Ensino Recorrente

Margarida Garcia

Membro Caloiro
Matrícula
12 Dezembro 2020
Boa tarde, sou a Margarida e estou na escola secundaria Jaime Moniz na Madeira, as minhas notas não estão la muito boas e não vou ter média para entrar na universidade.
Já ouvi falar muitas vezes deste curso, e que a media que tiver no final deste curso poderá substituir a media dos 3 anos de secundário, gostaria de ter mais informações sobre este tema.Muito Obrigada

Boa tarde, sou a Margarida e estou na escola secundaria Jaime Moniz na Madeira, as minhas notas não estão la muito boas e não vou ter média para entrar na universidade.
Já ouvi falar muitas vezes deste curso, e que a media que tiver no final deste curso poderá substituir a media dos 3 anos de secundário, gostaria de ter mais informações sobre este tema.Muito Obrigada
Olá.
Não tenho conhecimento do que te referes. Os CEF são cursos para alunos que querem completar o ensino básico.
Estarás a falar do ensino recorrente? Ou dos cursos EFA?
Para os alunos com o secundário concluído, normalmente, aconselha-se a irem tirar outro curso no ensino recorrente, sendo que a nota final passa a ser a média dos 4 exames obrigatórios: Português, da trienal e de quaisquer duas bienais específicas(ou uma e Filosofia) dos cursos científico-humanísticos.

Desculpe enganei me.
Sim era a isso que me referia...
Como me inscrevo ou sei mais informações??
Obrigada pela sua resposta rápida
Sem stresse.
No ensino recorrente, tens de fazer um curso diferente do frequentado, tendo equivalência às disciplinas comuns. Com algum esforço, consegues fazer em 1/2 anos. A média dos 4 exames é a tua classificação secundário e podes usar exames já feitos.
A inscrição, e informações mais detalhadas, é numa escola com essa oferta. Terás de procurar online e tens (aqui) a rede escolar com essa oferta (não sei se está atualizada).

• Like
Reactions: applezinha
Sem stresse.
No ensino recorrente, tens de fazer um curso diferente do frequentado, tendo equivalência às disciplinas comuns. Com algum esforço, consegues fazer em 1/2 anos. A média dos 4 exames é a tua classificação secundário e podes usar exames já feitos.
A inscrição, e informações mais detalhadas, é numa escola com essa oferta. Terás de procurar online e tens (aqui) a rede escolar com essa oferta (não sei se está atualizada).
Muito obrigada agradeço imenso

• Like
Reactions: Edgar H
Sem stresse.

Boa trade,
Esta resposta em parte responde a algumas questões, porém outras mantém-se.
Eu já conclui o curso de artes visuais em 2009/2010 tenho ingressado no ensino superior nesse ano. Mas entretanto o meu trajecto foi se alterando com transferência de curso e vim dar à área de saúde. Porém gostava de ir a concurso para o curso de medicina mas para isso precisava de aumentar a minha média de secundário, por razões óbvias, e sendo que este ano está a ser uma confusão devido à pandemia, a possibilidade de aumentar a média de secundário atraves dos exames começa a estar fora de questão pois o governo está a alterar muita a legislação e mesmo tendo sido possivel até agora pode a partir de 2021 tudo se alterar e o que me permitia melhorar a classificação de secundário para efeitos exclusivos se acesso ao ensino superior pode deixar de existir. Posto isto pretendo ir por outro caminho, e que nem para isso seja preciso refazer o 12º ano.
Gostei de saber que com o esforço pode ser realizado em 1/2 anos.
Mas a questão é tendo eu já realizado e concluido o meu ensino secundário em 2009/2010 posso me inscrever no ensino recorrente?
Como funciona propriamente o ensino recorrente? Em termos de frequência, é presencial ou não (considerando que estamos num ano atípico)?Como pode ser possivel concluir em 1/2?

Toda a informação relativamente ao ensino recorrente será de extrema utilidade.

Grata pela disponibilidade.

Olá @applezinha
Mas a questão é tendo eu já realizado e concluido o meu ensino secundário em 2009/2010 posso me inscrever no ensino recorrente?
Sim, mas terias de fazer outro curso diferente do que tens feito.
Como funciona propriamente o ensino recorrente? Em termos de frequência, é presencial ou não (considerando que estamos num ano atípico)?Como pode ser possivel concluir em 1/2?
Tens as 2 modalidades, presencial, com aulas tipicamente em pós-laboral, e não presencial, onde só vais à escola fazer os exames dos módulos. Não sei como está a funcionar com a pandemia, mas diria que dependerá das escolas e do surtos que possam existir nas mesmas. É possível concluir em pouco mais de 1 ano porque podes ir fazendo os exames dos módulos com pouco espaçamento, não há necessidade de respeitar um ano lectivo "habitual".

Olá @applezinha

Sim, mas terias de fazer outro curso diferente do que tens feito.

Tens as 2 modalidades, presencial, com aulas tipicamente em pós-laboral, e não presencial, onde só vais à escola fazer os exames dos módulos. Não sei como está a funcionar com a pandemia, mas diria que dependerá das escolas e do surtos que possam existir nas mesmas. É possível concluir em pouco mais de 1 ano porque podes ir fazendo os exames dos módulos com pouco espaçamento, não há necessidade de respeitar um ano lectivo "habitual".

Muito obrigada 🙏🏻

• Like
Reactions: davis
Boas, eu no ano passado nao passei nos exames de FQ e matematica e fiquei com essas duas por fazer.
Este ano matriculei me no ensino recorrente mas colocaram me no 11 ano presencial e no 10 a assistir.
A minha pergunta é a seguinte, sendo matematica trianual e so conseguir concluir pro ano que vem, posso este ano letivo concorrer ao exame nacional de matematica sem perder a nota do 11 do recorrente?
Obrigado.

Olá @Ricardo Leite23
A minha pergunta é a seguinte, sendo matematica trianual e so conseguir concluir pro ano que vem, posso este ano letivo concorrer ao exame nacional de matematica sem perder a nota do 11 do recorrente?
Diria que sim, basta que te proponhas ao exame como externo.

Boa noite!
Estou a concluir a disciplina de Matemática A no ensino recorrente, já fiz 4 exames e só vou utilizar 1 como prova de ingresso, mas como a média neste caso é calculada com base nos 4 exames queria saber se a prova de ingresso tem algum peso acrescido na entrada para a universidade. A minha média seria 0,70 x (notas do secundário incluindo matemática) + 0,30 x (nota dos 4 exames) para efeitos de conclusão apenas ou para ingressar na universidade é também esta a fórmula?

Olá @Axela
Boa noite!
Estou a concluir a disciplina de Matemática A no ensino recorrente, já fiz 4 exames e só vou utilizar 1 como prova de ingresso, mas como a média neste caso é calculada com base nos 4 exames queria saber se a prova de ingresso tem algum peso acrescido na entrada para a universidade. A minha média seria 0,70 x (notas do secundário incluindo matemática) + 0,30 x (nota dos 4 exames) para efeitos de conclusão apenas ou para ingressar na universidade é também esta a fórmula?
Para efeitos de conclusão do secundário no recorrente a tua nota é apenas a média das notas internas. A fórmula que aí tens, com os 30% a conta a nota dos 4 exames, é a tua média do secundário para efeitos de acesso ao ensino superior. É depois com essa média e com a nota dos exames pedidos como prova de ingresso que calculas a nota de candidatura.

Boa tarde,

Terminei o secundário há 15 anos. Pretendo candidatar-me a medicina no próximo ano ou daqui a dois anos e irei fazer as provas de ingresso como externa mas gostaria de saber como posso subir a minha média de secundário que é apenas 16,3. Desde já muito obrigada a quem me puder ajudar.

Terminei o secundário há 15 anos. Pretendo candidatar-me a medicina no próximo ano ou daqui a dois anos e irei fazer as provas de ingresso como externa mas gostaria de saber como posso subir a minha média de secundário que é apenas 16,3. Desde já muito obrigada a quem me puder ajudar.
Olá @carina machava
Não podes melhorar essa média do secundário. A alternativa passaria por fazeres outro curso do secundário, nomeadamente no ensino recorrente, e usar isso para anular a média anterior.
Ao fazeres um novo curso do secundário no recorrente, as notas do recorrente não seriam consideradas para efeitos de acesso. A tua média do secundário para efeitos de acesso seria composta apenas pela nota dos 4 exames nacionais obrigatórios para acesso destes alunos: português, a trienal, e 2 exames bienais.

• Like
Reactions: Porungda
Olá @carina machava
Não podes melhorar essa média do secundário. A alternativa passaria por fazeres outro curso do secundário, nomeadamente no ensino recorrente, e usar isso para anular a média anterior.
Ao fazeres um novo curso do secundário no recorrente, as notas do recorrente não seriam consideradas para efeitos de acesso. A tua média do secundário para efeitos de acesso seria composta apenas pela nota dos 4 exames nacionais obrigatórios para acesso destes alunos: português, a trienal, e 2 exames bienais.
Muito obrigada!

• Like
Reactions: davis
Olá @carina machava
Estou na mesma situação, mas entretanto já li que este ano a média interna pode contar para o acesso. Estou um pouco confusa, pois já estava a contar apenas candidatar-me ao ensino superior com as notas dos exames nacionais…

Olá @carina machava
Nao percebo uma coisa destas thread, se um aluno estiver para chumbar o 11 ano e por causa da idade tiver que seguir ensino recorrente, como é que funciona? Ele so faz um ano no 12 e esses tais exames ou o ensino recorrente é um ano o 10, outro o 11 e por final o 12? Ou é tudo num ano?

como é que funciona?
Olá.
Faz as disciplina que lhe faltam por módulos. Cada ano de cada disciplina corresponde a 3 módulos.
Ou é tudo num ano?
Podes tentar juntar módulos e tentar completar em um ano/um ano e pouco.
---
Só para atualizar: Com as regras que tem sido aplicadas nos últimos anos, a média do recorrente conta, mesmo que seja o segundo curso, já que os exames deixaram de contar para a média.

Olá.
Faz as disciplina que lhe faltam por módulos. Cada ano de cada disciplina corresponde a 3 módulos.

Podes tentar juntar módulos e tentar completar em um ano/um ano e pouco.
---
Só para atualizar: Com as regras que tem sido aplicadas nos últimos anos, a média do recorrente conta, mesmo que seja o segundo curso, já que os exames deixaram de contar para a média.
Entao uma pessoa que chumbou o 11 ano (3 disciplinas com negativa) pode passar para o 12 ano em ensino recorrente e complete tudo num ano?

Entao uma pessoa que chumbou o 11 ano (3 disciplinas com negativa) pode passar para o 12 ano em ensino recorrente e complete tudo num ano?
Pelo que entendo, teria na mesma de fazer os módulos de 11º correspondentes às 3 disciplinas a que teve negativa. Fora isso, penso que poderia "passar para o 12º ano", ou seja, fazer também os módulos de 12º.

• Like
Reactions: Edgar H