Engenharia Química

Juarda

Membro Caloiro
Matrícula
2 Maio 2019
Quero entrar em engenharia química e não sei qual a melhor universidade, alguém me pode ajudar?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Quero entrar em engenharia química e não sei qual a melhor universidade, alguém me pode ajudar?
Olá. As mais reputadas são no Porto (FEUP) e Lisboa (IST), caso não consigas ou não tenhas possibilidades financeiras para ires para uma dessas, vai para onde for mais perto da tua residência. Aveiro, Coimbra, ISEP e Nova também são boas.
Porque no final para seres uma boa eng.ª química, depende do modo como tu enfrentas o curso, porque mesmo nessas mais reputadas existem maus professores e alunos menos motivados, embora acredite que em menor % do que nas outras.

• Love
Reactions: Ms. Angie
Matrícula
4 Agosto 2017
Oi! Já há algum tempo que não venho aqui e encontrar esta questão fez-me lembrar a minha pessoa há 1 ano atrás!
Bom, devo dizer já que sou caloiro e não estou em MEQ (Mestrado em Engenharia Química) e sim em MEBiol (Mestrado em Engenharia Biológica), no IST. Como já foi dito acima, os cursos são praticamente iguais, nomeadamente no 1º ano, em que a única cadeira que não é igual é a introdutória ao curso.
Aquilo que vou escrever é a minha opinião, portanto não consideres isto como se fosse uma verdade absoluta! Então... respondendo por ordem aos tópicos que aí tens:
  • Sim, ter química no 12º ano ajuda. IMENSO! Vais dar iões complexos e compostos de coordenação em Química I e algumas atividades laboratoriais nessa disciplina também dão jeito para LQI (Laboratórios de Química I) e LQII (Laboratórios de Química II), como, por exemplo, a construção de uma pilha e determinação de concentrações por espetrofotometria.
  • Para ser sincero, aquilo que eu senti logo no 1º semestre é que eu não sabia por onde estudar. Passo a explicar: fomos habituados durante 12 anos a um determinado sistema de ensino que consiste dar conteúdos nas aulas, fazer exercícios (nas aulas!) para complementar e, claro, tínhamos os nossos queridos manuais (que tinham sempre lá a matéria que iria sair). Aquilo que senti foi que... isto não se aplica no técnico. Para já, em vez de de serem 30 alunos numa sala, são 80 num auditório e a quantidade de matéria que dás é ... arrisco mesmo dizer que é o equivalente a dares 1 ano de uma disciplina do secundário em apenas 5 meses. Daí vem que o andamento das coisas é muito maior e exercícios são apenas feitos em aulas práticas (1x por semana). Tens sebentas teóricas e com exercícios ou alguns livros da IST Press mas nada comparado aos manuais do secundário. Agora... não é que seja impossível de estudar assim. Apenas tens que ter em mente de que tu próprio tens que arranjar meios por onde estudar. Falando um pouquinho sobre as disciplinas:
  1. Álgebra Linear: um tipo de matemática muito estranha ao início mas muito cool no fim! São sistemas lineares e geometria analítica mas vistos de uma perspetiva muito diferente da que estamos habituados.
  2. CDI-I: 1ª parte do semestre: matéria de secundário (derivadas no seu geral). 2ª parte: primitivas e séries. Não é que seja difícil mas é 3x pior que o secundário...
  3. Computação e Programação: adorei esta cadeira! Foi tipo bué mind blowing. Aprendemos a programar em Python. Não me vou adiantar muito no assunto porque it's too much complicated para ser explicado por aqui.
  4. Química I: meh... não gostei muito tbh... Vais dar ligação química no seu geral: equação de Schrodinger, teorias de ligação química, alguma termodinâmica, ... Talvez se eu tivesse entendido bem os conteúdos tivesse gostado da cadeira...
  5. LQI: Parte prática que, a meu ver, é indispensável. Foi das minhas cadeiras preferidas.

• Não te vou mentir, a carga é bastante elevada. O 1º semestre, de relatórios não tens nada. Apenas tens umas fichinhas em LQI. Mas depois no 2º semestre levas com os relatórios mesmo daqueles de 30 páginas em LQII e BBM (Bioquímica e Biologia Molecular). É uma questão de saberes gerir o teu tempo! Ah... e estudar nas vésperas dos testes... não é uma boa prática! Em relação aos relatórios, tens sempre um grupo de trabalho constituído por 3 elementos.
  • As sebentas e as impressões/fotocópias não são muito caras (desde que imprimas a preto e branco).
  • Não vou responder a esse tópico, porque não estou dentro das saídas profissionais de MEQ.
  • Os professores são mais exigentes e não esperes ter relações amistosas com eles como tens no secundário 'cause that is hardly going to happen. Os alunos para eles são números. Mas don't get me wrong: eles não mordem. Estão lá sempre prontos para te tirar dúvidas! Em relação aos métodos de ensino, tens aulas teóricas e aulas práticas. Aulas práticas tens 1 vez por semana e aulas teóricas depende da cadeira, mas a grosso modo, cada cadeira tem cerca de 3h por semana. Portanto, ao fim ao cabo são 3h de teoria e 1:30h de prática. Métodos de avaliação: nem todas as cadeiras têm o mesmo método de avaliação. Algumas seguem a versão dos testes, outras seguem a versão de exame apenas. O que é certo é que há sempre a opção de fazer as cadeiras por exame, ou seja, no fim do semestre.
Bom, acho que toquei superficialmente em todos os pontos que tens aí. Volto a referir que isto é apenas a minha opinião! Por exemplo, há imensas pessoas que gostaram de química I e que odiaram Computação e Programação.
Enfim, aquilo que eu gostava de referir é que se é para vires para o Técnico não esperes que isto seja "pêra doce". Eu que nunca tirei uma nega na vida, desde que estou no técnico já arrecadei duas. XD
Espero que tenha sido minimamente esclarecedor e qualquer dúvida não hesites em colocar!
MUITO OBRIGADO!!!!! Eu tinha colocado aquela questão sobre MEQ, precisamente porque é praticamente igual a MeBiol!!!!! Na verdade, Engenharia Biológica é a minha primeira opção (embora ainda esteja no 11.°), e todas as informações são bem-vindas.
Another thing, no 12.°, além de Quimica, qual é disciplina em que se dá mais bases para o curso?
Quais são as perspectivas de empregabilidade para MeBiol?

Uma pergunta mais geral, mas como é a vida para lá do Técnico? Sei que tudo depende da pessoa, mas é muito difícil estar envolvido em práticas de desporto, voluntariados, núcleos de estudantes, esse gênero de coisas, e conseguir ter o estudo em dia?

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
A FEUP é muito boa e como é um curso pequeno o ambiente entre as pessoas e os professores é muito bom!!
Mensagem fundida automaticamente:

Another thing, no 12.°, além de Quimica, qual é disciplina em que se dá mais bases para o curso?
Eu infelizmente não tive Química no 12ºano e acho que dá bué jeito no 1ºano. Outras disciplinas que podem dar jeito são Aplicações Informáticas ou Física.

GCabral

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2019
Olá,
Eu gostava de entrar em engenharia química no próximo ano lectivo, mas ainda não decidi a que faculdade me vou candidatar.
Estou indeciso entre a FEUP(pela sua fama) e o ISEP(pelo seu plano de estudos).
Ora bem, no ano letivo 2018/19 entrei numa outra engenharia na FEUP, contudo detestei o curso, a faculdade e tudo o que vivi lá, por isso, no final do 1º semestre anulei a matricula para poder repensar o que realmente quero para o meu futuro e neste momento a ideia de voltar a essa faculdade assusta-me de certa forma.
Entretanto, analisei os planos de estudo das duas faculdades e fiquei bastante agradado com o do ISEP e muito se deve ao facto de ser muito mais prático.
Então as minhas dúvidas são estas...Se tirar a licenciatura no ISEP, no futuro, a minha carreira será necessariamente menos estável do que alguém que tira o curso na FEUP? No final da licenciatura poderei entrar facilmente num mestrado da feup se achar que me sinto à vontade para voltar lá?
Já agora, podem falar um pouco sobre o ambiente entre alunos do curso, praxe, professores...?
Obrigado!

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Olá,
Eu gostava de entrar em engenharia química no próximo ano lectivo, mas ainda não decidi a que faculdade me vou candidatar.
Estou indeciso entre a FEUP(pela sua fama) e o ISEP(pelo seu plano de estudos).
Ora bem, no ano letivo 2018/19 entrei numa outra engenharia na FEUP, contudo detestei o curso, a faculdade e tudo o que vivi lá, por isso, no final do 1º semestre anulei a matricula para poder repensar o que realmente quero para o meu futuro e neste momento a ideia de voltar a essa faculdade assusta-me de certa forma.
Entretanto, analisei os planos de estudo das duas faculdades e fiquei bastante agradado com o do ISEP e muito se deve ao facto de ser muito mais prático.
Então as minhas dúvidas são estas...Se tirar a licenciatura no ISEP, no futuro, a minha carreira será necessariamente menos estável do que alguém que tira o curso na FEUP? No final da licenciatura poderei entrar facilmente num mestrado da feup se achar que me sinto à vontade para voltar lá?
Já agora, podem falar um pouco sobre o ambiente entre alunos do curso, praxe, professores...?
Obrigado!
Olá. Em primeiro lugar, em que curso estiveste na FEUP? É que o ambiente varia muito de curso para curso. Olha eu vou-te ser sincera, eu também tinha muito medo de entrar na FEUP por causa da "competição" de que tanto falavam e estive até à última a ver se colocava FEUP nas minhas opções e posso-te dizer que me sinto uma sortuda por uns momentos antes das candidaturas fecharem, "algum sinal" me dizer para eu concorrer à FEUP. Até agora, não senti competição nenhuma em Eng.Química, muito pelo contrário! O pessoal ajuda-se imenso. Os stores dão-se super bem connosco. É um ambiente muito descontraído. Quanto à prática, eu acho que na FEUP temos bastante prática!! No 1ºsemestre temos 1 aula laboratorial de Química Orgânica I de 3h e outra aula laboratorial de Fundamentos de Química de 2h todas as semanas. Depois no 2º semestre acontece o mesmo mas com Química Orgânica II e Física I. Quanto a dizerem que no ISEP há muita mais prática, tenho sérias dúvidas e nem sei como é que isso é possível porque no 1º ano nós ainda só estamos a ter as cadeiras básicas por isso a prática ainda não pode ter muito que ver com a "prática do mundo do trabalho" que é a indústria, basicamente. (Não sei se me estou a fazer entender). Eu tenho amigos no ISEP e já cheguei a ir lá e sinceramente acho que nunca me iria sentir bem lá. É a minha opinião e espero que a respeitem mas o espaço em si mais parece uma escola secundária. Não sei mas sinto que o ISEP nunca te vai preparar tão bem como a FEUP em todas as vertentes do mundo do trabalho. Ser bom profissional não é só perceber da prática ou da teoria. Também é preciso saber lidar com pessoas menos simpáticas, com pessoas desafiantes e sem dúvida que isso existe na FEUP. A FEUP é um sítio muito mais desafiador, eu acho. Pelo menos, se estivesse na dúvida eu ia para outra universidade como a de Aveiro mas ISEP acho que não.

GCabral

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2019
Olá. Em primeiro lugar, em que curso estiveste na FEUP? É que o ambiente varia muito de curso para curso. Olha eu vou-te ser sincera, eu também tinha muito medo de entrar na FEUP por causa da "competição" de que tanto falavam e estive até à última a ver se colocava FEUP nas minhas opções e posso-te dizer que me sinto uma sortuda por uns momentos antes das candidaturas fecharem, "algum sinal" me dizer para eu concorrer à FEUP. Até agora, não senti competição nenhuma em Eng.Química, muito pelo contrário! O pessoal ajuda-se imenso. Os stores dão-se super bem connosco. É um ambiente muito descontraído. Quanto à prática, eu acho que na FEUP temos bastante prática!! No 1ºsemestre temos 1 aula laboratorial de Química Orgânica I de 3h e outra aula laboratorial de Fundamentos de Química de 2h todas as semanas. Depois no 2º semestre acontece o mesmo mas com Química Orgânica II e Física I. Quanto a dizerem que no ISEP há muita mais prática, tenho sérias dúvidas e nem sei como é que isso é possível porque no 1º ano nós ainda só estamos a ter as cadeiras básicas por isso a prática ainda não pode ter muito que ver com a "prática do mundo do trabalho" que é a indústria, basicamente. (Não sei se me estou a fazer entender). Eu tenho amigos no ISEP e já cheguei a ir lá e sinceramente acho que nunca me iria sentir bem lá. É a minha opinião e espero que a respeitem mas o espaço em si mais parece uma escola secundária. Não sei mas sinto que o ISEP nunca te vai preparar tão bem como a FEUP em todas as vertentes do mundo do trabalho. Ser bom profissional não é só perceber da prática ou da teoria. Também é preciso saber lidar com pessoas menos simpáticas, com pessoas desafiantes e sem dúvida que isso existe na FEUP. A FEUP é um sítio muito mais desafiador, eu acho. Pelo menos, se estivesse na dúvida eu ia para outra universidade como a de Aveiro mas ISEP acho que não.
Antes de mais obrigado pela atenção.
Eu andei em informática e foi a pior experiência da minha vida.
Explica-me melhor uma coisa pf... não aconselhas o ISEP, mas relativamente ao curso de Engenharia Química ou a instituição em si?
E já agora, qual foi, na tua opinião, o cadeirão do 1º semestre? E do 2º?
obg.

Última edição:

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Antes de mais obrigado pela atenção.
Eu andei em informática e foi a pior experiência da minha vida.
Explica-me melhor uma coisa pf... não aconselhas o ISEP, mas relativamente ao curso de Engenharia Química ou a instituição em si?
E já agora, qual foi, na tua opinião, o cadeirão do 1º semestre? E do 2º?
obg.
Não aconselho o ISEP como instituição. Mas não tenho nada contra, atenção!! Tenho amigos que andam lá e que gostam. Eu é que, conhecendo a FEUP, nunca me imaginava no ISEP.
Ora bem, no 1ºsemestre para mim o cadeirão foi, sem dúvida, Elementos de Engenharia Química I. É uma cadeira muito difícil para um 1ºsemestre de um 1º ano, já foi posta em causa a sua eliminação mas ainda não foi desta ahah é uma mistura de fisica e quimica com geometria e algebra. Tem problemas bastante complexos tipo determinar caudais que entram e saem de reatores, percentagens de certas substancias, etc...Eu posso-te garantir que estudando "às três pancadas" e com alguma sorte à mistura passei com 14 por isso se tu fores aplicado consegues tirar boa nota. No 2º semestre estou a estudar mais e melhor e até agora não estou a sentir muitas dificuldades mas muita gente se vê "aflita" com Física I. Mas eu acho que se fores certinho a estudar safas-te com uma "perna às costas". Já ouvi dizer que Engenharia Química e Mecânica são os cursos mais difíceis da FEUP e não digo que seja fácil mas acho que quem for minimamente dedicado passa sem grandes problemas e a algumas cadeiras com boas notas até. Os professores são fixes e como o curso é pequeno (entram 70 pessoas por ano) as pessoas são super bacanas e ajudam-se muito. Tu não tiveste sorte em Informática. Eu sei pq conheço gente lá que não fez tantos amigos como eu fiz mas isso é normal pq em Informática entra mt mais gente e o pessoal é mais competitivo, i think.
Não tenhas medo de arriscar em Eng.Química na FEUP. Vais ter sempre gente disponível para te ajudar, quanto mais não seja eu :p beijinhos fica bem :)

GCabral

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2019
Não aconselho o ISEP como instituição. Mas não tenho nada contra, atenção!! Tenho amigos que andam lá e que gostam. Eu é que, conhecendo a FEUP, nunca me imaginava no ISEP.
Ora bem, no 1ºsemestre para mim o cadeirão foi, sem dúvida, Elementos de Engenharia Química I. É uma cadeira muito difícil para um 1ºsemestre de um 1º ano, já foi posta em causa a sua eliminação mas ainda não foi desta ahah é uma mistura de fisica e quimica com geometria e algebra. Tem problemas bastante complexos tipo determinar caudais que entram e saem de reatores, percentagens de certas substancias, etc...Eu posso-te garantir que estudando "às três pancadas" e com alguma sorte à mistura passei com 14 por isso se tu fores aplicado consegues tirar boa nota. No 2º semestre estou a estudar mais e melhor e até agora não estou a sentir muitas dificuldades mas muita gente se vê "aflita" com Física I. Mas eu acho que se fores certinho a estudar safas-te com uma "perna às costas". Já ouvi dizer que Engenharia Química e Mecânica são os cursos mais difíceis da FEUP e não digo que seja fácil mas acho que quem for minimamente dedicado passa sem grandes problemas e a algumas cadeiras com boas notas até. Os professores são fixes e como o curso é pequeno (entram 70 pessoas por ano) as pessoas são super bacanas e ajudam-se muito. Tu não tiveste sorte em Informática. Eu sei pq conheço gente lá que não fez tantos amigos como eu fiz mas isso é normal pq em Informática entra mt mais gente e o pessoal é mais competitivo, i think.
Não tenhas medo de arriscar em Eng.Química na FEUP. Vais ter sempre gente disponível para te ajudar, quanto mais não seja eu :p beijinhos fica bem :)
Desculpa estar a ser chato, mas podes tirar-me umas últimas dúvidas? :)
O que achas de programação? Achas que quem nunca teve programação consegue adaptar-se facilmente à UC?
E como era o teu horário no 1º semestre? E no 2º semestre mudou muito?
Obg desde já!

Ms. Angie

Membro Veterano
Matrícula
1 Abril 2016
Curso
Engenharia Química
Instituição
FEUP
Desculpa estar a ser chato, mas podes tirar-me umas últimas dúvidas? :)
O que achas de programação? Achas que quem nunca teve programação consegue adaptar-se facilmente à UC?
E como era o teu horário no 1º semestre? E no 2º semestre mudou muito?
Obg desde já!
Na boa mesmo! Se viveres perto da FEUP até podemos falar ao vivo e posso pedir para veres os laboratórios e assim. Em relação a programação, pelo que dizem é mesmo muito básica comparativamente a informática. Nós temos programação em Excel/VBA e isso nem se dá em Informática de tão básico que é. Eu acho que na cadeira de programação de engenharia química há aqueles que se safam super bem pq já têm jeito para aquilo e outros que acham super difícil, tanto há 20s como há notas muito baixas mas, no meu entender, quem treinar as fichas que a professora dá e treinar um bocadinho todas as semanas safa-se super bem! :)
Quanto ao meu horário no 1º semestre: Nas primeiras semanas quase não tive tardes livres por causa dos laboratórios e projeto FEUP. Depois do projeto FEUP acabar, eu tinha laboratórios em dois dias da semana à tarde, ou seja, tinha apenas 3 tardes livres. Eu não sou grande exemplo pq eu no 1º semestre estava a tirar a carta, ia e vinha tds os dias de comboio (vivo perto de Famalicão/Barcelos) e acabava por chegar a casa muito cansada e sem vontade de estudar. Mas quem viver no Porto/perto da faculdade não tem grandes problemas em gerir o tempo. Só p teres uma ideia, eu passei o 1ºsemestre a estudar menos do que no Secundário e mesmo assim passei a todas as cadeiras e a algumas com notas razoáveis (ex: 14 valores), por isso, se fores um aluno certo, aplicado podes te destacar na boa. Agora no 2ºsemestre para mim está a ser muito melhor. Primeiro porque já vivo no Porto e segundo porque tenho laboratórios à tarde apenas uma vez por semana, por isso tenho 4 tardes livres e tenho mais tempo e motivação pra estudar. Por conseguinte, também estou a tirar melhores notas. Concluindo, tens tempo livre e se aproveitares bem as tardes e furos podes conseguir bons resultados sem cometer muitos excessos ( tipo estudar até bué tarde e assim, eu pelo menos nunca o fiz)!! Qualquer dúvida mais particular podes enviar msg privada. Bjs :-*

Tiago Croft

Membro Veterano
Matrícula
30 Julho 2016
Curso
MEBiol
Instituição
IST
MUITO OBRIGADO!!!!! Eu tinha colocado aquela questão sobre MEQ, precisamente porque é praticamente igual a MeBiol!!!!! Na verdade, Engenharia Biológica é a minha primeira opção (embora ainda esteja no 11.°), e todas as informações são bem-vindas.
Quais são as perspectivas de empregabilidade para MeBiol?

Uma pergunta mais geral, mas como é a vida para lá do Técnico? Sei que tudo depende da pessoa, mas é muito difícil estar envolvido em práticas de desporto, voluntariados, núcleos de estudantes, esse gênero de coisas, e conseguir ter o estudo em dia?
Bom, com este segundo semestre já quase a acabar, devo dizer que tu vais dar praticamente tudo de novo. Portanto, não há assim nenhuma que se destaque (talvez Mat-A...) mas se houvesse uma disciplina "como rentabilizares o teu tempo ao máximo para fazeres tudo aquilo que queres" eu diria que era essa! XD Claro que dá jeito saberes bem Química, Biologia, Matemática, Física, ... As primeiras 3 são mais importantes XD
Empregabilidade em MEBiol: consultoria e gestão, indústria farmacêutica, investigação científica, cosmética, ambiente, bioinformática, ... podes até ingressar numa área da indústria química.

Ter uma boa vida social e andar no Técnico não é incompatível! Aliás, é super importante teres coisas para além do Técnico para te distraíres um pouco do estudo. De facto, o NEB - Núcleo de Engenharia Biológica - promove muitos tipos de atividades, como workshops e voluntariado.
Não te vou mentir: vai ser difícil tirares notas superiores a 17 a todas as cadeiras, mas... perhaps com motivação, dedicação e boa gestão do tempo (lá estou eu outra vez com o tempo 🙃 ) consigas ter um ótimo desempenho académico mesmo participando em várias atividades curriculares!