IST Engenharia Química - Instituto Superior Técnico

Matrícula
3 Outubro 2016
Curso
Bioquímica
Instituição
FCUL
Boa tarde.
Eu devo entrar no Instituto Superior Técnico neste ano. Entrarei com uma média de 18 e pouco em Engenharia Química.
Tenho bastantes dúvidas que agradeceria se me pudessem responder.
1º Queria saber como se obtém uma bolsa de estudo. Ainda não percebi muito bem esse funcionamento.
2º Já me disseram que as saídas profissionais de Engenharia Química são basicamente ir trabalhar para uma fábrica... Isso é verdade? Eu gostava de trabalhar mais em laboratório, ensinar, investigar...
3º Gostaria de saber alguns pormenores sobre a dificuldade do curso, os professores, o funcionamento deste, o seu ambiente. E claro, a empregabilidade.
4º As notas que teremos no curso serverão para quê? Servirá numa situação de escolha de empregar uma pessoa? É possível ter-se boas notas no técnico ?
5º Como funcionam os livros e assim? É que ainda não percebi isso muito bem.
6º Também não percebi como são os horários e todo esse funcionamento.
7º As praxes não têm nada de mal, pois não? É que no meu 10º fui para casa a cheirar a vinagre !
8º Gostaria de saber se neste curso há muitas apresentações orais... Não gosto muito de exposições...
9º Não percebi muito bem isso da tese e assim. É feita quando e é o quê na sua essência ?
10º Os resultados saem a dia 11 de setembro. Nesse dia deslocamo-nos à universidade?
11º Gostaria de que me aconselhassem para que o choque inicial fosse mais atenuado...
12º O que é suposto levarmos de material para as aulas? É que eu não tenho a mínima ideia disso. Os primeiros dias são praxe, não é? Não há aulas? Até quando?
13º Eu gosto bastante de química e daí a escolha deste curso. Mas também adoro matemática e física (não gosto muito de programação e computação, nem eletrónica, eletricidade e isso...). Também gosto de Biologia, não tanto de geologia. Portanto, não sei se escolhi o curso certo. (Aliás, se escolherei...) - sendo que sempre quis ir estudar para o técnico. Recomendam este curso ou outro? Qual?
14º Gostaria de saber que benefícios temos por pertencer ao técnico (atividades extra, dentista, desporto, música, coisas assim).
15º Eu não tive Química no 12º, há problema? Eles dão tudo de raíz? (Tive Física e Aplicações Informáticas)
16º (e parecida com a anterior) No Técnico eles relembram o que se deu no Secundário ? (Ou pelo menos as bases necessárias).
17º Como é da comida na instituição? É muito cara?
18º Gostaria de saber se o espírito do técnico é de respeito e se tem ou não muito preconceito, homofobia ou mesmo racismo...
19º Quais são as datas para este ano do início das aulas e das inscrições e isso? Podem enviar-me um link, por favor? (Ou postar aqui as informações).
20º Têm alguns links de websites que contenham algumas informações só para eu ir lendo e assim, para conhecer melhor o regime de funcionamento, o meu curso, entre outros, por favor ?
Desculpem a quantidade de perguntas, mas estou bastante a "leste" do que é a universidade e sem certezas absolutas da escolha deste curso. Mas sei que quero ir para o técnico, porque é uma instituição com NOME e sempre me disseram que tem excelentes condições.

Muito obrigado pela vossa ajuda!

Matilde Ramos

Membro
Matrícula
30 Maio 2016
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST
Olá Rodrigo!
Não sou de química, mas achei que se calhar podia dar-te uma ajuda nas perguntas relativas ao técnico.
1º - bolsas não faço ideia, mas de certeza que há alguém que tenha uma que te possa ajudar ou podes falar com o NAPE - núcleo de apoio aos estudantes, eles sabem essas coisas todas. (Núcleo de Apoio ao Estudante • NAPE | Técnico Lisboa)
5º- pelo menos no meu curso os professores dão uma bibliografia que se quiseres compras. Não é obrigatório, mas algumas dão jeito e são o único sítio onde a matéria está explicada. Penso que em química também deve haver sebentas que podem dar jeito.
6º- No 1o semestre não tens de te preocupar com isso. quando te fores inscrever eles fazem o horário por ti - ou seja, inscrevem-te numa turma. Os horários deste ano já estão disponíveis aqui: FenixEdu™ . Irás ter um dos 3 horários que lá estão do ano 1 primeiro semestre :) Só no 2o semestre é que tens de tratar tu próprio do horário, mas nao te preocupes com isso agora que ainda falta!
7º- praxe no técnico é ligeiramente diferente em cada curso por isso não quero dar pormenores que estejam errados. Contudo, normalmente é muito soft, duvido que te mandem vinagre para cima. No meu curso a única coisa com que levei foi água. Digo sempre o mesmo: experimenta. Vai a dois ou três dias e se não gostares não apareças mais. Não tem problema nenhum.
10º- Lá para meados de agosto irão estar disponíveis os dias de inscrições para cada curso (por exemplo, as inscrições de quimica podem ser à segunda, ou à terça, etc). Quando souberes os resultados já sabes que entraste e, no dia do teu curso, diriges-te ao ist para te inscreveres. Não é obrigatório ires no dia do teu curso mas aconselho mesmo que vás porque tem muitos benefícios.
11º- conselhos relativos ao teu curso não sei, mas acho que o que me teria dado mais jeito terem-me dito era manter a matéria em dia - mas a sério, não é aquele raspanete que os professores do secundário dizem e depois estudas na véspera e tens boa nota :p
12º- matéria para as aulas - papel e caneta é tudo o que precisas. Se fores de tirar apontamentos em tablet também dá. Nem todos os professores deixam levar o computador para as aulas por isso não recomendo. Para além de que ambos sabemos que levar o computador é não fazer nada a aula inteira :) Há aulas durante a praxe sim. A praxe decorre durante as duas primeiras semanas de aulas. Tens aulas de manhã, portanto a tua praxe será à tarde.
14º- honestamente, há tanta coisa a acontecer no técnico todos os dias que eu nem tenho noção da quantidade. Eventos, palestras, semanas da química, podes contar com alguma coisa a acontecer todas as semanas. Desporto, aconselho-te a veres a página da associação de estudantes AEIST | Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico que dá para ver todos os desportos que podes praticar (se quiseres informações específicas, podes contactá-los). Quanto a atividades curriculares, há uma série de núcleos em que te podes inscrever (se quiseres ver alguns: Núcleos de Estudantes ). Uma das vantagens de ires inscrever-te no dia do teu curso é que te serão apresentados alguns núcleos relacionados com química que se quiseres basta inscreveres-te lá!
16º- novamente, relativamente a química não sei, mas cálculo I por exemplo começa com derivadas e matéria do secundário. Resto das matemáticas é matéria nova praticamente portanto não tens de te preocupar.
17º- a comida na cantina é 2,65. é a mais barata no campus. vais ouvir gozar muito com ela por não ser das melhores mas honestamente é perfeitamente aceitável e a comida costuma ser boa. Se não gostares, cantinas é o que não falta - há outra no pavilhão de civil, matemática, o bar da bola, montes de bares a que podes ir comer uma sandes e até um restaurante.
18º- espírito no técnico não tenho queixas. Ouve-se muito mal do ambiente competitivo no ist mas pelo menos no meu curso há muita entreajuda e acho que é uma coisa transversal a todos os cursos :)
19º- https://tecnico.ulisboa.pt/files/2017/05/calendario-escolar-2017-2018.pdf penso que esse é o calendario escolar do próximo ano. A semana de acolhimento que aí está será a semana das inscrições, no qual cada dia da semana corresponderá ao dia de inscrição de um certo curso. As aulas começam na semana a seguir (juntamente com a praxe).
20º- explora os links que já postei aqui. Principalmente o link da página do curso: FenixEdu™ . Vê as páginas das UC's se quiseres ver o que vais dar em particular durante o semestre. Podes ver a página do técnico também. Não sei que mais te possa dar, mas procura também neste fórum que é dos melhores sítios para perceberes as experiências dos outros pessoalmente!
Espero que chegue alguém de química que te responda melhor às perguntas. Mas se não gostares do curso não te preocupes, há outras instituições muito boas onde podes ir! É melhor estudares algo que gostes do que passares anos a estudar uma coisa que não gostas só pelo nome da instituição. Se puder ajudar em mais alguma coisa, é para isso que o fórum serve ;) boa sorte!

• Like
Reactions: inêslopezz666

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
E sou de engenharia química no IST, e vou responder às perguntas que sei ou que ainda não foram respondidas:
2- O curso está direccionado para a vertente industrial (dimensionar e supervisionar operações unitárias/ equipamentos em indústrias. Mas é perfeitamente possível enveredar pela vertente laboratorial/investigação. Ao fim dos primeiros 3 anos, ficas com o 1º ciclo (licenciatura) concluído, podendo depois candidatares-te a um mestrado noutra área, ou então fazer os últimos 2 anos em engenharia química, ficando com os 5 anos do curso. Se ficares em engenharia química, tens várias disciplinas opcionais nos últimos 2 anos, que escolhes com base nos teu interesses. Se queres ir para a indústria, escolhes as disciplinas mais adequadas a isso; caso contrário, escolhes outras ou então candidatas-te a outro mestrado ao fim dos primeiros 3 anos;
3- Não é um curso fácil, mas não é nada que não se faça. A dificuldade é parecida com as outras engenharias. Há professores muito bons a ensinar, e outros que são muito maus. Há disciplinas muito bem estruturadas e outras que são uma desgraça. Em termos gerais é bom em termos de currículo/disciplinas e aceitável em termos de professores. Em relação ao emprego, é mediano em relação às outras engenharias, umas são piores, outras são melhores; o desemprego está abaixo da média.
4- É possível ter-se boas notas no IST. A minha média é de 17 neste momento, e há quem tenha melhor. Mas eu acho que é mais importante aprender e adquirir competências do que ter boas notas.
5- Os professores falam na bibliografia no início das aulas. Mas és livre de seguir essa bibliografia ou não. Umas vezes são folhas que se compram na associação de estudantes, outras vezes são livros que podes comprar o pedir emprestado nas bibliotecas do IST.
7- Só vais a praxes se quiseres. Ao contrário do que muita gente te vai querer meter na cabeça, a praxe não é essencial para a integração.
8- Há algumas apresentações, especialmente a partir do 2º/3º ano. São normalmente apresentações sobre temas relacionados com trabalhos laboratoriais. Eu não gostei muito, mas também foi porque os meus grupos não eram grande coisa.
9- A tese é um trabalho, de carácter experimental ou não, que elaboras no último semestre do curso, sobre um tema qualquer relacionado com o curso (penso que somos nós que escolhemos o tema, mas não tenho a certeza). É um trabalho longo e complexo.
12- Independentemente de haver praxe ou não, as aulas não são canceladas por isso. A maior parte das aulas não são obrigatórias, mas nenhum professor deixa de dar aulas por causa das praxes.
13- Tendo em conta o que disseste, parece ser um curso adequado. Só na programação/computação é que vais ter que sofrer um pouco, mas em qualquer engenharia não te safas da programação - é mesmo necessária. Electricidade tem alguma mas pouca (todas as engenharias têm). De qualquer modo, este é um bom curso para indecisos, pois permite facilmente concorrer a um mestrado noutra área caso mudes de ideias e aches que preferias seguir outro caminho.
15- Não há problema. Eu tive mas foi como se não tivesse tido, e deu-se tudo de raiz. A física na minha opinião é mais importante, mas também não é necessário ter tido no secundário, dão tudo de novo.
16- Dá-se de novo o que foi dado no secundário, mas a um nível mais aprofundado. Por isso convém ter boas bases (sobretudo na matemática).

Como eu já disse, não te preocupes se estás indeciso com este curso, pois este é dos melhores cursos para indecisos, dada a sua polivalência facilita imenso a transição para outras áreas ao fim dos primeiros 3 anos por exemplo. Eu, por exemplo, como cheguei à conclusão de que provavelmente não me interessa muito fazer os 5 anos deste curso, vou me candidatar provavelmente a engenharia agronómica no ISA e, se tiver tempo (e dinheiro) ainda gostava de fazer um mestrado na área da energia (possivelmente no IST). Poucos outros cursos dariam para ter uma preparação para estas duas áreas ao mesmo tempo. Por isso, apesar de me ter apercebido que este não é o curso ideal para mim, não me arrependo de o ter escolhido.

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
10º- Lá para meados de agosto irão estar disponíveis os dias de inscrições para cada curso (por exemplo, as inscrições de quimica podem ser à segunda, ou à terça, etc). Quando souberes os resultados já sabes que entraste e, no dia do teu curso, diriges-te ao ist para te inscreveres. Não é obrigatório ires no dia do teu curso mas aconselho mesmo que vás porque tem muitos benefícios.
Só para complementar este ponto, já estão disponíveis os dias das matrículas de cada curso e toda a informação sobre este dia vai ser disponibilizada neste link: Semana de Acolhimento – 1ª Fase | Núcleo de Apoio ao Estudante • NAPE

Última edição:
  • Like
Reactions: davis