Ensino Recorrente, e como acabar o secundário e ingressar na faculdade

Catarina Nabais

Membro Caloiro
Matrícula
21 Maio 2025
Alô,

Eu tô no 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias e chumbei a Matemática A no 11º, por influência de algumas storas decidi continuar e ver se com as explicações ia lá (o que não foi). Agora perdi completamente o interesse em Ciências e gostava de fazer o curso de Línguas e Humanidades. Eu TENHO de acabar o secundário e subir a minha média já que as disciplinas de PT, EF, FIL e ING ficam terminadas este ano (sem os exames, estou com média de 14 nas três e um 12 a PT). Gostava de fazer História na faculdade e pelo que pesquisei o ensino recorrente seria a minha melhor opção, mais rápida e dinâmica. Bem, as minhas questões são:
- Quantos anos perderia a fazer apenas História A e 2 bienais específicas do curso com o ensino recorrente? Isso é possível sequer? Posso fazer só as específicas do curso e ficar com as que já acabei ou tenho de fazer tudo de novo?
- Existem mais pessoas com a minha idade (18 anos) nesta situação, ou seria apenas eu numa aula com pessoas de 30/40 anos?

Eu sei que isto não é vergonha nenhuma e que pode acontecer a muita gente, mas já chorei tanto a pensar nisto. Eu sei que perder 1, 2, 3... anos para ir para a faculdade é tão digno o quanto qualquer outra pessoa, mas tenho me sentindo uma falhada por ter esperado até ao 12º para mudar.

Espero que me possam esclarecer um pouco, obrigada. <3

Solução
Olá.
- Quantos anos perderia a fazer apenas História A e 2 bienais específicas do curso com o ensino recorrente? Isso é possível sequer? Posso fazer só as específicas do curso e ficar com as que já acabei ou tenho de fazer tudo de novo?
Podes, sim, obter equivalências às disciplinas que já terminaste. Acredito que seja possível terminares essas disciplinas num só ano, mas também depende da modalidade que escolheres, sendo que o Ensino Recorrente tem várias. Com aulas, sem aulas (só testes), presencial, online, etc.
- Existem mais pessoas com a minha idade (18 anos) nesta situação, ou seria apenas eu numa aula com pessoas de 30/40 anos?
Há mais pessoas jovens que optam por concluir o secundário por este meio, sim. Se...
Olá.
Podes, sim, obter equivalências às disciplinas que já terminaste. Acredito que seja possível terminares essas disciplinas num só ano, mas também depende da modalidade que escolheres, sendo que o Ensino Recorrente tem várias. Com aulas, sem aulas (só testes), presencial, online, etc.
Há mais pessoas jovens que optam por concluir o secundário por este meio, sim. Se haveria alguma especificamente no teu agrupamento, isso naturalmente não te consigo dizer.
Eu sei que isto não é vergonha nenhuma e que pode acontecer a muita gente, mas já chorei tanto a pensar nisto. Eu sei que perder 1, 2, 3... anos para ir para a faculdade é tão digno o quanto qualquer outra pessoa, mas tenho me sentindo uma falhada por ter esperado até ao 12º para mudar.
Cada um tem o seu caminho a percorrer e enfrenta desafios diferentes. Alguns demoram mais um ano, outros menos um ano, o que importa é que chegues onde queres chegar.

Boa sorte! Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis
Solução