharia quimica e bioquimica, mas ficamos com as duas habilitações ou no final dependendo das cadeiras que escolhermos ficamos como engenheiros quimicos ou engenheiros bioquimicos?

Obrigado ! :D
É mais uma diferença de nome do que outra coisa. Os planos de estudos são semelhantes, mas convém analisá-los com cuidado antes de escolher. Não existe nenhuma distinção formal entre "engenheiro químico" e "engenheiro bioquímico" em Portugal, na ordem dos engenheiros há apenas uma categoria: "engenharia química e biológica".

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá a todos, estou bastante indecisa no curso que quero seguir na universidade, mas estou mais virada para este curso (engenharia química e bioquímica) porque gosto bastante de química, mas alguém podia me explicar um pouco melhor no que consiste o curso e quais são as saídas profissionais? Muito obrigada
Pensa bem, porque normalmente os cursos de engenharia química são mais baseados em como optimizar processos industriais do que em química propriamente dita. É claro que normalmente podes escolher mais disciplinas de química, ou fazer um mestrado em química, mas um curso de 5 anos de EQ é baseado em resolver problemas de sistemas industriais que envolvam a conversão de produtos em outros produtos, recorrendo a modelos matemáticos. As matérias mais importantes do curso são análise matemática, termodinâmica, mecânica de fluidos, cinética de reacções, controlo de sistemas e processos industriais em geral.

• Like
Reactions: joanaalobo

Carolina Lopes

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2016
Olá.
Estou indecisa entre o curso de engenharia quimica no ist e engenharia quimica e bioquimica na nova. Gostaria de saber a opinião de alguém sobre os mesmos, em qual da universidades o curso é melhor, as saídas profissionais, se é indicado para quem gosta de química, matemática e coisas mais práticas, como são as aulas, qual a matéria e qual a diferença entre os mesmos. Obrigada

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá.
Estou indecisa entre o curso de engenharia quimica no ist e engenharia quimica e bioquimica na nova. Gostaria de saber a opinião de alguém sobre os mesmos, em qual da universidades o curso é melhor, as saídas profissionais, se é indicado para quem gosta de química, matemática e coisas mais práticas, como são as aulas, qual a matéria e qual a diferença entre os mesmos. Obrigada
Não é "melhor" em nenhuma delas, são diferentes, só vendo o plano de estudos. Sim é adequado para quem gosta de matemática, física e química em geral, embora qualquer engenharia seja indicada para quem gosta destes tópicos.

Gabriel Costa

Membro Caloiro
Matrícula
22 Maio 2016
Curso
Engenharia Biológica
Instituição
Instituto Superior Técnico
Olá, gostaria de um esclarecimento: Então, na Engenharia Química (e Bioquímica) trabalha-se mais com modelos matemáticos direcionados a resolução dos problemas industriais? Não chegamos a trabalhar digamos que diretamente com química? Com investigação? Pergunto pois eu também estou no 12º ano e não tenho a mínima ideia do que seguir para o ano, e MIEQB da Nova era o que me chamava mais a atenção e tbm MEQ na IST dado que adoro Química. Qual curso seria o mais ideal para quem gostaria de trabalhar em laboratorios de quimica e nao gostaria de abandonar biologia e seguir investigação (sem ter matematica e fisica como problema)??

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá, gostaria de um esclarecimento: Então, na Engenharia Química (e Bioquímica) trabalha-se mais com modelos matemáticos direcionados a resolução dos problemas industriais?
Sim.

Não chegamos a trabalhar digamos que diretamente com química? Com investigação?
Podes ir por essa área, mais para o fim do curso, escolhendo disciplinas opcionais ou fazendo um mestrado em química/bioquímica coisas do género. Mas o curso de eng. química em si está mais vocacionado para a engenharia.

Qual curso seria o mais ideal para quem gostaria de trabalhar em laboratorios de quimica e nao gostaria de abandonar biologia e seguir investigação (sem ter matematica e fisica como problema)??
Em qualquer engenharia vais ter uma carga considerável de física e matemática. No entanto, os alunos, mesmo os que são mais fracos nestas disciplinas, acabam por conseguir fazê-las, não são nada de transcendente.
Para quem quer trabalhar em laboratórios de química e biologia, se calhar o mais adequado seria um curso de química/bioquímica. Embora também seja possível com engenharia química/biológica.

Matrícula
3 Outubro 2016
Curso
BSc Bioquímica | MSc Bioquímica para a Saúde
Instituição
FCUL e FCT/ITQB
Boa noite,
Estou bastante indeciso entre estes dois cursos: Engenharia Química e Bioquímica e queria um Feedback vosso.
Por um lado, engenharia química (no IST, Instituto Superior Técnico) pela sua instituição podia conferir-me mais rapidamente emprego.
Mas eu não sou uma pessoa "muito industrial" e do que me pareceu o objetivo deste curso é trabalhar numa indústria.
Eu acho que preferia trabalhar em laboratório e assim, e, depois, bioquímica tem um leque muito agradável de cursos (incluindo astrofísica).
Eu não gosto muito de programação, eletricidade, computação, geologia... Adoro física no seu geral, matemática e biologia ...
Não sei porque talvez Engenharia Química tenha maior taxa de empregabilidade, mas ao mesmo tempo não sei se me sinto "compatível" com as suas possíveis saídas.
Vejo-me a seguir mais investigação e trabalhar num laboratório ...
O que acham que deveria seguir e porquê?

Obrigado !

Darmit

Membro Caloiro
Matrícula
10 Setembro 2018
Olá, eu vou ingressar no ensino superior este ano e, sabendo que o meu forte é a biologia, queria saber qual é o curso mais apropriado entre o mestrado integrado em engenharia química e bioquímica e uma licenciatura em bioquímica e ainda qual é que tem mais empregabilidade.

Carolina1311

Membro
Matrícula
15 Junho 2019
Curso
Ciência de Dados
Instituição
ISCTE
Olá!!!!
Queria saber se está aqui alguém que ande ou já tenha andado em Enegenharia Química e Bioquímica mestrado integrado (acho que só “existe” na Nova).
Estou indecisa entre Engenharia Química e entre Bioquímica, e vi este curso que parece ser “os 2 só num” mas só há na Nova, alguém conhece?
Obrigadaa

TigasPraz

Membro Veterano
Matrícula
24 Julho 2018
Curso
Engenharia Química e Biológica
Olá, tenho estado a ver este curso e chamou-me à atenção pelo facto de ter Química e Biologia ligadas à Engenharia no mesmo curso. Gostaria de saber como é curso e o que faz um Engenheiro Químico e Bioquímico. Alguém deste curso na NOVA poderia ajudar?

Obrigado!

• Like
Reactions: David Santos.