Ensino Artístico e Profissional - Exames a realizar

Katia.sofia

Membro Caloiro
Matrícula
24 Janeiro 2020
Olá, tenho uma duvida!.Terminei o secundário num curso profissional vai fazer 3 anos, não realizei os exames na altura por não ser uma coisa obrigatória, mas este ano eu gostaria de faze-los e candidatar-me à faculdade. Para o curso que quero preciso do exame de português obrigatório e um outro há escolha, que neste caso seria um qualquer de lingua estrangeira. Mas pelas informações que tenho obtido até agora, só há exame nacional de lingua estrangeira do 11 ano e isso deixou-me confusa. Alguém que me possa dar informação sobre o assunto, obrigada :)

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Olá, tenho uma duvida!.Terminei o secundário num curso profissional vai fazer 3 anos, não realizei os exames na altura por não ser uma coisa obrigatória, mas este ano eu gostaria de faze-los e candidatar-me à faculdade. Para o curso que quero preciso do exame de português obrigatório e um outro há escolha, que neste caso seria um qualquer de lingua estrangeira. Mas pelas informações que tenho obtido até agora, só há exame nacional de lingua estrangeira do 11 ano e isso deixou-me confusa. Alguém que me possa dar informação sobre o assunto, obrigada :)
As línguas estrangeiras são componentes que têm a duração de 2 anos (tirando opcionais de 12°), pelo que os exames podem ser feitos no 11° ano, mas não obrigatoriamente. Podes fazer o exame de Português e Língua Estrangeira à vontade :)

Sandruska

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Boa tarde,
para o acesso ao ensino superior , quem acaba o ensino profissional, tem de fazer 2 exames finais, para além da prova de acesso. Um dos exames tem de ser de português, e o outro pode ser matemática B ? A minha ideia era fazer Matemática B, que entra na média do secundário e deve ser mais fácil tirar uma boa nota, e posteriormente fazer Matemática A ( para o próximo ano). Obrigada

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde,
para o acesso ao ensino superior , quem acaba o ensino profissional, tem de fazer 2 exames finais, para além da prova de acesso. Um dos exames tem de ser de português, e o outro pode ser matemática B ? A minha ideia era fazer Matemática B, que entra na média do secundário e deve ser mais fácil tirar uma boa nota, e posteriormente fazer Matemática A ( para o próximo ano). Obrigada
Se a pergunta é se podes fazer matemática B, sim, podes.
O resto fica um pouco a teu critério, mas diria que é uma estratégia igualmente válida como outras.

Leonardo5

Membro Caloiro
Matrícula
6 Agosto 2019
Boas
No ano letivo passado frequentei e concluí o 12º ano em ensino profissional.
Para ter acesso ao ensino superior sou "obrigado" a realizar dois exames nacionais sendo que a licenciatura apenas necessite uma prova de ingresso.
Posso realizar o(s) exames(s) nacional numa escola diferente da qual realizei o ensino secundário?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas
No ano letivo passado frequentei e concluí o 12º ano em ensino profissional.
Para ter acesso ao ensino superior sou "obrigado" a realizar dois exames nacionais sendo que a licenciatura apenas necessite uma prova de ingresso.
Posso realizar o(s) exames(s) nacional numa escola diferente da qual realizei o ensino secundário?
Sim, sem nenhuma informação em contrário, precisas de realizar dois exames obrigatoriamente, o de português e outro qualquer.
Podes fazer noutra escola, precisas é de levar um comprovativo de habilitações do secundário e o teu boletim de vacinas.

• Like
Reactions: Leonardo5

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Sobre os exames necessários para efeitos de acesso para os alunos dos cursos profissionais e vocacionais:

"Os alunos dos cursos profissionais com percurso formativo próprio iniciado no quadro do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), aprovado pelo Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho, e desenvolvido no âmbito do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, que pretendam prosseguir estudos no ensino superior, apenas necessitam de realizar os exames finais nacionais nas disciplinas que elegerem como provas de ingresso, fixadas pelas instituições do ensino superior, não havendo lugar a realização de exames para cálculo da classificação final do curso para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior "

theproblemgirl

Membro Caloiro
Matrícula
14 Junho 2019
Boa tarde,
Eu e uma colega minha temos uma dúvida em relação a inscrição dos exames nacionais e o ingresso ao ensino Superior

No ano passado, quando inscrevi-me para os exames nacionais,inscrevi-me para duas disciplinas, sendo uma que é obrigatória, como é o caso de Português e outra a escolha, sendo que passei no exame de portugues e perdi no exame de escolha

Entretanto, a minha colega este ano está a inscrever-se para os exames nacionais, e segundo a informação que ela obteve pela Direção Geral do Ensino Superior,este ano as regras mudaram e só é preciso fazer o português como prova de Ingresso, e eu fiquei na dúvida pois a informação que eu tive no ano passado foi que eramos obrigados a fazer dois exames.

Quem souber a resposta digam-me, urgentemente!

Obrigado e protejam-se uns aos outros nesta quarentena!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá @theproblemgirl
Boa tarde,
Eu e uma colega minha temos uma dúvida em relação a inscrição dos exames nacionais e o ingresso ao ensino Superior

No ano passado, quando inscrevi-me para os exames nacionais,inscrevi-me para duas disciplinas, sendo uma que é obrigatória, como é o caso de Português e outra a escolha, sendo que passei no exame de portugues e perdi no exame de escolha

Entretanto, a minha colega este ano está a inscrever-se para os exames nacionais, e segundo a informação que ela obteve pela Direção Geral do Ensino Superior,este ano as regras mudaram e só é preciso fazer o português como prova de Ingresso, e eu fiquei na dúvida pois a informação que eu tive no ano passado foi que eramos obrigados a fazer dois exames.

Quem souber a resposta digam-me, urgentemente!

Obrigado e protejam-se uns aos outros nesta quarentena!
Há 2 cenários:
- Alunos integrados em Projetos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, que existem desde 2017, só fazem para efeitos de acesso os exames pedidos como prova de ingresso.
- Outros alunos do profissional que tenha feito o curso desde 2012/2013, continuam a aplica-se no concurso nacional de acesso as mesmas regras que referes com os 2 exames obrigatórios, sendo um deles o exame de português, como explicado aqui:

rafaelsilva8778

Membro Caloiro
Matrícula
22 Março 2020
Boas,
Em 2019 realizei apenas o exame de Português (classificação: 11) e não consegui entrar em Direito na Universidade do Porto porque obter a ficha ENES tinha que ter feito pelo menos 2 exames (foi a informação que recebi da secretaria da minha escola).
Este ano se fizer a prova 550 Inglês e Português (vou para melhoria), como provas de ingresso realizadas, conseguirei concorrer ou por inglês ser exame de 11º vou ter problemas de novo?

Nota: Terminei o 12º ano em ensino profissional.

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boas,
Em 2019 realizei apenas o exame de Português (classificação: 11) e não consegui entrar em Direito na Universidade do Porto porque obter a ficha ENES tinha que ter feito pelo menos 2 exames (foi a informação que recebi da secretaria da minha escola).
Este ano se fizer a prova 550 Inglês e Português (vou para melhoria), como provas de ingresso realizadas, conseguirei concorrer ou por inglês ser exame de 11º vou ter problemas de novo?

Nota: Terminei o 12º ano em ensino profissional.
Com os dois exames feitos, já te é emitida a ficha ENES.

Saragouveia1

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
Curso
Arqueologia
Instituição
Flul
Boa noite!
Acabei de ler que as respetivas CFCEPEs dos alunos do ensino especializado artístico passam ser as notas finais dos seus cursos.
Isto também se aplica aos alunos que já tenham concluído o secundário em anos anteriores?

Saragouveia1

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
Curso
Arqueologia
Instituição
Flul
Boa tarde!
Terminei o secundário no ensino especializado artístico e soube do novo concurso para alunos do profissional e do especializado artístico.
A minha pergunta é : quando é que iremos saber as provas específicas que devemos realizar? Não devíamos já saber para nos prepararmos ou só saberemos que tipo de provas iremos realizar no dia em que as formos fazer?
Estas provas específicas serão iguais para todos os alunos que se candidatarem por esta nova via ou as provas serão dadas de acordo com os cursos que cada um frequentou?

Edgar H

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
Boa tarde!
Terminei o secundário no ensino especializado artístico e soube do novo concurso para alunos do profissional e do especializado artístico.
A minha pergunta é : quando é que iremos saber as provas específicas que devemos realizar? Não devíamos já saber para nos prepararmos ou só saberemos que tipo de provas iremos realizar no dia em que as formos fazer?
Estas provas específicas serão iguais para todos os alunos que se candidatarem por esta nova via ou as provas serão dadas de acordo com os cursos que cada um frequentou?
Espera-se novas informações sobre que instituições abrem concurso. Também se está à espera dos editais específicos de cada instituição, onde estarão descritas as condições especiais do concurso.
A matéria das provas terá de ser dita com alguma antecedência. As provas serão iguais para todos os candidatos que fazem prova para a mesma instituição. Poderá haver provas que dão para te candidatares a várias instituições.
É aguardar.

Saragouveia1

Membro
Matrícula
13 Setembro 2019
Curso
Arqueologia
Instituição
Flul
Obrigada pela resposta. Pelo o que entendi estas provas serão realizadas nas próprias instituições. Pretendo candidatar-me a cursos fora da minha área de residência. Como faço para realizar as provas sendo que não vivo perto dessas instituições?

• Like
Reactions: Edgar H
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
GuilhermeReb Média Ensino Artístico Ensino Secundário 3
M Dúvidas de ingresso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
G Bases do ensino básico Ensino Secundário 1
C Média de Acesso ao ensino superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
G Bases do ensino básico Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Calculo de média para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
NNUG Questões sobre Média, Notas de Candidatura e Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 5
M Dúvidas na candidatura ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
R Dúvidas sobre o Ensino Recorrente Ensino Secundário 6
R Ensino recorrente matemática / Acesso ao ensino superior Ensino Secundário 3
C Ensino superior sem repetir o exame Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
A Bolsas de ensino Bolsas e Residências 2
M Nota educação física conta para média de acesso ao ensino superior? Ensino Secundário 6
D Média do secundário para acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Inscrição na 2º fase do ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
Edvanio Não estou a perceber as condições para entrada no ensino superior 2020-21 Concurso Nacional e Locais - Público 1
Elsa Ferreira Duvida sobre o acesso ao ensino superior COVID-19 Concurso Nacional e Locais - Público 1
J ensino recorrente em situaçao de pandemia Concurso Nacional e Locais - Público 1
N Disciplina por fazer, dúvidas em relação ao ensino recorrente. Ensino Secundário 3
H Cálculo da média de acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Notas e médias para Candidatura ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 15
M Amizades no ensino superior Ensino Superior 5
C Medias ensino secundário Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
R Ensino secundário: escolher mais que 2 bienais Ensino Secundário 1
Annie_ FLUL Entrevista para mestrado em ensino de línguas, o que esperar? - FLUP Universidade de Lisboa 0
R Ensino Secundário Ensino Secundário 1
R Ensino secundário Ensino Secundário 7
E O que fazer com exame nacional e sem secundário para entrar no ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
J Acesso ao ensino superior como aluno externo Concurso Nacional e Locais - Público 1
Matylde.x Indecisão - ensino superior Ensino Superior 0
S Ano zero & Ensino recorrente Ensino Superior 1
J ensino recorrente duvida acesso ao superior Concurso Nacional e Locais - Público 2
cersux Dúvida sobre o acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 10
Carlos_Costa Esperar 1 ano antes de entrar no ensino superior. Ensino Superior 2
J Dúvida urgente sobre ingresso no ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 7
B Módulo 8 de português - ensino profissional Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Ensino a distancia dizem mal;mas quando as formacoes ficam fisicamente inacessiveis para alguns candidatos,deviam ter essa opcao Ensino Superior 2
M Querendo concretizar sem me repetir:realisticamente-ensino superior contribui para empregabilidade e realizacao profissionalizante num curso apos lice Arquivo 0
P Conclusão 12° ensino recorrente Ensino Secundário 3
J Ensino secundário não concluido Ensino Secundário 1
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
Carla Sophya Ensino Recorrente Ensino Secundário 0
B Atribuição da senha de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
P Candidaturas ao Ensino Superior Concursos Institucionais – Privado 1
H Recálculo de média ensino recorrente Ensino Secundário 11
I curso profissional ou "ensino normal"?? Ensino Secundário 4
C Ensino Recorrente. O que é e quem pode frequentá-lo? Ensino Secundário 2
P Duvida sobre o ensino recorrente Ensino Secundário 2
J Entrar mais tarde no ensino superior Ensino Superior 11