Olá outra vez. O curso tem 3 UFCD (Unidades de Formação de Curta Duração) e dentro das mesmas tens temas a abordar, eu pelo menos foram 4 em cada unidade. Dependendo do tempo de duração do curso, fazes mais ou menos UFCD's.
As UFCD são: Cidadania e Profissionalidade / Sociedade, Tecnologia e Ciência
/ Cultura, Língua, Comunicação. Elas estão divididas em números, por exemplo, UFCD 1 de Cidadania e Profissionalidade aborda uma coisa e a UFCD 2 aborda outra. Acho que consegues encontrar isso na internet e se não conseguires, eu arranjo-te. Basicamente para completares uma UFCD deves cumprir as horas (50h cada) e apresentares os 4 trabalhos, que não só envolvem pesquisa, mas também algum conhecimento sobre o assunto ahah
Eu estou a falar pela minha experiência e por tudo o que me explicaram, que eu estive na mesma situação que tu e quis saber tudo para tomar a melhor decisão. Continuando, no teu caso como frequentaste o 12º ano irás para o percurso C como eu fui. Tens 300h de UFCD's (2 de cada) e tens 15h para o portefólio reflexivo (PRA), como se fosse o dossiê de todo o teu percurso no curso, o que dá um total de 315h. PRA deverás ter uma vez por semana, logo deduzes que terás 15 semanas de aulas com férias de Natal e tudo isso.
Relativamente ao voltares a ter a média do secundário, a mim o que me explicaram foi que se entras no curso, é para acabares o 12º ano e isso "anula" o teu percurso até ai. Neste ponto, eu não pensei sequer voltar atrás, por isso nem fiz uma pergunta com essa finalidade.
A média do curso é bastante simples. A nota do teu exame é a tua nota de candidatura, ou seja, se tiveres 15 no exame que precisas, essa será a tua média. Se forem 2 exames, é a média dos 2. Isso está na deliberação nº 1650/2008 (
http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/7F1414A3-DB9D-4408-9863-EE4195CA8D14/2092/Delib1650_2008.pdf )
Ao candidatares terás de fazer as provas que precisares, mas realço que se tiveres provas ainda válidas, essas podem ser usadas. Podes tentar é fazer melhoria. Se me faltou alguma coisa ou não percebeste algo pergunta. Caso precises de algo mais detalhado, estou disponível para ajudar, se souber.
Tens aqui também este ficheiro que encontrei mesmo agora e que te diz, basicamente o que te expliquei. Último quadro...
Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, IP
Desctaco também que se cumprires tudo, terás ainda um bom tempo para estudares para os exames. Eu tinha aulas de noite e durante o dia faz-se tudo e mais alguma coisa. Boa sorte Ziri ;D