Engenharia Química vs. Química

mariamargsantos

Membro Caloiro
Matrícula
4 Agosto 2024
Sou aluna do 12° ano e tenho até amanhã para me inscrever num curso universitário. Gostava de algo que me permitisse unir muita matemática com uma vertente forte tanto de física como de química. Pensei já em ingressar Engenharia Física e Tecnológica no IST, mas pelo que percebo, a química no curso é quase inexistente. Estou então indecisa entre Eng. Química no IST ou Química na FCUL.
Por um lado, o curso do Técnico não apresenta tanta flexibilidade como os cursos da FCUL, em que sei que seria possível optar por uma cadeira de outro curso no 2° ano da licenciatura. Contudo, tenho também noção que uma engenharia terá sempre (em princípio) mais empregabilidade e melhor remuneração.
Enquanto que o curso de Química é o que realmente me apela mais, tanto em termos de cadeiras, como de ambiente, como de flexibilidade para escolher cadeiras complementares em física/matemática, gostaria de saber se alguém tem uma noção se a diferença de empregabilidade e remuneração entre os dois cursos é assim tão discrepante, e se vale a pena abdicar de algumas matérias que talvez goste mais em prol de um curso numa Engenharia. Obrigada!