Olá, Pedro! Primeiro que tudo gostava de saber se te interessas muito por este tema, o que é que gostas nele, que tipo de artes gostarias de abordar? Com bases nessas respostas, podias enquadrar melhor o teu trabalho.
Sou estudante de artes performativas e costumamos reflectir questões que talvez sejam interessantes para o teu trabalho, caso te interesses. Particularmente, abordamos mais o teatro e a performance, pelo que são as áreas em que te posso falar de mais coisas.
1) Pensar na génese das artes de palco - o teatro na Grécia Antiga e o papel que tinha na pólis (ou seja, tens aqui uma relação de arte-política-sociedade).
2) Pensar numa certa evolução para o teatro contemporâneo - de vanguarda, de ruptura com o texto dramático, mais próximo da performance, a ideia como passa a ser encarado como uma "experiência" que ocorre no momento e que é criada com o espectador também, ao invés de uma separação entre actor-espectador e como isso reflecte também a política e a própria sociedade, uma vez que cada vez menos existe uma "esfera pública", pois a arte já não se limita tanto a uma sociedade burguesa. Particularmente, de teatro político contemporâneo podemos falar do teatro documental, que tem abordado muito a questão do pós-colonialismo, sendo também uma forma de nos inserirmos na história, de lutar contra o branqueamento histórico [e posso dar-te exemplos de companhias portuguesas que têm trabalho este assunto, ou até estrangeiras]
3) Eu realçaria nesta reflexão a relação que as artes performativas estão a tomar perante esta recente situação do COVID-19: actualmente, várias companhias têm disponibilizado peças, algumas estreias têm acontecido em streaming e é importante reflectir a forma como isto modifica as ideias de teatro que tínhamos até recentemente. Reflectir um pouco na reação das pessoas que, após este período, dificilmente quererão estar numa sala escura e próxima de muitas pessoas. Que mudanças um teatro digital pode trazer à sua concepção anterior? Isto, por um lado positivo, dá maior abertura para as companhias mais "marginais", uma vez que dependem menos de financiamento pois as plataformas digitais têm uma difusão mais fácil. Pensamentos deste género ahah mas que não me quero alongar muito mais porque não sei se algumas destas coisas te interessam. De qualquer das formas, acho que a tua reflexão deve incluir esta conjuntura actual porque é o presente que deveria pontuar o teu ensaio.
Boa sorte!