Engenharia Química

Robert Cruz

Membro Caloiro
Matrícula
23 Março 2015
E ai pessoal tudo bem?

Sou duplo cidadão (Brasileiro/Português) e pretendo me mudar para Portugal em 2016 e quero realizar as provas de ingresso do ensino superior e seguir minha área, que é Química.

Eu vejo que nas engenharias temos a química, biológica e bioquímica. Será que tem muita diferença principalmente entre a Química e Química e Biológica? Nesta área é mais aconselhável seguir uma universidade ou instituto politécnico ?

Obrigado desde já
Abraço

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
A única coisa em que te posso ajudar é que se fores para o IST, os cursos de engenharia química e engenharia biológica são muito parecidos. De resto, como também não sei, não vou dizer nada para não induzir em erro.

• Like
Reactions: Rui Matias

biagm

Membro Caloiro
Matrícula
16 Outubro 2016
Olá,
Sou uma aluna do 12º ano e gostaria de esclarecer algumas dúvidas relativamente a alguns cursos superiores.
O meu objetivo é trabalhar numa empresa de transformação de produtos alimentares e, portanto, as minhas opções dividem-se por engenharia química e bioquímica, mas não sei qual deles é o mais indicado. E ainda, qual será o mais atrativo para as empresas? Queria também saber se a química estudada na faculdade é muito semelhante à que se aprende no secundário.

proletario

Membro Veterano
Matrícula
21 Fevereiro 2015
Curso
MEQ
Instituição
IST
Olá,
Sou uma aluna do 12º ano e gostaria de esclarecer algumas dúvidas relativamente a alguns cursos superiores.
O meu objetivo é trabalhar numa empresa de transformação de produtos alimentares e, portanto, as minhas opções dividem-se por engenharia química e bioquímica, mas não sei qual deles é o mais indicado. E ainda, qual será o mais atrativo para as empresas? Queria também saber se a química estudada na faculdade é muito semelhante à que se aprende no secundário.
Esses dois cursos são semelhantes, para os escolheres convenientemente deves analisar com cuidado os planos de estudos e ver o que se adequa mais aos teus objectivos. Nenhum desses cursos é mais adequado ou mais atraente para as empresas a priori. Se o teu objectivo é trabalhar na transformação de alimentos, sugeria que, para além desses cursos, ponderasses também engenharia biológica ou engenharia alimentar.

Irinalafaite

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2017
Boa tarde, acabei o 12º ano agora e estou a pensar candidatar-me a engenharia quimica mas também vi quimica e quimica tecnológica, só que não consigo perceber qual a diferença entre elas alguem pode ajudar-me?
obrigada

anasofiap

Membro
Matrícula
12 Março 2016
Boa tarde, acabei o 12º ano agora e estou a pensar candidatar-me a engenharia quimica mas também vi quimica e quimica tecnológica, só que não consigo perceber qual a diferença entre elas alguem pode ajudar-me?
obrigada
Há várias diferenças. Enquanto química maior parte das cadeiras são mais sobre química. Engenharia química tem muito mais física e matemática e tem uma química mais geral.

Em questões de química as saídas profissionais são p.e.: funções técnicas em laboratórios de indústrias e serviços (p.ex. nas áreas de química, ciências farmacêuticas, biotecnologia, ciências alimentares, controlo ambiental, etc.) e Investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Já em engenharia química:
  • Indústrias Químicas: papel, celulose, cerâmica e vidro, cimentos, petroquímica, polímeros e plásticos, detergentes, tintas, têxtil, bio-combustíveis;
  • Ambiente: estações de tratamento de efluentes domésticos (ETAR’s) e industriais (ETARI’s), reciclagem, consultoria e licenciamento industrial e ambiental, qualidade & ambiente;
  • Indústria farmacêutica, cosmética e biotecnológica;
  • Indústrias alimentar e agro-alimentar;
  • Indústrias de componentes de electrónica e de automóveis;
  • Investigação científica, prestação de serviços e ensino;
  • Sector público: ministérios, Administração Central e Regional.
Se gostas mesmo é de química aconselho-te química. Porque engenharia química se vires o planos de estudos é mt a junção de química com física, vais ter cadeiras como termodinamica, fenomenos de transferencia, balanços em q mistura muito física com química. Tenta ver bem o plano de estudos e ver o q te agrada mais. Boa sorte. Mais alguma dúvida diz :)

Irinalafaite

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2017
Há várias diferenças. Enquanto química maior parte das cadeiras são mais sobre química. Engenharia química tem muito mais física e matemática e tem uma química mais geral.

Em questões de química as saídas profissionais são p.e.: funções técnicas em laboratórios de indústrias e serviços (p.ex. nas áreas de química, ciências farmacêuticas, biotecnologia, ciências alimentares, controlo ambiental, etc.) e Investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Já em engenharia química:
  • Indústrias Químicas: papel, celulose, cerâmica e vidro, cimentos, petroquímica, polímeros e plásticos, detergentes, tintas, têxtil, bio-combustíveis;
  • Ambiente: estações de tratamento de efluentes domésticos (ETAR’s) e industriais (ETARI’s), reciclagem, consultoria e licenciamento industrial e ambiental, qualidade & ambiente;
  • Indústria farmacêutica, cosmética e biotecnológica;
  • Indústrias alimentar e agro-alimentar;
  • Indústrias de componentes de electrónica e de automóveis;
  • Investigação científica, prestação de serviços e ensino;
  • Sector público: ministérios, Administração Central e Regional.
Se gostas mesmo é de química aconselho-te química. Porque engenharia química se vires o planos de estudos é mt a junção de química com física, vais ter cadeiras como termodinamica, fenomenos de transferencia, balanços em q mistura muito física com química. Tenta ver bem o plano de estudos e ver o q te agrada mais. Boa sorte. Mais alguma dúvida diz :)
--- Post atualizado ---
Obrigada pela ajuda! Foi bastante esclarecedor. Eu já tinha visto os planos curriculares e de facto achei isso que disseste sobre engenharia química ter muita física, o que eu não gosto de todo! Por outro lado também pensei em ir para ciências farmacêuticas porque também tem a parte da biologia que eu gosto bastante, mas tenho medo de ficar limitado apenas aos medicamentos e de acabar a trabalhar numa farmácia comunitária...

anasofiap

Membro
Matrícula
12 Março 2016
--- Post atualizado ---
Obrigada pela ajuda! Foi bastante esclarecedor. Eu já tinha visto os planos curriculares e de facto achei isso que disseste sobre engenharia química ter muita física, o que eu não gosto de todo! Por outro lado também pensei em ir para ciências farmacêuticas porque também tem a parte da biologia que eu gosto bastante, mas tenho medo de ficar limitado apenas aos medicamentos e de acabar a trabalhar numa farmácia comunitária...

Pelo que vi de saídas profissionais de ciências farmacêuticas tens várias:
-farmácia de comunitária
- farmácia de oficina
- farmácia hospitalar (hospitais públicos, privados e centros de saúde)
- indústria farmacêutica e alimentar (desenvolvimento, fabrico e controlo de qualidade de medicamentos, marketing e assuntos regulamentares)
- distribuição grossista de medicamentos
- análises clínicas (clínicas, toxicológicas, químicas e biológicas)
- INFARMED
- DGS (direção geral de saúde)
- investigação
- ensino.
E o plano de estudos parece ser muito interessante para quem gosta de química e biologia, parece-me ser um bom curso e que não se limita só a ires trabalhar para uma farmácia comunitária

• Like
Reactions: Scala and JFilipa

Irinalafaite

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2017
Obrigada pela ajuda! Foi bastante esclarecedor. Eu já tinha visto os planos curriculares e de facto achei isso que disseste sobre engenharia química ter muita física, o que eu não gosto de todo! Por outro lado também pensei em ir para ciências farmacêuticas porque também tem a parte da biologia que eu gosto bastante,
Pelo que vi de saídas profissionais de ciências farmacêuticas tens várias:
-farmácia de comunitária
- farmácia de oficina
- farmácia hospitalar (hospitais públicos, privados e centros de saúde)
- indústria farmacêutica e alimentar (desenvolvimento, fabrico e controlo de qualidade de medicamentos, marketing e assuntos regulamentares)
- distribuição grossista de medicamentos
- análises clínicas (clínicas, toxicológicas, químicas e biológicas)
- INFARMED
- DGS (direção geral de saúde)
- investigação
- ensino.
E o plano de estudos parece ser muito interessante para quem gosta de química e biologia, parece-me ser um bom curso e que não se limita só a ires trabalhar para uma farmácia comunitária
--- Post atualizado ---
Por acaso não fazia ideia que eram assim tantas as saídas profissionais... acho que vou por mesmo em primeira opção ciências farmacêuticas e depois ponho química porque é melhor do que engenharia química por causa da parte da física. Obrigada pela a ajuda a sério!

• Like
Reactions: anasofiap

anasofiap

Membro
Matrícula
12 Março 2016
Obrigada pela ajuda! Foi bastante esclarecedor. Eu já tinha visto os planos curriculares e de facto achei isso que disseste sobre engenharia química ter muita física, o que eu não gosto de todo! Por outro lado também pensei em ir para ciências farmacêuticas porque também tem a parte da biologia que eu gosto bastante,

--- Post atualizado ---
Por acaso não fazia ideia que eram assim tantas as saídas profissionais... acho que vou por mesmo em primeira opção ciências farmacêuticas e depois ponho química porque é melhor do que engenharia química por causa da parte da física. Obrigada pela a ajuda a sério!

Se tiveres mais alguma dúvida diz, se tiveres interessada em Coimbra posso te dar uma visão daquilo que achei (apesar de ainda só ter feito lá um ano). De nada e Boa sorte! :D

Irinalafaite

Membro Caloiro
Matrícula
2 Julho 2017
Por acaso não fazia ideia que eram assim tantas as saídas profissionais... acho que vou por mesmo em primeira opção ciências farmacêuticas e depois ponho química porque é melhor do que engenharia
Se tiveres mais alguma dúvida diz, se tiveres interessada em Coimbra posso te dar uma visão daquilo que achei (apesar de ainda só ter feito lá um ano). De nada e Boa sorte! :D
--- Post atualizado ---
Eu vou candidatar-me a Lisboa! Mas obrigada na mesma

Redboll

Membro
Matrícula
2 Junho 2016
Curso
Prótese Dentária
Instituição
FMDUL
Olá!
Estou a preencher a candidatura, porém estou com receio de não estar a fazer a escolha certa.
As minhas opções andam em volta da química, química aplicada, química tecnológica, química.
Alguém me pode falar um pouco sobre os cursos? Quais as diferenças? Como esta o panorama do emprego?

Obrigada!

Micas23micas

Membro Caloiro
Matrícula
16 Maio 2017
Boa tarde, poderiam-me esclarecer umas questões?
O curso de Eng. Química na FEUP permite a escolha do ramo em biotecnologia.. que opções de emprego nesta área o curso oferece? Caso as oportunidades sejam semelhantes às de um curso de Biotecnologia, quais as diferenças entre Eng. química( ramo biotecnologia) e Biotecnologia?

Obrigada

RMoon99

Ex-Cupido
Matrícula
16 Outubro 2015
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
FEUP
Boa tarde, poderiam-me esclarecer umas questões?
O curso de Eng. Química na FEUP permite a escolha do ramo em biotecnologia.. que opções de emprego nesta área o curso oferece? Caso as oportunidades sejam semelhantes às de um curso de Biotecnologia, quais as diferenças entre Eng. química( ramo biotecnologia) e Biotecnologia?

Obrigada
Olá! Tinha a mesma dúvida, mas fui a uma palestra sobre o curso que houve na FEUP e fiquei desiludido, as saidas desse ramo são essencialmente industria alimentar por isso se queres outras para além dessa, vai logo para uma licenciatura em Biotecnologia ;)

• Like
Reactions: Micas23micas

ZéDiogo

Membro
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Economia
Instituição
FEP
Tenho uma colega que pretende e quase de certeza que entra em Engenharia Química na FEUP, a dúvida reside em ela querer comprar um computador e querer saber o mais adequado, algum conselho? Por favor tenham calma que o orçamento não é ilimitado.

mabi

Membro
Matrícula
21 Março 2016
Eu também vou para Engenharia Química na FEUP e não acho que seja preciso um computador específico. Eu cá tenho um ASUS comprado há dois anos :)

• Like
Reactions: Curmudgeon