Engenharia Química / Química / Bioquímica

_brunacaetano_

Membro Caloiro
Matrícula
3 Janeiro 2023
Olá , estou no 12º ano no curso de Ciências e Tecnologias e estou em duvida que curso devo seguir no ensino superior. As minhas opções são Bioquímica (FCTUC), Engenharia Química (FCTUC) ou Química (FCTUC).
Eu gostava de trabalhar na indústria farmacêutica ou analises clinicas. Adoro Química , Matemática e também gosto de Física, mas não gosto muito de biologia.
Alguém com experiencia pode me falar sobre estes cursos ?

Última edição:
Olá! Vejo que gostarias de trabalhar na indústria farmacêutica, já consideraste Ciências Farmacêuticas?
Eu licenciei-me em Bioquímica e posso dizer-te que é um curso com uma grande componente de Biologia, porque basicamente vais estudar a química dos processos biológicos. Mas as oportunidades (pelo menos no sul do país, de onde sou) são poucas. Agora estou em Ciências Farmacêuticas, e as bases são semelhantes, excepto que nas farmacêuticas tens uma componente maior de química (porque fármacos são química) e também algumas disciplinas relacionadas com a parte legal. E é mestrado integrado. Dos outros não sei, mas pode ser que alguém te possa ajudar mais.

Aconselho-te a dares uma vista de olhos pelos planos de estudo de cada um dos cursos e ver que disciplinas te agradam mais.
Boa sorte!

• Like
Reactions: _brunacaetano_
olá, acho que te consigo ajudar.
estou a estudar engenharia química e também estive indecisa entre química e eng química.
a maior diferença é que em eng química tens física, matemática, alguma programação e alguma química, enquanto que em química tens maioritariamente química.
o meu conselho é que vejas bem os planos de estudo, se te interessas muito por química escolhe o curso de química, mas se tambem te interessas bastante por matemática e física escolhe eng química, não te esqueças é que o curso é uma engenharia portanto vai estar tão focado na química como o curso de química.
boa sorte

olá, acho que te consigo ajudar.
estou a estudar engenharia química e também estive indecisa entre química e eng química.
a maior diferença é que em eng química tens física, matemática, alguma programação e alguma química, enquanto que em química tens maioritariamente química.
o meu conselho é que vejas bem os planos de estudo, se te interessas muito por química escolhe o curso de química, mas se tambem te interessas bastante por matemática e física escolhe eng química, não te esqueças é que o curso é uma engenharia portanto vai estar tão focado na química como o curso de química.
boa sorte
Obrigada pela tua opinião.
Podes falar um bocadinho sobre a instituição que escolhes te nomeadamente pontos negativos e positivos e sobre a vida acadêmica em Aveiro?? Porque estou indecisa sobre que universidade escolher

a ua tem uma comunidade académica boa, maioritariamente bons docentes com alguns a ser antigos alunos da ua, o que é sempre interessante, bons espaços ao ar livre para apanhar sol e relaxar um bocado (fotossíntese e meia lua), biblioteca aberta 24h, linha de autocarro basicamente para a universidade e é uma universidade reconhecida na área das ciências.
sinceramente não vejo muitos pontos negativos na ua, tirando o tipico, poucos alojamentos bons, PACO (secretária virtual) sempre em baixo quando precisas e etc, mas isso é em qualquer universidade.
em relação à vida acadêmica, a faina (praxe) é bastante relaxada comparada com coimbra ou porto e a vida acadêmica não é muita, não tens muitos sítios bons para ir sair à noite em aveiro, apesar de haver o BE (bar do estudante) que é praticamente só frequentado por universitários e fica na universidade.
espero ter ajudado