Ensino Recorrente - Exames a realizar

pedro dias

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2015
Bom dia
Eu nao consegui o ano passado acabar o 12º de dia ,fiz os exames e tive 12 a português.
Este ano acabei o 12ç em Janeiro pelo ensino Recorrente e como estou no ano zero na faculdade e queria candidatar me para o ano como licenciatura normal e a nota de ingresso que preciso é a de português e como já tenho feito , era só pedir a ficha ENES .
Mas fui a secretaria da escola mas disseram-me que provavelmente teria de fazer exames novamente porque esses exames nao contariam .:..

alguem me pode ajudar???????

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @pedro dias
Mas fui a secretaria da escola mas disseram-me que provavelmente teria de fazer exames novamente porque esses exames nao contariam .:..
Os teus exames continuam válidos para efeitos de provas de ingresso. No entanto, como és aluno do recorrente, a tua media para efeitos de acesso ao ensino superior é calculada desta forma:
http://uniarea.com/forum/index.php?threads/média-ensino-recorrente.265/#post-1630
Tens os restantes exames realizados?

pedro dias

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2015
Olá @pedro dias

Os teus exames continuam válidos para efeitos de provas de ingresso. No entanto, como és aluno do recorrente, a tua media para efeitos de acesso ao ensino superior é calculada desta forma:
http://uniarea.com/forum/index.php?threads/média-ensino-recorrente.265/#post-1630
Tens os restantes exames realizados?
Sim , fiz todos exames inclusive o de Ingles que não era necessario e fiz , e é precisamente este exame que me salve de ter uma media de 4 exames superior a 9,5
O exame de inglês tambem conta certo?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

pedro dias

Membro Caloiro
Matrícula
3 Junho 2015
Conta, sim. Nesse caso não estou a ver que exames a tua secretaria queres que realizes..
Boa tarde , a situação foi resolvida, estavam a fazer confusão com outras coisas que não eram relativas ao meu caso :)
Muito obrigado pela ajuda que me deram aqui e continuem com este trabalho, é muito útil , vou recomendar esta pagina ao meus amigos !!
um abraço

• Like
Reactions: davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Obrigado @pedro dias , fazes bem em recomendar. :P

Ruben Rebelo

Membro Caloiro
Matrícula
26 Junho 2015
Boas Uniarea,

No ano lectivo que findou frequentei o 12º ano, mas não consegui terminar a disciplina de Matemática A, e gostaria de entrar na faculdade ainda esse ano... e através do vosso fórum, de algumas pessoas e de pesquisa próprio, consegui descobrir que é possível eu na minha situação fechar a disciplina de matemática sem ir a exame nacional (através do ENSINO RECORRENTE), mas não consigo compreender nada do que me tem explicado relativamente a como ingressar na faculdade, as secretarias das universidades pra quais ligo, mal sabem me responder, só me sabem atirar datas... e com o tempo a ficar mais apertado pra mim, começo a entrar em desespero total...
Eu queria por favor que me ajudassem a saber quais são os caminhos que posso tomar para entrar na faculdade enquanto faço a matemática pelo ensino recorrente.

PS:
~ Tenho 18 anos e faço 19 em Novembro deste ano;
~ Estou interessado em me licenciar em Gestão Aeronáutica, ou Gestão de Recursos Humanos;
~ Tive 12 no Exame de Português.

Obrigado desde já...

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Rodrigo

Membro Veterano
Matrícula
6 Junho 2015
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEL
Neste ano lectivo de 2015-2016 vou candidatar-me ao ensino superior. Estava em ciências no ensino diurno, mas acabei por mudar para humanidades para o ensino recorrente. Preciso dos exames de geografia, história, macs e português. Destes quarto exames, tenho feito o de português com nota positiva que fiz no ano lectivo de 2013-2014. Este ano ainda o posso usar certo? Penso que os exames têm três anos de validade, inclusive o próprio ano em que foi realizado.

Tenho outra questão. Esse exame de português, apesar de ter nota positiva, é muito baixo. O ano passado queria fazer o exame de português para tentar melhorar a nota final da disciplina pelo exame (acabei português com 12). Porém, quando me ia para inscrever, disseram-me que como eu tinha mudado para o ensino recorrente, a nota que eu tirasse no exame seria aquela que eu passaria a ter como nota final de português.
Eu achei estranho porque normalmente ficamos sempre com a melhor nota no caso de termos nota mais baixa ano exame...Depois fui a outra escola, e lá disseram-me para eu não me preocupar que pelo menos o 12 estava garantido, e que se eu tivesse melhor nota ficava com a melhor, e no caso de ter pior que 12, tinha o tal 12 com que tinha acabado a disciplina como nota final garantido...Conclusão, acabei por jogar pelo seguro e não fiz exame, porque uns diziam-me uma coisa e outros diziam-me outra. No entato, precisava mesmo de aumentar o 12. Acham que o facto de eu ter mudado para o recorrente faz com que possa perder o 12?

MTeixeira

Membro Caloiro
Matrícula
30 Novembro 2016
Boa tarde,

eu em Janeiro se tudo correr bem, vou acabar o curso de Humanidades pelo modo recorrente. A minha pergunta é para prosseguimento de estudos para o ensino superior que exames nacionais terei de fazer? Eu fiz pesquisa e encontrei isto:
"Realizar estes 4 exames como autoproposto:
  1. Exame Nacional de Português;
  2. Exame da disciplina trienal da componente de formação específica do respetivo do ensino recorrente;
  3. Exames de duas disciplinas bienais da componente de formação específica, escolhidas de entre as que compõem os planos de estudos dos vários cursos científico-humanísticos."
Ou seja, por exemplo, poderia fazer Português 12.º ano, História A 12.º ano, Geografia A e Economia A? Embora Economia A não esteja no programa de Humanidades? Ao princípio eu pensei fazer Geografia A e Inglês, porque tenho bastante à vontade com essa disciplina, mas aparentemente Inglês não é de componente específica... e logo não vale a pena :(
Relativamente a Economia A, também é a prova de ingresso para o curso que tenho interesse, por isso juntava o útil ao agradável.

Obrigado em avanço.

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @MTeixeira
Ou seja, por exemplo, poderia fazer Português 12.º ano, História A 12.º ano, Geografia A e Economia A? Embora Economia A não esteja no programa de Humanidades? Ao princípio eu pensei fazer Geografia A e Inglês, porque tenho bastante à vontade com essa disciplina, mas aparentemente Inglês não é de componente específica... e logo não vale a pena :(
A disciplina de inglês é uma das disciplinas bienais da componente de formação específica do curso de Línguas e Humanidades, pelo que poderias realizar esse exame.

• Like
Reactions: MTeixeira

MTeixeira

Membro Caloiro
Matrícula
30 Novembro 2016
Primeiro obrigada pela resposta rápida. E quanto aos exames eu acho que Inglês não posso, porque tive essa disciplina como formação geral e em línguas II, III para formação específica tive francês. Mas de qualquer forma, eu posso fazer o Exame de Economia A e contar para a nota final de secundário, embora ser uma disciplina do curso socioeconomico (e eu estar em humanidades)?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Mas de qualquer forma, eu posso fazer o Exame de Economia A e contar para a nota final de secundário, embora ser uma disciplina do curso socioeconomico (e eu estar em humanidades)?
Realmente ao contrário do que toca ao exame da disciplina trienal, nos exames das disciplinas bienais não refere especificamente que tem de ser do curso em causa, pelo que sim, podes.

• Like
Reactions: Dannyfc94

anamargarida123

Membro Caloiro
Matrícula
13 Junho 2016
Bom dia, eu frequento o ensino superior como aluna externa devido a não ter concluido o secundario por nao ter conseguido passar a matemática. Estou agr a fazer matematica num externato para acabar os tres anos num, e a minha duvida é se tenho obrigatoriamente de ir a exame ou se basta concluir matematica com nota positiva, visto que não é a minha prova de ingresso. Obrigada

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @anamargarida123
Estou agr a fazer matematica num externato para acabar os tres anos num, e a minha duvida é se tenho obrigatoriamente de ir a exame ou se basta concluir matematica com nota positiva, visto que não é a minha prova de ingresso.
Não és obrigada a realizar o exame nacional para concluir a disciplina. No entanto, caso queiras concorrer ao ensino superior tens de ter o exame realizado, entrando a sua nota na CFCEPE:
Média - Ensino Recorrente

Bruno1612

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
Boa tarde, eu este ano vou fazer o exame de economia a contar para prova de ingresso e para o ano vou mudar para o ensino recorrente e para outro curso para poder terminar o 12° com melhor media.
A minha duvida é se eu vou ter de fazer os 4 exames desse curso para calcular a media do ensino secundário ou posso usar o exame de economia e fazer apenas 3 ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Bruno1612
A minha duvida é se eu vou ter de fazer os 4 exames desse curso para calcular a media do ensino secundário ou posso usar o exame de economia e fazer apenas 3 ?
O exame de economia pode contar para um desses 4 exames da CFCEPE.

vvandart

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2018
Provavelmente irei entrar no ensino recorrente para terminar o 12ºano , vou fazer Francês , se eu tiver boa nota no exame, e nao fizer a apresentaçao oral passo ou nao ?